GF Soluções

Simplificando a Tecnologia e a Internet

10 dicas para ganhar dinheiro online com um blog

Autor: Gustavo Freitas 28 de setembro de 2010 0 Comentário

Nesse artigo vou apresentar 10 maneiras de ganhar dinheiro online com um blog.

Isso não quer dizer que só existem essas 10 maneiras, ou que elas dão certo com todo tipo de blog. Existem milhares de programas de afiliados e outras possibilidades para ganhar dinheiro online com um blog, o que espero lhe passar nesse artigo é um caminho a seguir, se deseja tornar seu blog um empreendimento rentável.

Programa de afiliados

Segundo a Wikipédia

Programa de afiliados é um tipo de marketing feito por sites que cadastram webmasters ou pessoas para divulgarem, em seu sites ou na internet, banners ou links deste site. Os webmasters se cadastram nos programas de afiliados oferecidos por estes sites e passam a divulgar um link especial, banner, vitrine ou qualquer tipo de propaganda, originado do seu cadastro, normalmente com um código pessoal embutido. É um tipo de marketing de resultados onde o webmaster ou a pessoa afiliada ao site só recebe dinheiro ou prêmios por cliques, impressões ou vendas originadas do seu código.

Se fizer uma busca rápida por programa de afiliados no Google irá retornar mais de 1 milhão de resultados. Então como decidir qual programa de afiliados utilizar em seu blog? Uma sugestão, antes de se afiliar há algum programa de afiliados, pesquise por esse programa no Google, descubra quem utiliza, faça perguntas como a regularidade de pagamentos e suporte.

Existem muitas histórias de sucesso envolvendo blogueiros e programas de afiliados, principalmente o Google Adsense. Clique aqui e leia um artigo com algumas histórias e um ranking com 8 blogueiros que tem ganhado muito dinheiro online.

programa afiliados, ganhe dinheiro

1. Google Adsense – É o programa de afiliados mais conhecido, principalmente no Brasil. A Google conseguiu elaborar um programa de afiliados que se uniu perfeitamente a dinâmica dos blogs. Eu ganho, em média, mais de mil dólares com o Google Adsense em meus blogs, mas claro que existem pessoas que ganham muito mais que isso aqui no Brasil.

Se pretende utilizar o Google Adsense, sugiro que antes leia a série de artigos que estou escrevendo sobre como ganhar dinheiro com o Google Adsense. São artigos com dicas simples, quase nenhuma novidade, mas pode lhe ajudar a evitar alguns erros que cometi no início, há mais de 2 anos.

2. Hotwords - Programa de afiliados nacional que tem o princípio parecido com o Google Adsense. Ele gera anúncios em palavras do texto de seus artigos. É um sistema interessante, pois dá pouco trabalho para implementar e não precisa de interação nenhuma para rentabilizar o seu blog.
O suporte do programa é muito eficiente e rápido e os pagamentos são sempre efetuados dentro do prazo estabelecido. Não tenho qualquer reclamação desse programa de afiliados e recomendo sua utilização.

3. Cursos 24 Horas - Excelente programa de afiliados que paga por comissão. A cada curso vendido através de seu blog você recebe uma comissão de 25%. Os cursos são de alta qualidade e baratos, entre R$20,00 e R$60,00. Tenho obtido muito retorno com esse programa de afiliados e o recomendo.

Venda de espaço publicitário

Outra maneira muito interessante de ganhar dinheiro com um blog é através de espaço publicitário. Você disponibiliza espaços em sua sidebar, cabeçalho e outras áreas do blog, especifica tamanhos e preços para cada banner e localização e divulga a oferta desse serviço.

Será necessário que você crie uma página para divulgar as estatísticas de seu blog. Veja aqui a minha página de estatísticas e valores para os anúncios, se quiser pode se basear nela para começar a desenvolver a sua. Vou dar alguns exemplos de venda de espaço publicitário para ficar melhor entendido.

4. Banners – Você pode separar alguns espaços em seu template, no tamanho que for conveniente, mas sem que polua muito o seu blog. Alguns tamanhos (todos em pixels) são: 125×125, 200×200, 250×250, 468×60, entre outros. Repare em minha sidebar, lá tenho um espaço reservado para banners 125×125.

5. Artigos patrocinados – Existe muita discussão na blogosfera sob a utilização de artigos patrocinados em blogs. Mas o que é um artigo patrocinado? De maneira simples, é quando alguém lhe paga para que você escreva um artigo em seu blog sobre determinado produto/serviço/empresa.

Muitos julgam essa postura errada, outros que se houver credibilidade, não há problema. Sugiro que antes de decidir usar ou não artigos patrocinados em seu blog, leia alguns artigos a respeito.

Conclusão

Não era de meu interesse estender tanto o artigo, então vou parar por aqui e terminarei o artigo com as 5 dicas restantes em outro dia. Enquanto isso procure mais informações sobre as dicas que foram divulgadas que em breve retorno com outras 5 dicas, onde irei abordar a questão de venda direta de produtos e serviços.

Atualização em 29 de setembro de 2010

O Anselmo, do Aleatorium, nos indicou o vídeo abaixo, é uma reportagem que passou no Mais Você de segunda, sobre blogueiros que ganham dinheiro com seus blogs, é apenas 20 minutos.

Problogger, Consultor para desenvolvimento e monetização de sites e blogs e Professor universitário. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net. Que tal aprender a criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet?.

Sem comentários

  1. Vivian Assis disse:

    Excelentes dicas Gustavo, realmente programa de afiliados é uma ótima opção para ganhar dinheiro na internet e eu tendo ótimo retorno divulgando produtos na internet.
    Abraços

  2. Gustavo sã poucos artigos que leio sem me desinteressar rapidamente e o seu é magnífico. Fiquei com algumas dúvidas: Eu tenho um blog e coloco o AdSense nele. Sendo assim cada clique eu ganharia com isso ? NA VERDADE FOI EXAMENTE isso que não entendi nada. Como saber que ganharei dinheiro ?

  3. Marcello disse:

    Gustavo!! É necessário ter uma conta que aceite transferências internacionais para receber os pagamentos?
    Ou existe uma outra forma

    Att,

    Marcello

    • Marcello,
      no caso do Google Adsense você recebe em sua conta mesmo, mas precisa autorizar seu banco a fazer a transferência internacional. No momento em que tiver um valor que dê para receber você é orientado como proceder.
      abraço.

  4. Gostei do vídeo Gustavo, realmente ganhar dinheiro com blog é perfeitamente possível. Estou começando um blog de concursos agora, espero depois de alguns meses usar o AdSense nele.
    Faça Concurso postado recentemente…Prefeitura de Santarém – PA abre 191 vagas de empregoMy Profile

  5. Gustavo, Parabéns pelo Post. Bem interessante e o vídeo e muito legal.
    Agora quanto ao Adsense você não acha exagerado esse sistema super ultra mega hiper rigoroso deles?
    Ah usando o que aprendi aqui fiz um post com links úteis e te linkei.
    um abraço.
    Cristiano Santos postado recentemente…Prefeitura de Santarém – PA abre 191 vagas de empregoMy Profile

    • Cristiano,
      eu penso dessa maneira, com esse sistema rigoroso, já conheci pessoas que conseguiram ganhar muito dinheiro com o adsense por alguns meses antes de serem descobertos, imagina se não tivesse tanto rigor…rs.
      abraço e obrigado pela pergunta, bem pertinente.

  6. Anselmo disse:

    “250 leitores”
    Isso se refere aos VIEWS do post?
    Achei interessante.
    Anselmo postado recentemente…» Vídeos- Golfinhos se Chocam no Mar-My Profile

  7. Anselmo disse:

    Adsense AINDA É a opção mais rentável e sossegada.
    Você só pensa no conteúdo.
    Ficar pensando em propaganda é chato demais.
    Bom dia o/

  8. Recebi ontem uma mensagem do Google Adsense terminando nosso contrato sem muita explicação. Fique super decepcionada e lembrei que havia clicado num anúncio, sem querer. Será que pode ter sido esse o motivo? Dá para fazermos uso do hotwords e netaffiliation?

    • Magali,
      pode ter sido isso mesmo, o clique no anúncio, eles são bem rigorosos com esse tipo de coisa.
      o hotwords e a Netaffiliation podem lhe dar retorno, mas nada comparado ao Google Adsense, pelo menos na minha opinião.
      você pode fazer outro cadastro, utilizando um CPF de uma pessoa próxima, de confiança, mas a escolha é sua,
      abraço e sucesso!

    • Anselmo disse:

      Se foi apenas 1 clique não deve ser isso o motivo da exclusão.
      Eles têm vários tipos de penalidades antes de banir o site ou usuário.

  9. Liliane disse:

    Querido Gustavo.
    Confesso que sei pouca coisa sobre ganhar dinheiro com blogs.
    Estou muito no começo, então, prefiro conhecer e melhorar meu conteúdo.
    Muito proveitoso seu artigo, como sempre, né.
    Grande abraço pra você, e beijinho na criançada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge

Procurar


Artigos por e-mail

Não sabe o que são feeds, confira clicando aqui

Digite seu e-mail:

by FeedBurner


Parceiros


ganhar dinheiro