Artigo 1: Faça uma análise de seu blog

Esse é o primeiro artigo de uma série que irá comemorar o 1º aniversário do GF Soluções. Para saber maiores detalhes sobre essa série de artigos e os prêmios que serão sorteados durante ela acesse o artigo 1º aniversário do GF Soluções, como ganhar prêmios. O objetivo dessa série de artigos é auxiliar você, que tanto tem auxiliado o crescimento desse projeto, no crescimento do seu projeto web.

.
Creative Commons License photo credit: Juliana Coutinho

O que é análise?

Conforme o Dicionário Prieram da Língua Portuguesa análise é um,

Exame minucioso de uma coisa em cada uma das suas partes.

O mesmo dicionário online ainda determina que analisar é “Fazer a análise de,” ou “Examinar com atenção”, ou ainda “criticar”. Então é isso que lhe aconselho a fazer nesse dia. Faça uma análise de seu blog. Mas faça com atenção, com um olhar crítico. Pense como o leitor de seu blog. O que você, como leitor, gostaria que fosse alterado no seu projeto? Você está disposto a fazer essas mudanças? Mas por onde começar?

Nome do blog

Comece analisando o nome de seu blog. Geralmente nosso primeiro projeto é movido pela emoção e pela inexperiência e colocamos um nome que o tempo nos revela que não é o apropriado para nosso público alvo. Eu mesmo comecei esse blog com o nome de Blog do Gustavo, mas chegou um momento em que fiz a análise do blog e de meus objetivos com ele e mudei o nome para GF Soluções, conheça a história aqui. Leia outras experiências de blogueiros que resolveram mudar o nome do blog e depois analise se é chegado o seu momento, ou se o nome está de acordo com seus objetivos.

Template de seu blog

Na análise de seu template leve em consideração como ele está abrindo em outros browsers além do que você sempre utiliza. Para isso utilize o browsershots. Verifique também se as cores estão agradáveis para a leitura. Evite cores muito escuras, pois elas cansam a visão durante um período longo de leitura e isso pode afastar alguns leitores de seu blog, mesmo que eles avaliem o seu conteúdo como bom.

Certifique-se de que as informações necessários para uma boa navegação em seu blog estão no template, como uma caixa de pesquisa, uma relação com os últimos artigos escritos e os artigos mais populares. Verifique se seu template não está muito poluído visualmente, ou seja, se não existem muitos banners e outros widgets tirando a atenção do leitor do que ele está interessado, o seu conteúdo. Pense bem nisso!

Conteúdo de seus artigos

Se você fosse leitor desse blog, estaria satisfeito com o conteúdo que está sendo escrito? Seja sincero, seja crítico, pois os leitores o serão. Se tiver que mudar tudo, mude. Comece reeditando alguns artigos que você tem certeza que não foram bem escritos ou que estão desatualizados. Reescreva o que for preciso, começando pelo título.

Se for preciso leia mais a respeito do assunto do artigo. Procure outros blogs que tenham falado sobre o assunto, procure escrever sobre o que entende, valorize o que seus leitores dizem nos comentários. Mesmo as críticas (na verdade elas são mais úteis que os outros comentários) devem ser levadas em consideração ao analisar um artigo já escrito.

Pergunte a opinião de seus leitores

É muito importante também saber a opinião de seus leitores. Você pode criar uma enquete ou, melhor ainda, criar um artigo mostrando o resultado de sua análise do blog. Abra espaço no final para que os leitores possam opinar, criticar, elogiar. Eles se sentirão importantes para seu projeto, e isso será bom para você. A partir desse artigo você verá que seu projeto não será mais somente seu, será também de seus leitores.

Conclusão

É claro que existem vários outros aspectos do blog a analisar, mas acho que já passei a idéia, agora é com você. Existem possibilidades, como a velocidade que seu blog está abrindo. Existem sites que fazem essa medição. O Pigdom e o Website Speed Test são alguns exemplos. Pense que nem todos os seus leitores possuem banda larga.

Espero que tenham gostado do primeiro artigo da série. No próximo artigo abordarei outro assunto para auxiliar você a melhorar seu blog e sua experiência na blogosfera. Até lá! Não se esqueça de participar da promoção e concorrer aos prêmios, para isso basta deixar um comentário nesse artigo, veja a relação de prêmios aqui. Boa sorte!

Confira aqui todos os artigos de comemoração do 1º aniversário do GF Soluções


Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Sempre que posso , venho a seu site ler as máterias que ainda não li, acho super legal a maneira que vc aborda os assuntos, vc sempre vai direto ao pondo, a materia se torna agradavel e de facil compreenção.

    2. Awesome project, Mel! Wow! I love your idea with new use of digi-images! Thank you for sharing tutorial, templates and your wonderful inspiration!

    3. agradeço a todos pelos comentários, evitei comentar durante a promoção para não atrapalhar os sorteios,
      um abraço.

    4. Renata Tenreiro

      Parabéns pelo blog, são dicas que para pessoas como eu, são super importantes!

    5. Vera

      Gustavo, parabéns pelo artigo. Tenho um blog há 2 anos, mas anda meio parado, vou utilizar seus artigos para melhorá-lo e ver se consigo mais visitas. E de todas as dicas tem duas que acho as mais importantes, uma é o template, gosto do mais clean possível. de outra forma acabo me afastando, a outra, é a que me aproxima, o conteúdo.

    6. Angélica Moreira da Silva

      A análise do Blog é o primeiro passo para o sucesso, pois somente através da mesma conseguimos detectar pontos fracos e aprimorar os fortes.

    7. Quanto ao nome: Eu tinha um chamado Ponto Cego, depois acabei mudando pro blogspot e tive que mudar pra pontos cegos. as pessoas sempre se esquecem que é no plural e não o encontram…
      Quanto ao template, embora seja necessário e útil, dá muito trabalho. Tinham que bolar algo mais fácil.

      lins Escreveu um post sobre… Death and the Gypsy

    8. Depois que comecei a estudar SEO (trabalho com internet como arquiteta de Informação), percebi que meu site tinha alguns problemas, como o nome, por exemplo. Antes, o nome do site era o meu nome + a palavra portfolio. Depois, mudei para Arquitetura de Informação. Hoje, 80% das visitas do meu site, que giram em torno de 1000 por mês, são por meio de pesquisa em mecanismos de busca.

    9. A bem da verdade é que todos os tópicos apresentados pelo Gustavo são de total importância, onde o conteúdo é o de maior relevância, porém, não adianta ter um bom conteúdo e o blog demorar vários minutos para ser carregado. Nem todo mundo esperará.

      A interação com os leitores também é necessária, com simpatia, objetividade e carisma.

      Laurentino Mello Escreveu um post sobre… Golpe Virtual envolvendo o Orkut.

    10. Pois é! Vou aproveitar tuas dicas e as férias do meu trabalho que estão chegando e vou fazer a tal análise. É claro, seguindo passo a passo os teus conselhos.

      Obrigado!

      Nota Preta Escreveu um post sobre… Conhece-te a Ti Mesmo

    11. Sobre o nome dos blogs, eh claro que tem uma relativa importancai, mais quando criei o meu, tentei nao levar isso em conta, mais o nome ajuda muito, exemplos: Dicas blogs, templante para vc, entre outros, so pelo nome vc ja sabe o que encontrar.
      Sobre os templantes, bem, isso varia do que vc realmente precisa, eu peguei um templante no Usuario Compulsivo e mudei de acordo com minha necessidade. Isso vai de cada um.
      O que realmente importa eh o que vc vai fazer no blog, seja por passatempo, diversao ou negocios, faça por prazer e nao por obrigaçao.
      NOTA: desculpem o “VC”, o “EH”, meu teclado esta sem os acentos.hehehee
      abraçao

      Mundo Free Digital Escreveu um post sobre… YU YU HAKUSHO – COMPLETO

    12. Gustavo, muito interessante teu post, não sabia que dava para medir a velocidade que o blog está abrindo, desconfio que o meu está pesado, vou testar.
      Valeu pelas dicas, vou ler e reler e tentar por em prática o que achar bom para o meu espaço, ate já programei um post que fala sobre o que me leva a um blog e cito o nome como um item importante, e sempre tento fazer com que meu leitor interaja.
      Beijos

    13. Luis

      Valeu hein,acho que o pessoal está começando a prestar mais atenção nisso agora!.
      Parabéns pela audiencia.

    14. Gente, vcs passearam pelos links do artigo?
      Se este é o primeiro da série, imaginem os demais…
      E aproveitando: eu mesmo já estou querendo mudar o nome de um dos meus blogs.

      Luis Marcos Leite Escreveu um post sobre… O Papel do Gestor de TI na Escolha do SI Para Sua Empresa

    15. A analise do blog é muito importante, principalmente se levarmos em consideração o SEO utilizado.

      Podemos considerar que o nome, conteudo e template são o mais importante, mas na verdade a forma com que colocamos os artigos e otimizamos o blog para o google são mais importantes que os três juntos na atualidade

      The Best Escreveu um post sobre… Em ritmo de funk a Dell lança seu viral

    16. Oi Gustavo! Acho que template e nome são importantes, mas o mais mais mais importante é o conteúdo, sem dúvida. Aliás, conteúdo de qualidade é o que não falta aqui no GF Soluções!
      Um abraço!

      Sandra Info-Macross Escreveu um post sobre… MetaTags no OsCommerce

    Deixe uma resposta