4 dicas para aumentar o número de visitantes de seu blog

Nesse artigo vou descrever 4 procedimentos simples que estou fazendo para aumentar o número de visitantes no GF Soluções.

Vou logo adiantando que nenhum deles tem a ver com a otimização para os mecanismos de busca (SEO) diretamente, embora eles possam vir a ter esse efeito indiretamente.

Através das estatísticas do Google Analytics tenho controlado mensalmente de onde vem o tráfego do GF Soluções. Desde que comecei a fazer esse monitoramento percebi como é importante ser linkado por outros blogs/sites e criei a área na sidebar dos Top 10 parceiros do mês, que não é um tipo de parceria como muitos conhecem, mas uma retribuição aqueles que por algum motivo tem citado os artigos do GF Soluções em seus blogs.

Se quer fazer parte dessa relação leia o artigo Os 10 blogs que mais enviam visitantes para o GF Soluções, se quer fazer uma parceria de valor leia o artigo Como conseguir uma parceria de valor para meu blog.

Através ainda das estatísticas do Google Analytics percebi que alguns procedimentos que utilizo aqui no GF Soluções estão funcionando muito bem, e resolvi dividir essa experiência com você. Espero que possa colocá-las em prática em seu blog também (se ainda não as utiliza) e que o sucesso seja o mesmo ou maior.

4 dicas para aumentar o número de visitas em seu blog

1. Guest Post – Já falei aqui sobre Guest Post. A minha maior experiência tem sido com o Quero Criar um Blog, meu blog na plataforma Blogger / Blogspot, onde escrevo para aqueles que querem criar um blog ou aperfeiçoar o que já possuem. São dicas simples que tem atraído a atenção de muitos blogueiros, que acabam clicando em links de outros artigos que os trazem até o GF Soluções. Tenho recebido em torno de 1.500 visitas por mês provenientes do QCB. Consigo também o efeito contrário, enviar visitantes do GF para o QCB. Aconselho que se ainda não escreve Guest Posts, comece agora mesmo.

2. Redes Sociais – As redes sociais, se bem utilizadas, podem ser uma fonte de visitantes para seu blog. Mas você precisa tomar cuidado, você deve trabalhar nas redes sociais para que seu blog e você sejam conhecidos e outras pessoas possam conhecer seu trabalho, por isso deve planejar com cautela como irá utilizar as várias redes sociais existentes para divulgação de seu blog. Tenho conseguido muitas visitas através do Formspring, Twitter, Facebook, Rec6, dihitt, entre outros.

3. Links de outros blogs / sites – Tenho recebido muitos links de outros blogs / sites e até de alguns fóruns e o retorno em número de visitantes tem sido satisfatório. Escrevi um artigo analisando a tendência que blogueiros tem em não linkar outros blogs com assuntos que possam enriquecer o assunto que estão tratando, e criei movimento “Blogs Unidos” junto com o Rodrigo Marassi, do blog Design Tecnológico. Depois que escrevi o artigo e criei o movimento meus links aumentaram.

Escreva artigos linkando outros blogs, isso irá enriquecer o conteúdo do seu blog, agradar seu visitante e ainda lhe trazer novos amigos na blogosfera. Experimente escrever um artigo em seu blog alertando para essa prática, que não é simplesmente troca de links entre blogueiros sem nenhum objetivo, mas sim um movimento que visa aumentar o conhecimento de nossos visitantes e fortalecer os blogs que escrevem artigos que merecem ser linkados.

4. Edite seus artigos mais antigos – Dê atenção a seus artigos antigos, veja se algo foi atualizado sobre aquele assunto e analise se ele ainda está atual, se ainda é útil e procurado por visitantes. Se necessário reescreva algumas partes do artigo para que ele possa voltar a ser útil e procurado.

Outro ponto interessante é linkar artigos anteriores nos mais novos, desde que o assunto assim o permita. Existem ainda outras vantagens, como reindexação pelo Google e negritar algumas palavras chave. Mas como essa parte já envolve SEO não vou me alongar. Procuro editar, pelo menos, 2 artigos antigos por dia, assim mantenho-os recebendo visitantes, e como utilizo links internos nesses artigos, sempre consigo mais pageviews.

Conclusão

Espero que esse artigo lhe ajude a ter ideias para melhorar e aumentar as visitas no seu blog, pois aqui no GF elas tem funcionado muito bem. E você, o que tem feito para aumentar o número de visitantes em seu blog? Compartilhe sua experiência na área de comentários.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    27 Comentários

    1. Adorei as dicas. Preciso muito aprender a ser mais eficiente com uma ferramenta essencial à comunicação.

    2. Muito bom, gostei das dicas. Não é fácil ser um problogger, mas, com o tempo, percebe-se que valeu a pena.
      Parabéns.

    3. yasser

      muito interesante, principalmente na parte dos links, postar link que levem aos seus parceiros realmente é imporante. vou tratar de sempre faser isto.

    4. Olá! Gostei muito de suas dicas. Venho tentando implementar melhorias no meu blog, e até consegui chegar a 1200 visitas diárias. Mas não sei o quê aconteceu, tive uma redução, e tenho feito uma média de apenas 450 visitas diárias. Não é um número ruim. Mas levando em conta que eu atualizo o blog diariamente, torna-se desmotivador. Vou seguir algumas dicas suas. Eu conheci seu blog através do twitter. Sucesso.

      • Denilson,
        você já cadastrou seu blog no Google? talvez o problema seja esse, verifique e depois me diga,
        sucesso!

    5. Jéssica

      Parabéns pelo site, excelente, tenho interesse em ganhar dinheiro com blogs, você poderia me dar algumas dicas em relação a isso?

    6. Alguns eu já conhecia, outros ainda não, valeu pela dica…

    7. Parabéns pelo site,estou lendo seus artigos, muito interessantes e ajudam bastante !!!!

    8. Antonio

      Agradeço por nos deixar artigos de ótima qualidade e informações valiosas em seu Blog.

    9. Olá Gustavo, parabéns pelo blog, está cada dia melhor. Referente ao artigo, me parece uma boa opção dar mais destaque aos posts antigos, trabalhar mais o seo também é bom pra quem quiser estar no topo.

      Abraço.

      • obrigado pelo comentário e pelo elogio, pois trabalho continuamente para que esse blog se torne a cada dia melhor e mais útil a vocês,
        grande abraço.

    10. Gustavo,
      As dicas que você traz nos ajuda a refletir nosso comportamento em relação ao trabalho com o blog.
      Como estou no inicio preciso te muita atenção aos detalhes, e agora depois da tua explicação, como a relação de blogs que me citam.
      Só uma dúvida: como saberei certinho quem fez este trabalho? E se me esquecer de alguem?
      É importante ter carinho e gratidão com aqueles que acreditam na gente.
      Será que estou no caminho certo?
      Grande abraço Gustavo

    11. Boa Tarde

      Gustavo

      Excelente artigo, quando puder passa no PcSaudavel.com.

      Um Abraço

      Roberto

    Deixe uma resposta