Aniversário GF: A história do blogueiro Rodrigo R. Neto

Nesse artigo o Rodrigo R. Neto revela um pouco de sua trajetória como blogueiro. O Rodrigo é instrutor de informática e blogueiro amador. Ele mora em Amparo (SP), tem 37 anos, é casado e administrador dos blogs Informação Virtual e Blogosfera Brasil. Aconselho que visite seus blogs e o siga no Twitter @iv_blog e veja seus demais contatos no Me Adiciona.

Blog Informação Virtual

Primeiramente gostaria de agradecer o Gustavo pelo convite e parabenizá-lo pelos 2 anos do GF Soluções.

Bom, para quem ainda não me conhece, meu nome é Rodrigo R. Neto e na internet meu nick costuma ser digaospbr. Sempre gostei de tecnologia, incentivado desde criança pelo meu pai que tinha uma coleção enorme da publicação Mecânica Popular.

Aos 12 anos ganhei meu primeiro computador, um CP-400 da Prológica com míseros 64KB de memória, isso em 1985. No final dos anos 90, quando a internet começou a ficar popular no Brasil, eu logo me interessei pelo assunto e me tornei um internauta assíduo, muito interessado nas novidades que iam surgindo na grande rede. Mas até então, sempre como expectador.

Foi a partir do início dos anos 2000 que eu comecei a dar meus primeiros passos em direção a criação de conteúdo para a internet. Comecei a estudar HTML e criei um site, bem tosco por sinal, para uma “futura falida” banda de surf music em que eu fazia parte.

Depois de um tempo criei o portal Informação Virtual, todo em HTML e com muitas imagens, olha só que loucura. Ficou tão pesado e demorava tanto para carregar que obviamente não fez o menor sucesso.

Naquela época eu não conhecia nada sobre linguagem de programação para web, mas queria que meu portal funcionasse como os grandes portais. Então resolvi buscar informações na própria internet e descobri que existia a possibilidade de eu criar meu portal usando um tal de CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

Pesquisando um pouco mais, descobri que esse tipo de sistema poderia resolver o meu problema, afinal de contas eu poderia criar meu portal sem ter que me preocupar com a parte de programação, algo que mais tarde eu descobri que não era bem assim, pois mesmo utilizando um CMS é importante ter um certo conhecimento em programação, mesmo que seja básico.

No final de 2002 encontrei o XOOPS, um excelente CMS para criação de site e portais. Aprendi muito sobre este sistema, participando de fóruns e comunidades. Ajudei a criar um site sobre XOOPS, o XOOPS Total, onde dávamos dicas para iniciantes e trocávamos ideias sobre o sistema. O XOOPS Total fez tanto sucesso que até foi citado em um matéria na revista Info. O tempo passou e, por algum motivo, a comunidade do XOOPS Total chegou ao fim. Depois disso ainda criei alguns sites em XOOPS para alguns conhecidos meus.

Em 2007 resolvi me aventurar no mundo dos blogs. Até então eu nunca tinha pensado na possibilidade de ter um blog, mas percebi, um pouco tarde, que os blogs não eram apenas diários virtuais para contar o que as pessoas faziam no seu dia-a-dia, mas sim que eles poderiam ser ferramentas incríveis de comunicação. Testei algumas ferramentas online de criação de blogs, como o Blogger e o WordPress.com, resolvi ficar com a segunda opção.

Em 2008 resolvi migrar o blog Informação Virtual, que estava no WordPress.com e quase sem atualização, para um servidor próprio. A partir daí percebi que a ferramenta me dava total liberdade de criação e administração no blog, algo que o WordPress.com e o Blogger nem sonhavam em oferecer.

Desde então, venho mantendo o Informação Virtual não só como um blog de variedades, mas também como um laboratório, onde eu testo novas ferramentas e funcionalidades, técnicas de divulgação, sistemas de monetização, etc.

Não posso dizer que o Informação Virtual é um grande sucesso na blogosfera, mas aos poucos ele conquistou seu lugar ao sol, algo relativamente difícil de se conseguir, dada a enorme quantidade de blogs que já existem e que surgem todos os dias. Não sei como será o futuro do Informação Virtual, mas sei que no momento estou muito satisfeito com seus resultados.

Hoje o Informação Virtual conta com a participação de alguns colunistas, jovens muito competentes que escrevem sobre esportes, política, música, tecnologia, moda…

Além do Informação Virtual atualmente também administro o Blogosfera Brasil, um blog sobre blogs (metablog). Está um pouco parado no momento, mas em breve suas atividades serão retomadas.

Para finalizar, gostaria de deixar um recado para os novos blogueiros:

“Se você acabou de criar um blog ou está pensando em criar um, saiba que você terá em suas mãos uma das mais importantes ferramentas de comunicação hoje em dia. Use esta ferramenta com responsabilidade. Seja original, não copie conteúdo alheio. Respeite seus leitores. Seja humilde. Escreva corretamente. Não crie um blog pensando em seu retorno financeiro, pois isto leva tempo e talvez nunca aconteça. E, por fim, aprenda, aprenda, aprenda… sempre.”

Mais uma vez, obrigado Gustavo pelo convite e parabéns pelo excelente blog que você administra.

Um abraço a todos os leitores do GF Soluções!


Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. claro que é uma história de vida que deve servir de exemplo mas a linguagem muito tecnica desvia a atenção do conteudo.

      • Arthurius,
        que bom que gostou, o Rodrigo é um grande blogueiro e uma pessoa maravilhosa,
        um abraço.

    Deixe uma resposta