5 aplicativos Web 2.0 para serem utilizados na Educação

O que me acompanham aqui no GF Soluções ou em qualquer um de meus outros projetos na web sabem que, além de Problogger, sou também professor universitário.

Esse artigo é mais um que escrevo aqui falando sobre a utilização de ferramentas da Web 2.0 (como blogs, wikis e outros aplicativos específicos) no processo de ensino-aprendizagem. Inclusive esse foi o tema de minha monografia na pós graduação.

Nesse artigo apresento uma relação de 5 aplicativos Web 2.0 que podem ser utilizados para melhorar a produtividade de alunos e professores de qualquer nível de escolaridade. Esse artigo faz parte de uma ideia que espero seja trabalhada e implantada por muitos Brasil afora.

5 aplicativos Web 2.0 para a Educação

Esse artigo está baseado no artigo “Top 25 Web 2.0 apps to Improve a Student’s ou Professor’s Productivity” (em inglês). Aqui vou relacionar 10 aplicativos, e sugiro que acesse o artigo original e conheça todos os 25.

Dica 1 – Engrade

Engrade é um conjunto de ferramentas que atua como um livro de notas para cursos, bem como um veículo de comunicação. Permite ainda a participação dos pais dos alunos. Notas e pontuações podem ser ponderados e listados por letra ou número. Os administradores podem fiscalizar as classes dos educadores. Possui versão em português.

web 2.0 na educação

Dica 2 – GradeFix

O Gradefix é um sistema de gerenciamento de trabalhos de casa que permitem que os alunos agendem lição de casa em torno de classes e outras tarefas. Gradefix é algo como um gerenciador de projetos para os alunos. Um ponto negativo é que não possui uma versão em português.

gradefix

Dica 3 – Zoho Projects

Zoho Projects é uma ferramenta de gerenciamento de projeto que permite definir e gerenciar tarefas, metas, relatórios de status (incluindo gráficos de Gantt), controle de tempo e compartilhamento de arquivos. Tarefas e subtarefas podem ser estruturadas na forma aninhada, com duração e data de início, data de vencimento, e proprietário da tarefa facilmente definido. Proprietários de tarefas pode até mesmo ser notificado por e-mail de uma atribuição de tarefa (pelo gerente de projeto). Entre outras características, reuniões de equipe também pode ser agendada. Indicado para estudantes de graduação ou superior, mas acredito que os alunos do ensino médio também poderiam utilizar sem dificuldades. Não possui versão em português.

zoho projetcts

Dica 4 – Empressr

Empressr é uma ferramenta de criação e apresentação de slideshow que permite usar uma variedade de conteúdo audiovisual (vídeo, áudio, imagens, Flash e gráficos). As apresentações podem ser compartilhadas pelas principais redes sociais, se houver necessidade. Os alunos podem utilizar como suplemento para apresentações de classe, com efeitos visuais. Os professores podem criar notas de aula ou apresentações suplementares e incorporá-las no site do seu curso. Não possui versão em português.

empressr

Dica 5 – Zoho Creator

Zoho Creator pode ser utilizado para criar banco de dados de aplicações orientadas a partir do zero, definindo os campos do formulário, copiando e modificando aplicativos existentes ou pela importação de dados. Os estudantes podem usar para construir uma base de conhecimento de fácil acesso de seus assuntos. Os professores podem criar testes e questionários para os alunos, bem como respostas de testes, listas de referências e recolher perguntas sobre o curso dos estudantes. Possui versão em português.

zoho creator

Conclusão

Espero que essas aplicações web 2.0 possam lhe ajudar a melhorar sua produtividade como aluno ou professor. Se conhecer mais alguma aplicação que ache interessante para o processo de ensino-aprendizagem, por favor, deixe nos comentários.

Problogger, Consultor para desenvolvimento e monetização de sites e blogs e Professor universitário. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net. Que tal aprender a criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet?.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge