5 ferramentas que podem transformar a sala de aula

Em outras oportunidades já falei aqui no GF Soluções sobre ferramentas que podem auxiliar os professores na sala de aula. Entre elas citei o blog e vários outros aplicativos de Web 2.0 como wikis e redes sociais.

Quem acompanha o GF Soluções sabe inclusive que o tema de minha monografia da pós graduação foi justamente em cima das ferramentas web 2.0 que podiam auxiliar a preparação do profissional no Ensino Superior.

Atualmente estou totalmente inserido dentro do contexto pedagógico, já que estou lecionando na Faculdade Pitágoras de Linhares. Então minha visão se aprofundou ainda mais no assunto e resolvi fazer uma relação de ferramentas que podem auxiliar os professores (independente da faixa etária que trabalhem) a utilizar a Web 2.0 em suas disciplinas.

moodle_logo

5 ferramentas que podem transformar a sala de aula

  1. WordPress – É um gerenciador de conteúdo (CMS) de código aberto. Com o WordPress instalado em um servidor web você pode construir desde um simples blog como, com conhecimentos mais avançados, construir todo um ambiente de interação entre alunos, pais e professores da instituição de ensino. Aqui mesmo no blog você encontra várias dicas de como utilizar o WordPress, já que ele é criado com esse CMS. O WordPress é gratuito, em português e pode ser baixado no WordPress.org.
  2. Claroline – É uma plataforma ensino de código aberto que permite aos professores construir cursos online e gerenciar a aprendizagem online. Confesso que ainda não conhecia o Claroline e ele foi a inspiração para que eu escrevesse esse artigo. Estou até interessado em começar algum projeto com ele, de testes, para avaliar seu potencial. Se o fizer, escrevo algo a respeito. O Claroline pode ser baixado gratuitamente no claroline.net.
  3. Moodle – É uma plataforma de código aberto idealizada para produzir cursos baseados na internet. O Moodle é um Sistema Open Source de Gerenciamento de Cursos – Course Management System (CMS), também conhecido como Learning Management System (LMS) ou um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tornou-se muito popular entre os educadores de todo o mundo como uma ferramenta para criar sites de web dinâmicos para seus alunos. O Moodle pode ser baixado gratuitamente em moodle.org.pagina moodle governo de são paulo
  4. MediaWiki – O MediaWiki é um programa que permite criar um site na internet com páginas que podem ser editadas pelos utilizadores. É o programa utilizado para gerenciar a Wikipédia. Você pode fazer o download da MediaWiki no Mediawiki.org.
  5. i-Educar – É um software de gestão escolar, desenvolvido pelo Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa (CTIMA), departamento responsável pela implantação de novas tecnologias na Prefeitura Municipal de Itajaí (SC). O foco do seu desenvolvimento é a gestão eficaz do sistema de ensino escolar, principalmente na esfera pública, se tornando ideal para instalação na rede de educação de uma cidade. O programa pode ser baixado no Portal do Software Público Brasileiro.

Conclusão

Espero que essa relação com 5 ferramentas possa auxiliar você, educador, a transformar a sala de aula, principalmente levando a sala de aula para fora da escola. Pense nisso e se precisar de ajuda, estou à disposição nos comentários.

E você, conhece alguma outra ferramenta gratuita que possa ser utilizada na educação? Deixe nos comentários.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Maria de Fátima Batista Baros

      Prezado Gustavo, bom dia!

      Sou pedagoga professora universitária no DF, também estou iniciando um projeto social e educacional, chamado Fundação Barros, que atenderá comunidades carentes e quilombolas, queremos implantar cursos técnicos e profissionalizantes usando uma ferramenta EAD. Assim adorei o seu artigo e gostaria de saber se podemos manter contatos para uma possivel consultoria.

      Grata!

      Fátima Barros

    2. Opa, gostei deste artigo heins Gustavo. Parabéns. Estes dias estavamos fazendo um curso On-line pela Fundação Bradesco onde o assunto era este: educação nas escolas com a ajuda da tecnologia digital e apostamos que isso pode fazer a diferença e é possível. As diversas ajudas e ferramentas que você mencionou só provou que isso é mais possível. Umm abraço

      • Santiago,
        sugiro que entre em contato com a prefeitura de sua cidade, pois o i-Educar é indicado para administração da educação municipal.
        Abraço.

    Deixe uma resposta