Aniversário GF: A história do blogueiro Wander Veroni

Nesse artigo, que faz parte da série de Guest Posts que estão sendo publicados por blogueiros aqui no GF Soluções durante o mês de 2º aniversário do blog, o jornalista Wander Veroni, do Café com Notícias, nos conta a sua trajetória como blogueiro. Aconselho que siga-o no Twitter e visite o Café com Notícias.

Café com Notícias

Olá, leitores! É com muito prazer que venho participar dessa série de guest posts especiais no mês de aniversário do GF Soluções. Antes de mais nada, parabenizo o amigo Gustavo Freitas pelo convite e faço votos de mais e mais aniversários para este projeto que é um sucesso absoluto em toda blogosfera. Parabéns pelos dois anos!

Então, vamos lá: antes de começar este texto, vou me apresentar. Muito prazer, sou Wander Veroni, tenho 25 anos e sou jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. Meu trabalho de maior visibilidade é o blog Café com Notícias, que completa, em agosto deste ano, três anos no ar – do qual sou idealizador e editor responsável.

Pois bem, a tarefa de blogar não é fácil! Exige tempo, organização, criatividade e muita dedicação. Quando comecei em 2007, havia aquele “boom” das redes sociais e o Orkut era uma verdadeira febre. Foi graças ao Orkut que o Café com Notícias conquistou seus primeiros leitores, num trabalho intenso de divulgação nessa plataforma. Depois, outras redes foram aparecendo como o Blogblogs, diHiTT, Twitter, Facebook, etc. e os agregadores de conteúdo que me ajudaram a conquistar mais leitores.

Nessa época, a blogosfera profissional já era uma realidade para muitos autores que queriam se lançar de forma empreendedora na web. Já acompanhava alguns jornalistas blogueiros como a Rosana Hermann, do Querido Leitor, o Marcelo Tas, do Blog do Tas e o Luis Nassif, do Portal do Nassif, que para mim, nesse primeiro momento, foram referências de empreendedorismo e de conteúdo jornalístico na web. Mas foi com os metablogs, principalmente com o Dicas Blogger, que pude entender as nuances e as discussões que existiam (e existe) na blogosfera.

Havia uma discussão  – que creio que há até hoje, infelizmente, que um blog profissional precisa ter domínio próprio e estar no WordPress. Isso sempre me deixou com uma “pulga atrás da orelha”, pois o que determina a “profissionalização” de um blog é a produção de conteúdo que ele oferece aos leitores, e não só a parte técnica.

Mas, enfim…o Blogger é uma das plataformas mais fáceis de mexer – apesar das limitações. E essa “facilidade” me chamou a atenção, pois eu não conhecia códigos de HTML, muito menos programação. Depois de muito pesquisar, resolvi que esta seria a plataforma do projeto que queria desenvolver para a internet, onde criaria um veículo autoral.

Entretanto, a minha história como blogueiro começou no mesmo período em que me formei como jornalista profissional. Era 20 de agosto de 2007. Uma ideia na cabeça e uma imensa força de vontade de querer me jogar no mercado, foram argumentos suficientes para que pudesse mostrar o meu potencial jornalístico sem, necessariamente, estar em uma redação tradicional.

Café com Notícias nasceu de uma vontade pessoal, como estudante de jornalismo de desenvolver um projeto online, onde o foco principal fosse produzir conteúdo original e mostrar para o público o quanto a comunicação está presente na vida de todos. Já havia tido outras experiências com internet e me entusiasmei com o retorno positivo que esse tipo de meio de comunicação tem.

Durante quase dois anos escrevi para o Portal Minha Notícia, do iG, de forma voluntária, e tinha várias notícias em destaque na home. Depois disso, ao lado de outro amigo que formou comigo em jornalismo, criamos um site para cobrir os Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro. Coincidiu que depois dos Jogos do Pan, também terminei meu estágio e tinha me formado em Jornalismo.

Como fazia estágio em um órgão público, dificilmente eu seria contratado. Como estava com tempo livre e muita vontade de produzir conteúdo, criei o Café com Notícias. O blog nasceu praticamente com meu diploma no curso de jornalismo.

E foi graças ao Café que apareceram propostas de trabalhos freelancers como jornalista e, posteriormente, meus atuais empregos. Também, foi por meio do Café que hoje sou convidado para dar entrevistas ou participar de programas de TV e Rádio para falar sobre web jornalismo, redes sociais e empreendedorismo.

Mas, o mais bacana que o Café com Notícias pode me oferecer foi fazer amigos em várias partes do Brasil. Fiz amigos queridos que trouxe para a minha vida pessoal. Posso dizer, sem falsa modéstia, que o blog me traz muitas alegrias…e espero que ele faça parte da minha história por muitos anos, com o intuito de cativar ainda mais leitores e mostrar para o público uma nova proposta de jornalismo eletrônico e empreendedor.

Bom, essa é a minha história. Novamente, agradeço o Gustavo Freitas pelo convite de participar dessa série de posts do qual acredito ser uma seção importante para mostrar as lutas e desafios que estão por trás de um projeto na web. Confesso que estou adorando ler a história dos outros colegas, pois é uma forma de conhecer a pessoa que existe por trás do blog. Parabéns pela iniciativa e pelo segundo aniversário do GF Soluções!

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. antes de mas nada parabens…e com muito esforço consegui chegar onde está;;;continue com esse trabalho…por muitos anos…

      • Wander,
        eu é que agradeço por ter aceitado contar uma parte de sua história aqui no GF,
        um grande abraço.

    2. Wander.
      Esta iniciativa do Gustavo de publicar as histórias dos blogueiros é ótima, pois conhecemos um pouco mais de nossos amigos virtuais.
      Desejo sucesso aos dois.
      .-= Catarino publicou o artigo Alimentação, noz para diminuir o colesterol. =-.

    Deixe uma resposta