6 excelentes ferramentas para analisar o SEO de seu blog

Se você quer que seu blog tenha muitos acessos e leitores, não adianta ter “somente “conteúdo de qualidade. Outros fatores são essenciais, e um deles é a indexação de seu blog nos principais buscadores da internet. É claro que o principal, o que trará a grande maioria de acessos será o Google. Para isso existem técnicas chamadas de Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO.

Mesmo que você tenha blog há pouco tempo, com certeza já ouviu falar muito desse tema. Aqui no GF Soluções não falo muito sobre SEO, pois considero que já existem blogs escritos por profissionais da área que dissecam esse assunto com maestria, então me contento em dar uma dica ou outra e indicar ferramentas de análise.

Strarry starry night
Creative Commons License photo credit: Conanil

Imagine que seu blog seja uma estrela bem pequena, não visível a olho nu, num céu repleto de estrelas de todos os tamanhos e luminosidade. Essa é a comparação que chega mais próximo da realidade da internet atual. Calcula-se em mais de 100 milhões o número de blogs no mundo. Fora os portais e sites. É um verdadeiro céu repleto de estrelas de todos os tamanhos. E a sua estrela é bem pequena, pode ter certeza.

Então como crescer em tamanho e luminosidade? O primeiro passo é ter conteúdo de qualidade, lógico. Mas conheço ótimos blogs com conteúdo de qualidade, template perfeito, organização nas postagens, mas que não conseguem mais do que 100 visitas diárias, quando muito. O que falta então?

Search Engine Optimization

A definição mais simples que já li sobre SEO é do  Heron Inouye do Mestre SEO

Search engine optimization(SEO) é o trabalho sobre a estrutura do site para que ele apareça melhor nos motores de busca. São boas práticas que os buscadores exigem para que o seu site tenha um bom ranking nas pesquisas.

Ou seja, são práticas exigidas pelos buscadores, entre eles, e principalmente, o Google. Você precisar otimizar seu blog, ou seja, adequá-lo a normas estabelecidas pelos buscadores para que seu conteúdo comece a aparecer melhor rankeado nos resultados das buscas. Não vou me estender nesse assunto, pois como já disse existem vários blogs de profissionais da área que podem esclarecer melhor esse assunto do que eu, que sou leigo e só o utilizo para fins bem específicos em meus blogs e lendo, geralmente, esses blogs.

Como analisar o SEO de meu blog?

Esse é o objetivo do artigo, relacionar algumas ferramentas que lhe auxiliem na tarefa inicial de analisar como está o SEO de seu blog. Vamos a elas então:

  • Ferramenta SEO Blog – Essa ferramenta foi criado por mim e está disponível gratuitamente.
  • SEO Master Free Scanner – Digite sua url e a palavra chave que pretende pesquisar em seu blog. Ideal para ver se está a aplicar as técnicas corretas para suas palavras chave.
  • Web Grader – Veja aqui um artigo ensinando como utilizar essa ferramenta. O mais interessante é que ela lhe propõem soluções, e ainda pode comparar seu blog com outros.
  • Meta Tag Analyser – Analisa as meta tags de seu blog.
  • QuarkBase – várias informações úteis para melhorar o SEO do seu blog.
  • Google Rank Checker – Com essa ferramenta, você digita sua url e uma palavra chave e recebe a colocação de seu melhor artigo. Ideal para saber em quais palavras chave você está forte ou não.
  • Link Checker – Checa os links de seu blog, como faria o Google ou outro buscador, lhe dando um relatório de erros encontrados. Ideal para localizar links quebrados e páginas removidas. Dependendo do tamanho de seu blog pode ser muito demorado, mas vale a pena.

Artigos e blogs interessantes sobre SEO

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    24 Comentários

    1. Boas dicas a respeito de SEO. Afinal, SEO é conteúdo de qualidade, pois compreende além do conteúdo uma boa formatação do site. Quanto às indicações de ferramentas para SEO, sugiro também a Open Link Profiler (gratuita) e a SEM Rush (esta é paga, recomendada mais para usuários avançados).

      Abraço.

      • Eu conheço o Open Link Profiler. Essa ferramenta é maravilhosa por que você consegue filtrar todos os tipos de links do site analisado. Além desse, gostaria de compartilhar o Ahrefs (https://ahrefs.com/). Também é paga, mas a versão gratuita já te dá informações interessantes sobre onde seu site ou de concorrentes possuem links e mostra em gráfico o crescimento ou declínio da quantidade de links.

        Espero ter contribuído também com indicações de ferramentas além das comentadas no artigo e por você, Willian Casagrande.

    2. Fabio Logos

      Olá Gustavo, parabéns pela matéria publicada. Estou interessado a criar um blog, e ganhar dinheiro. Como que faço.

      Obrigado!

    3. Olá Gustavo,
      SEO é algo que eu até sei do que se trata, mas não imagino como eu trato.
      Instantaneamente seu Blog vai ser fonte de conhecimento pra mim, gostei muito do que encontrei aqui e quero perenizar o seu trabalho.
      Grande abraço
      .-= Adriano Bachega publicou o artigo 7 Formas de Manter seus Followers no Twitter =-.

    4. @StarK – obrigado pelo comentário, pode ter certeza que vai continuar encontrando aqui ótimas dicas para seu blog,
      um abraço.

    5. poxa e muito bom ver sites como esse aqui que nos disponibiliza os seus conhecimentos,muito bom cara poxa seu site ja ta em meus favoritos conserteza.
      desde já muito obrigado pela suas imformações abraços e continue assim!

    6. Puxa vida, excelente! Vou dar uma verificada no meu blog!

      Valeuzão pelas dicas!

      Minoru Escreveu um post sobre… Promoções da semana! – 23/05

    7. @Jefferson Maia – Já havia sugerido um link para seu curso no artigo, obrigado por sugerir uma outra ferramenta.

      @Sandra Info-Macross – o ideal é analisar utilizando mais de uma ferramenta, creio que cada uma utiliza uma faixa de tempo distinta, por isso as diferenças.

      @Wander Veroni – obrigado. sempre precisamos utilizar os buscadores a nosso favor, ou as visitas irão sumir,

      um abraço a todos.

    8. Olá Gustavo!
      Dessas só conhecia 1, que me lembre assim pelo nome, no meu blog fiz um artigo sobre outras também, mas o problema delas, do meu ponto de vista são as palavras-chave que você escolhe, dependendo, ele diz que está tudo ótimo, escolhendo outra diz que está péssimo… Muito relativo… rs…
      Um abraço!

    9. Olá novamente Gustavo.

      Eu queria indicar mais uma ferramenta muito útil de SEO. o Rank Cheker (http://tools.seobook.com/firefox/rank-checker/). Ela basicamente é um plugin para Firefox onde podemos indicar nosso site e a palavra chave que queremos saber o posicionamento do mesmo no Google, Yahoo e MSN Live.
      Outra dica útil é o curso de SEO que promovo no meu site que tem como diferencial recursos como vídeo aulas e apostilas.

    Deixe uma resposta