Acesso negado ao tentar abrir uma pasta do Windows

Um amigo me procurou com o seguinte erro em seu computador “pasta não está acessível. Acesso negado“. Onde escrevi pasta entenda que é o nome da pasta que ele estava tentando abrir. Mas até o dia anterior ele estava conseguindo abrir a pasta que continha arquivos que ele estava precisando com urgência.

Vamos ver o que fazer nesse caso. Procurei algumas informações e as encontrei no próprio site da Microsoft.

Esse problema pode ser ocasionado por vários fatores, entre eles a atualização do Windows XP “por cima” de uma instalação do Windows 2000 ou anterior. Mas no caso de meu amigo nada disso foi feito, mas a solução proposta resolveu. Vamos a ela então:

Como acessar uma pasta bloqueada no Windows

  1. Desativar o compartilhamento simples de arquivo:
    1. Clique em Iniciar e em Meu computador.
    2. No menu Ferramentas, clique em Opções de pasta e clique na guia Modo de exibição.
    3. Em Configurações avançadas, clique para limpar a caixa de seleção Usar compartilhamento simples de arquivo (recomendável) e clique em OK.
  2. Clique com o botão direito na pasta sobre a qual quiser ter propriedade e clique em Propriedades.
  3. Clique na guia Segurança e em OK na mensagem de Segurança, se aparecer.
  4. Clique em Avançado e na guia Proprietário.
  5. Na lista Nome, clique no seu nome de usuário, em Administrador se tiver feito logon como um administrador, ou clique no grupo de Administrators.Se quiser se tornar proprietário do conteúdo dessa pasta, clique para marcar a caixa de seleção Substituir o proprietário em sub-recipientes e objetos.
  6. Clique em OK.A seguinte mensagem de erro também pode ser exibida, em quePastaé o nome da pasta sobre a qual você quer ter propriedade:
    Você não tem permissão para ler o conteúdo do diretório Pasta. Você quer substituir as permissões do diretório por permissões que lhe concedam controle total? Todas as permissões serão substituídas se você pressionar Sim.
  7. Clique em Sim.
  8. Clique em OK e aplique novamente as permissões e configurações de segurança que quiser para a pasta e seu conteúdo.

Depois dessas configurações feitas a pasta voltou a abrir novamente, para alegria e alívio de meu amigo. Espero que o artigo possa ajudá-lo também.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    17 Comentários

    1. Rodrigo

      Olá Gustavo, no seu procedimento é possível para mim somente em mode de segurança, pois no modo normal do OS não aparece a opção “Segurança” em “Propriedade” ao clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta.

      No modo de segurança eu faço esse procedimento (clico com o botão direito do mouse sobre a pasta “Arquivos de programas” vou em “Propriedade” depois “Segurança” e dou a permissão necessária ao usuário administrador do meu PC e a pasta “Arquivos de programas” abre normalmente, mas quando reinicio o PC no modo normal, a pasta não mais fica acessível.

      Dessa forma os navegadores Chromer e Firefox não abrem já os arquivos .exe deles estão dentro da pasta “Arquivos de programas” (que não está acessível). No entanto, o navegador IE abre normalmente e seu .exe está dentro da pasta “Arquivos de programas”. Sabe me dizer o por que?

      E poderia me ajudar? Pode me responder por e-mail se preferir.

      Agradeço.

    2. Weslley

      Muito Obrigado!!
      Segui suas instruções e deu tudo certo, já tava pensando em como eu ia baixar tudo denovo, obrigadão bela dica ;D

    3. Johnster

      PARABÉNS , MALANDRO!!!
      DEU TRI CERTO.
      A PASTA TRANCADA AKI TAVA COM TODOS OS MEUS SONS DOS DEUSES…

      VLW, BROTHER!!

      UP THE IRONS

    4. Malu

      Olá Gustavo.
      Realizamos estas etapas no notebook do meu marido. Ele utiliza Windows seven. A pasta C: está com acesso negado. e não conseguimos alterar o nome do administrador e também não aparece ativo a caixa de seleção do item 5:

      “Na lista Nome, clique no seu nome de usuário, em Administrador se tiver feito logon como um administrador, ou clique no grupo de Administrators.Se quiser se tornar proprietário do conteúdo dessa pasta, clique para marcar a caixa de seleção Substituir o proprietário em sub-recipientes e objetos. ”

      O que poderá ser feito para eu conseguir selecionar este item 5. Os documentos da pasta C são de grande importancia e não conseguindo acessar não conseguimos fazer backup. Será q você pode nos ajudar?

      • Malu,
        esse artigo foi escrito utilizando o Windows XP, no Vista não sei lhe informar,
        sucesso.

    5. George

      Valeu amigão!!
      semelhante ao seu amigo eu também tinha uma pasta muito importanete e não conseguia abrir. Mas seguindo a sua orientação eu conseguir.
      muito obrigado!!!

    6. emanuela

      Oi, gostaria de saber como solucionar um probleminha… Meu email do hotmail abre, mas ao clicar nas mensagens ela nao abre, alguem poderia me ajudar?

    7. vilma ferran

      Olá, boa noite não sei o que está acontecendo com meu e-mail , falo com meus colegas de trabalho e alunos . mas não consigo abrir minha caixa de mensagem dar acesso proibido (dizem que violei alguma lei do hotmail , mas como fiz isso não sei . O engraçado é que os outros e-mail que tenho abre normalmente. O que está acontecendo???Me ajude

    8. Muito interessante a dica, isso prova que a internet é repleta de informações a serem exploradas, pois, muitos “técnicos” não iriam pensar duas vezes para formatar o hd deste pc.

      Obrigado Gustavo!

      Laurentino Mello Escreveu um post sobre… Lançamento: Google Chrome 2.0

    9. Gustavo

      Bem interessante este artigo, agora perder as permissões de segurança em arquivos e pastas podem gerar grandes prejuizo e transtornos.

      Um Abraço
      Roberto

      PcSaudavel.com Escreveu um post sobre… Twitter para Empresas

    10. Certamente uma informação bastante útil, principalmente para aqueles que trabalham com rede.

      Luis Marcos Leite Escreveu um post sobre… Como Executar

    Deixe uma resposta