6 Melhores dicas de como ter um computador rápido (Original)

Esse artigo é um Guest Post  escrito por Rodrigo de Lima Bispo. Ele mora em Carapicuíba (SP) e trabalha como  técnico de Hardware e Software. Ele também possui o blog Conhecimento Digital onde publica artigos de tecnologia, dicas e tutoriais sobre diversos programas e plataformas.

Durante muito tempo eu fiquei na frente do computador procurando maneiras “miraculosas” de deixar o computador mais rápido, e percebi ao longo desses anos que as postagens sobre esse tema eram muito similares, e de tanto pesquisar vi que  eram as únicas opções de otimizar o computador sem ter que comprar hardware mais forte.

Percebi também que as pessoas que só usam o computador para navegar, raramente vão fazer a manutenção necessária para mantê-lo limpo, por isso reuni as melhores dicas em etapas para melhorar seu computador e usá-lo por muitos anos.

1- Limpeza de Disco

A limpeza de disco é um grande aliado de quem quer ter um computador seguro e rápido, pois qualquer problema com ele eu posso restaurá-lo para uma data antiga, mais esses pontos de restauração deixando-o  pesado e consequentemente lento. Então a dica é, deixe o a restauração do sistema ativada e execute a limpeza de disco a cada quinze dias, assim a situação vai equilibrar, deixando-o estável.

2- Ccleaner

Esse programa também é um forte aliado do usuário, além de limpar a privacidade do navegador e limpar o registro, esse programa tem um recurso interessante, como a Limpeza de Disco pode ser muitas vezes um pouco “demorada” , a dica é usar a opção restauração do sistema do programa para eliminar os pontos de restauração e manter só o ultimo ponto ativo.

3- Registro do Windows

Uma dica que vou dar é, nunca mexa no registro para melhorar a velocidade do sistema, porque eu deixo o computador rápido muitas vezes sacrificando recursos que podem ser importantes no Windows.

4- Advanced SystemCare 5

Ótimo programa para otimizar o PC, mais como todo usuário que se preocupa com o computador, você deve tomar cuidado nas opções que selecionar para aperfeiçoar, pois ele pode deixar a máquina ainda pior.

5- Desfragmentação

Para essa tarefa eu recomendo o programa Auslogics Disk Defrag, pois ele é bem mais avançado em comparação ao do Windows e apresenta uma visão detalhada da fragmentação de cada arquivo da partição.

dicas para windows mais rapido

6- Conselho

Não fique frustrado se seu computador não melhorar o quanto você deseja, as máquinas tem sua limitação assim como os humanos e também não procure dicas “malucas” para arrumar o “impossível” porque pode acabar piorando, então faça o que você achar melhor e pense antes nas consequências do que vai fazer, para não chorar o leite derramando.

Crédito da imagem: Hardware

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    15 Comentários

    1. Kelleany Santos

      Oi Gustavo to com uma dúvida esse programa o Ccleaner pode limpar meu disco para ficar com uma memoria bem mais limpa não é? bom eu já tive esse programa mas não sabia usar por isso to com essa dúvida é valeu pelo post e muito bom obrigada.

      • Kelleany,
        ele trabalha sim fazendo limpeza em determinadas partes do disco e em alguns aplicativos, como navegadores e outros.

    2. Olá Gustavo!

      Só para registrar e agradecer pelo post. Está sendo muito útil as indicações nos PC e Notebooks da família!

      Forte abraço!

    3. Olá,

      Gostaria de saber se esses mesmos programas podem rodar no mac ? Boa parte dos programas que encontro são direcionados apenas para windows.

      Obrigado

    4. Muito boa a dica, quando vou limpar o meu sistema, uso o CCleaner e o TuneUp(pago). Muito bom, e os dois aliados fazem uma ótima tarefa.

      • obrigado pelo elogio e o TuneUp que não citei no artigo também é um ótimo programa para limpeza do pc. Abraços!

    5. Olá,

      No PC de clientes eu costumo apenas instalar o necessário:

      1 – Diskeeper (desfragmenta o disco, em tempo real)
      2 – CCleaner + JetClean (configurados para limpeza automática)
      3 – F-Secure Client com Serial Corporative

      Conjunto completo e perfeito para evitar trabalho por parte do cliente. O lado ruim, é que nem sempre eles precisam de manutenção… pois o conjunto toma conta de todos os possíveis problemas do dia-a-dia. O Valor é amplo, porém, válido… e garantido. XD

      Abraços.

      • Juliano,
        agradeço por compartilhar conosco a sua experiência e técnica na área. Certamente trouxe valor ao artigo.
        Abraço.

      • Está certo, mais a dica vale mais para quem usa o PC há muito tempo e quer mante-lo limpo e rápido por um longo período.

    Deixe uma resposta