Agora sou Problogger em tempo integral, mas o que é isso?

Quando iniciei o GF Soluções em Maio de 2008 não poderia imaginar que um dia escreveria um artigo como esse, anunciando que agora sou um Problogger em tempo integral.

Sou funcionário público estadual (Espírito Santo) há 17 anos e esse ano decidi que havia chegado o momento de me dedicar exclusivamente a meus blogs e outros projetos relacionados a internet e tecnologia (desenvolvimento de blogs/sites, consultoria em monetização, palestras, mídias sociais e novos e-books).

Para isso dei entrada num pedido de licença sem vencimentos (por 2 anos não trabalho e não recebo salário, mas continuo sendo funcionário efetivo, podendo voltar ao trabalho se quiser), que foi aprovado e a partir de hoje sou Problogger em tempo integral.

Mas o que é um Problogger?

problogger, dicas blog, blogosfera

Esse é um termo que tem se tornado muito popular no Brasil nos últimos anos, já sendo popular em países mais desenvolvidos como Estados Unidos e Europa. Um Problogger é, simplificando, um blogueiro profissional. Aquele que trabalha e tira seu sustento através de blogs, seja com artigos patrocinados, programas de afiliados ou venda direta de publicidade a anunciantes. Então se você trabalha com blogs de maneira profissional e ganha dinheiro com ele, mesmo que ganhe pouco e não seja a sua única fonte de renda, você pode se considerar um Problogger.

A partir de agora sou um Problogger em tempo integral. Mas o que muda no GF Soluções e em meus outros projetos? O que muda é o tempo maior que disponho agora para poder escrever, pesquisar e interagir com meus leitores. Com esse tempo e com o escritório que estou “construindo” em casa, terei também mais tempo de colocar em prática algumas ideias que estão no papel por falta de tempo. Em breve vocês terão mais notícias a respeito, principalmente os blogueiros, que serão os grandes beneficiados com um dos projetos que irei colocar em prática (ainda em fase de reuniões, mas com estréia para esse segundo semestre de 2011).

Para encerrar fica o convite para conhecer todos os meus projetos atualmente:

Crédito da imagem: writeitsideways.com

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    34 Comentários

    1. HUHU parabéns vai em frente que Deus lhe de forças para trilhar esta nova etapa

    2. Antes de ler eu ja irira falar mas um funcionaio publico nao pode ter outra renda, salvo se nao me engano professor e médico – Mas voce entao disse que pediu licença para se dedicar a atividade de problogger.
      Parabens Gustavo. Tem que ser fera mesmo.

      • Luis,
        na verdade eu não poderia acumular cargos públicos na minha função, ai sim existem algumas áreas específicas como médicos, professores e alguns outros.
        abraço.

    3. Olá Gustavo, parabéns pela sua conquista, desde que entrei na blogosfera sempre consultei seuus blogs. Muito Sucesso…

    4. Parabéns Gustavo!

      E muito sucesso nessa nova etapa de sua vida! Ajudarei em tudo que puder =)
      Ah! Quando seu escritório estiver finalizado mande fotos para a gente ver e se inspirar =D

      Abraços!

      • Leonardo,
        com certeza enviarei algumas fotos…rs…mas não será nada inspirador, apenas mais um ambiente de trabalho. Quanto a ajuda, com certeza precisarei,
        abraço.

    5. olá Gustavo

      Muito bom você comentar sobre sua decisão aqui para mostrar para as pessoas que as vezes precisamos tomar atitudes ousadas pra conseguir ser feliz e atingir os objetivos que almejamos, ao ouvir estas histórias sempre me lembro de dois ditos populares: “as vezes precisamos desistir do bom pra buscar o melhor” “há situações que precisamos dar um passo pra trás pra conseguir dar dois pra frente”, esse último se confirma pelos nossos esportistas de saltos.

      Acho que precisamos ter essa coragem de assumir que as coisas boas podem melhorar, mas quando as pessoas percebem que precisam abrir mão de algo elas perdem a coragem e preferem continuar na mesmice por anos reclamando da vida infeliz que tem, mas o que fizeram para mudá-las?

      Parabéns Gustavo pela coragem, pelo seu profissionalismo e seriedade tenho certeza que conseguirá atingir seus objetivos.

      Um Abraço

      @anakint

      • Ana,
        fico grato pelo seu comentário, você é um exemplo a se seguir, nos blogs, no Twitter e onde mais se encontre, sempre com opiniões bem sedimentadas e com uma opinião firme, mas educada sobre os assuntos que se propõe a tratar.
        um grande abraço.

    6. Olá, Gustavo:
      Agora, então, meu caro, você é um Problogger.
      Meus sinceros parabéns.
      Eu também sou servidor público mas, claro, estou longe de ser um Problogger.
      Bem, como você sabe, tenho um Blog chamado “Contra a Vontade de Deus” por uma questão de opinião a respeito de religiões e do uso abusivo do nome de Deus.
      Talvez, por causa do nome, não tenho tido grandes retornos.
      No entanto, se existe um nicho que adoro e que conheço – mas, quem não conhece?! – é o futebol.
      Você tem vários Blogs a respeito.
      Quero saber a respeito diretamente de você.
      Torço pra outro time que não é nenhum dos que você torce.
      Dica: Em Minas, sou Cruzeiro dede criancinha.
      RSRSRSRSRSRS…
      Aguardo um retorno seu.
      Grande Abraço.

      • David,
        obrigado pelo comentário. Já entrei em contato pelo seu e-mail para conversarmos sobre o blog de futebol.
        abraço.

    7. Que bom que você agora vai poder blogar tranquilamente sem se preocupar de chegar na hora no seu trabalho, agora você escolhe em que horário trabalhar! rs

      Abraço!

      • Rafael,
        agora sou meu “chefe”… mas não sei se será bom, pois me cobro muito…rs.
        abraço.

    8. Gustavo Freitas, te desejo muito sucesso! É muito gratificante trabalharmos naquilo que gostamos, e quando se têm “tempo” para isso, melhor ainda, pois o trabalho cresce mais, as oportunidades….criatividade…Com certeza vc terá êxito!

      Abraços.

      • Maria Adeladia,
        pois é, agora tenho mais tempo e preciso me esforçar ainda mais para melhorar a qualidade de meus textos e projetos.
        abraço.

    9. Olá, Gustavo!

      Parabéns pela mudança! Desejo-lhe que seja o início de uma fase cheia de sucesso em sua vida! Admiro muito o seu trabalho e tenho certeza de que fará ainda mais sucesso a cada dia.

      Admiro ainda mais a humildade que você mantem mesmo tendo chegado tão longe. É um modelo a ser seguido.

      Um abraço!

      • Adelson,
        agradeço pelo comentário. Também sou um admirador de seu trabalho. Quanto a humildade, acredito que seja fruto da criação que tive e do fato de ter vindo muito de baixo (classe social) e não me esquecer nem um minuto disso. Gostaria de ter ainda mais tempo para responder e-mails e contatos que recebo com dúvidas diversas, mas infelizmente não é possível.
        Fico muito grato pelas suas palavras, grande abraço.

    10. Parabéns Gustavo, continue assim. Só estou esperando meu domínio ativar para começar a ter um melhor desempenho com meu Blog.
      Abraço

    11. Felicidades Gustavo!!… y también a nosotros, los beneficiados por tus investigaciones!!!

      Realmente tienes proyectos “en papel”? rsrsrs

      Abrazos fraternos!!

      • MarCrispa,
        tenho sim projetos em papel. Tenho um caderno onde faço várias anotações. Só vai para o computador o que realmente é “aprovado”.
        abraço.

    12. Parabéns, Gustavo, pelo pelo trabalho e por ter chegado onde esta hoje.
      Sei que esta área demanda muito trabalho e dedicação.
      Estou começando agora e espero chegar longe assim como você chegou.
      Continue nesta caminhada, estarei acampanhado seu trabalho e aprendendo com você.
      Grande abraço!
      At.Josué Mota

      • José Mota,
        muito obrigado pelo comentário. Se você tiver dedicação e não desistir você também chegará onde cheguei, tenho certeza.
        abraço.

    13. Olá Gustavo, tudo bem?

      Parabéns garoto, você merece isto e muito mais! tenho certeza que você está colhendo somente o que plantou no passado. Este o sonho de muito (inclusive meu, rsrsrs). Também sou funcionário público federal, mas ainda não tenho condições de fazer tal façanha.

      Sucesso Gustavo, e como sempre afirmo “adquira conhecimento e terá sucesso”

      Jan Carle

      • Jan Carle,
        obrigado, realmente foi muito tempo “plantando” pra poder colher os frutos agora. Agora é trabalhar ainda mais para não ter que dar um passo atrás.
        abraço.

    14. Gustavo, fico extremamente feliz. Muito mesmo! Em saber dessa notícia. Pois acompanhei todo seu crescimento e evolução na blogosfera e sem dúvida alguma, você está colhendo o que plantou.

      Tenho você como uma referência e sua contínua motivação sempre me deu ânimo de continuar e persistir em meus projetos web. Agora “vejo de perto” que é possível fazer da blogosfera, nossa profissão.

      Quero te desejar ainda mais sucesso, pois você é mais que merecedor.

      Grande abraço!

      • Laurentino,
        muito obrigado mesmo, você é um amigo sempre presente.
        abraço e sucesso pra você também.

    15. Gustavo,

      Parabéns pelo objetivo atingido. Quem sabe um dia tenho este privilégio tb …rs Aproveitando… já posso me considerar um problogger? rs

      • Luis,
        claro que pode, afinal você já recebe valores em seu blog não é mesmo?
        abraço.

    Deixe uma resposta