Artigo 2 – Se apresente nas redes sociais

Esse é o segundo artigo de uma série que irá comemorar o 1º aniversário do GF Soluções. Para saber maiores detalhes sobre essa série de artigos e os prêmios que serão sorteados durante ela acesse o artigo 1º aniversário do GF Soluções, como ganhar prêmios. O objetivo dessa série de artigos é auxiliar você, que tanto tem auxiliado o crescimento desse projeto, no crescimento do seu projeto web.

Um pensamento que divido com você, o nome do blogueiro precisa ser associado aos seus projetos e artigos na blogosfera. Quem procura um blog quer ver uma pessoa por trás dele, por isso criei a seção “Fala blogueiro“, para revelar o blogueiro, a pessoa, que está por trás do blog. Não me sinto a vontade quando entro em um blog e procuro o autor do artigo e não acho, ou pior, quando ele se chama admin. E olha que esse admin é famoso e versátil, já o encontrei em vários blogs diferentes pela blogosfera. Como posso me relacionar com uma pessoa chamada admin?

Por isso, aconselho que coloque seu nome relacionado a seus projetos e artigos. O seu leitor quer fazer essa associação, quer conhecer você, fazer uma amizade. Quando isso acontece você tem mais que um leitor casual, você tem um amigo que lê seus artigos, e isso precisa ser valorizado. Uma das portas para esses “amigos virtuais” são as redes sociais. Nesse artigo quando eu falar em redes sociais, sempre estarei me referindo a redes sociais muito frequentadas por blogueiros e que auxiliam, de alguma forma, no crescimento de seus projetos. Por isso desconsidere aqui redes sociais como orkut, facebook, myspace, entre outras do gênero.

As redes sociais podem ser definidas como ferramentas baseadas em software que possibilitam pessoas de diferentes países a se relacionarem em um ambiente que propicia a troca de informações, notícias, músicas, vídeos, fotos e a formação de comunidades que atraem pessoas com as mesmas convicções e idéias. Vou relacionar algumas redes sociais que serão favoráveis a seus projetos web. É interessante que você se apresente nelas, e depois apresente seus projetos.

muertes después de almorzar
Creative Commons License photo credit: Mike_el Madrileño

BlogBlogs

O Blogblogs começou como um indexador de blogs ao estilo Technorati, evoluiu para um ranking nacional da blogosfera e hoje eu o considero muito mais que isso. Com a nova versão lançada em Dezembro de 2009 e as mudanças que relato no artigo BlogBlogs versão 2.0, aumentaram as visitas que eu recebia dessa rede. O ponto mais importante na minha opinião é que todos os seus blogs (para quem possui mais de 1) ficam agrupados em seu usuário. Então quem chega a você chega a seus projetos, e o contrário também, quem chega a um de seus projetos conhece você e todos os outros.

Yoomp

O Yoomp é uma rede social que se intitula a “rede social dos blogueiros”. Exageros a parte a proposta dessa rede social é interessante, pois eles disponibilizam várias ferramentas e widgets para integração social e divulgação de seus projetos. Assim como no BlogBlogs a indexação dos artigos é automática, não sendo necessário qualquer ação após postar um novo artigo no blog. O Rodrigo Fante, um dos criadores do Yoomp, já foi entrevistado aqui no GF Soluções, confira a entrevista.

Twitter

O Twitter está migrando de um microblogging onde as pessoas dizem como estão naquele momento, ou o que estão fazendo, para um sistema de informação instantânea mais eficiente que os leitores de feeds. Se você tem um blog e não tem um cadastro no Twitter está perdendo tempo.

diHITT

O diHITT é hoje o exemplo mais claro que temos no Brasil de uma rede social voltada para os blogueiros. Apesar de existirem pessoas cadastradas na rede que não são blogueiros, o grande foco e razão do sucesso do projeto foi justamente atrair blogueiros para divulgação de seus artigos e blogs. Mas o diHITT é muito mais, ele nos auxilia a fazer amigos e conhecer blogs muito interessantes mas ainda escondidos no meio da blogosfera. Se destacar no diHITT é certeza de retorno para seus projetos.

O Pablo Melo, que já entrevistei aqui no blog, está de parabéns pela iniciativa que está sendo seguida por outras redes sociais.

Diga Cultura

O Diga Cultura é uma rede bem nova, fez 1 ano recentemente, mas tem implementado um grande número de novas ferramentas nos últimos meses, o que tem levado muitos blogueiros a investir um tempo para criar seus perfis e relacionar seus blogs. Vejo o Diga Cultura com um potencial enorme nos próximos meses, e sempre ganha mais quem planta primeiro, então faça já seu cadastro.

Conclusão

Esse artigo não é para avaliar qual a melhor rede social para blogueiros, mas para apresentar algumas redes sociais para você. Aconselho que leia todos os links, visite as redes sociais, e comece a utilizar elas para potencializar seus projetos. Mas não se esqueça, seu objetivo é evidenciar seus projetos, então você não pode passar mais tempo nas redes sociais do que em assuntos que envolvam seus projetos, cuidado! Tratei desse assunto no artigo “A internet pode impedir o sucesso de seu blog“.

Até o próximo artigo da série de aniversário.

Confira aqui todos os artigos de comemoração do 1º aniversário do GF Soluções


Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Obrigado a todos pelos comentários, procurei não comentar durante a promoção para estimular o debate entre vocês leitores,
      um abraço.

    2. Angélica Moreira da Silva

      Se apresentar nas redes sociais é fundamental pois só assim alcançamos o verdadeiro espírito do blog.

    3. Oi Gustavo!! Até há pouco tempo só estava registado no Blogblogs, para mim o supra-sumo das redes para blogueiros.
      Agora como uso o post social para divulgar os meus trabalhos, acabei por registar-me em várias outras redes com bons resultados até agora.
      Um abraço.

      Filipe Cabral Escreveu um post sobre… Escolha um post diferente para mostrar

    4. vc não falou (propositalmente, eu vi) do orkut. Mas lá dá pra publicar seu blog pelos feeds.
      Eu já deixei de usá-lo, mas ajuda na divulgação do blog tbm.

      lins Escreveu um post sobre… Death and the Gypsy

    5. “EU BLOGUEIRO”, acho que essa expressao nao deveria ser usada a todas as pessoas que contem um blog, eu por exemplo, sou um deles..rs. pois apenas uso o blog como meio de divulgaçao de alguns arquivos.
      Mais para quem quiser ler mais a respeito, saiu uma materia muito boa hoje no jornal EXTRA (publicado no RJ), quem puder ler ate que e legal e tem um pouco haver com o assunto abordado aqui.
      Abraçao a todos

      Anderson Escreveu um post sobre… TWO AND A HALF MEN: 6º Temporada – Epis. 20-21-22

    6. Desculpe a minha ignorância, porque alguns comentários tem o link para o blog e outros não?

    7. Também não conhecia o Diga Cultura, vou dar uma olhada.
      Gosto muito do Dihitt, lá conheci muita gente interessante, e tenho aprendido muito.

    8. Sérgio Rodrigues

      Penso que as empresas já estão alertadas sobre o potencial das redes sociais, mas muitas ainda não estabeleceram uma estratégia e não sabem a melhor forma de tirar o melhor partido delas.

    9. Parabéns mais uma vez Gustavo.

      Estou refletindo muito ultimamente sobre meu EU BLOGUEIRO. Estou lendo muito seu blog e fiz um post no Liso-Sapiens sobre seu blog, seu aniversário e os sorteios. Confira depois e mande um feedback.

      Grande Abraço!

    10. Faço parte de muitas redes sociais,mas o Diga Cultura eu não conhecia.Irei fazer meu cadastro la imediatamente.Valeu pela dica.

    Deixe uma resposta