Artigo 4 – Escreva um Guest Post

Esse é o quarto artigo de uma série que irá comemorar o 1º aniversário do GF Soluções.

Para saber maiores detalhes sobre essa série de artigos e os prêmios que serão sorteados durante ela acesse o artigo 1º aniversário do GF Soluções, como ganhar prêmios. O objetivo dessa série de artigos é auxiliar você, que tanto tem auxiliado o crescimento desse projeto, no crescimento do seu projeto web.

Talvez os mais atenciosos estejam se perguntando por que anunciei que faria uma série de artigos para ajudar você no crescimento de seu projeto web e até agora, em três artigos, dois deles foram totalmente voltados para a pessoa e não para o projeto?

No caso os últimos dois artigos davam dicas para que você se apresentasse nas redes sociais e na blogosfera. O fato, volto a reforçar, é que você e seu projeto web são apenas “um”. Não pode haver distinção. O projeto é só um meio pelo qual suas idéias alcançam outras pessoas com idéias em comum, ou não! E por isso hoje o artigo novamente vai falar de você e não de seu projeto web.

Hoje vou falar de Guest Post. E espero que ao final do artigo queira escrever um Guest Post aqui ou em outro blog que abra esse tipo de espaço.

Um Guest Post, em tradução livre, significa “Post Convidado” e nada mais é que um artigo escrito por um autor convidado em seu blog. Eu já escrevi alguns guest posts e já recebi alguns aqui também no GF Soluções. Até mesmo tenho uma política para esse tipo de artigo, então se após ler o artigo quiser escrever um guest post para o GF Soluções leia o artigo Divulgue seu texto com um guest post.

No artigo citado já relacionei vantagens para ambos os lados, tanto quem escreve como quem abre espaço em seu blog para um Guest Post. E como nessa série de artigos em comemoração ao 1º aniversário do GF Soluções o objetivo é ajudar você a crescer juntamente com seu projeto na blogosfera chegou o momento de falar novamente sobre Guest Post. Nesse artigo vou relacionar vários motivos para você escrever um Guest Post. O objetivo a ser alcançado é aumentar o número de leitores e blogueiros que conhecem seu estilo de escrita para que você possa, depois, transformá-los em leitores de seus projetos.

Vantagens em se escrever um Guest Post

  • Escrever sobre um assunto que gosta e domina, mas que está fora do foco e público do seu projeto.
  • Alcançar um público diferente do que está acostumado e dependendo do blog que publicar o artigo, numa quantidade muito acima da que alcançaria normalmente.
  • Os leitores do blog aonde está publicando o Guest Post podem se tornar seus leitores se gostarem do seu estilo de escrita.
  • Poderá ganhar credibilidade ao escrever um artigo em um projeto web que tenha uma grande circulação de leitores.
  • Ganhará experiência na resolução de conflitos de opinião que possam surgir nos comentários.
  • Terá uma cobrança que não teria em seu projeto, pois o proprietário do blog se passará por um redator, podendo lhe questionar alguns pontos que não concorde ou que possam ser mais aprofundados.
  • Você poderá colocar um ou dois links no Guest Post que indiquem artigos em seu blog com conteúdo que enriquece ou complementa o que está dizendo, mas sem exageros e com o conhecimento do proprietário do blog.
  • Seus leitores de feeds poderão sofrer um aumento significativo, já que no início do artigo é feita uma apresentação do blogueiro e os leitores são convidados a assinar seus feeds.

Como se candidatar a um Guest Post

Você resolveu escrever um Guest Post, ou vários, mas não sabe por onde começar. O primeiro passo é escolher os blogs que deseja escrever, feito isso procure no menu do blog se existe algum link relacionado a Guest Post ou publique seu artigo.

Se não houver faça uma pesquisa nos artigos do blog por Guest Post. Se mesmo assim não encontrar entre em contato com o proprietário do blog via e-mail.

Comece o e-mail se apresentando e informando que gostaria de escrever um Guest Post para o blog. Faça uma pequena descrição sobre você e relacione seus projetos e artigos mais visitados. Não se esqueça de colocar sobre o que pretende escrever no Guest Post.

Um ponto importante. Lembre-se que você precisa escrever um Guest Post que tenha relação com o assunto abordado no blog que irá publicar seu artigo.

Não fique frustrado se seus pedidos forem recusados. Ninguém é obrigado a aceitar seus pedidos ou publicar seus textos. Seja paciente e a recompensa virá.

Leia mais sobre Guest Post:

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    11 Comentários

    1. obrigado a todos pelos comentários, resolvi não comentar nos artigos da promoção enquanto os sorteios não fossem feitos,
      um grande abraço.

    2. Olá Gustavo, tudo bem?

      Olha, já tinha recolhido algumas informações importantes sobre como fazer um Guest Post por aqui mesmo no GF Soluções (muito interessantes e estão sendo devidamente aplicadas) e estou me organizando para começar de fato a trabalhar esse lado que acredito seja realmente uma das maneiras mais eficientes de divulgar a si mesmo e ao seu trabalho.

      Muito obrigado pelas dicas e por mais esse grande artigo.

      Peço licença para utilizar esse espaço (se você me permite) para deixar um convite para você e seus leitores para visitarem e conferirem a Master New Media

      Com os melhores artigos sobre blogagem e web 2.0 (assim como esse seu que está lá agora ;))

      Grande abraço!

      Tico Esteves Escreveu um post sobre… Campanha – Morte ao IE6! Participe!

    3. Incentivo a todos a escreverem guest post, eu mesmo só tenho a agradecer ao Gustavo pela oportunidade que ele me deu quando escrevi o guest post “Como recuperar a perda repentina de conexao a internet”, parece que foi tão bom que até foi até plageado…rs. Mas, voltando ao assunto, gostaria muito de escrever mais guest posts, pois gosto de escrever (desculpem a redundância), o problema é que as muitas atividades que já tenho não me permitem participar como gostaria.

      Luis Marcos Leite Escreveu um post sobre… Intel Muda Nome Do “Pentium Dual Core”

    4. Oi Gustavo!
      Muito legal esse artigo, nunca escrevi para ninguém, porém estou pensando em abrir uma área no meu blog para guest-posts, topas ser o primeiro convidado?!
      Um abraço!

      Sandra Info-Macross Escreveu um post sobre… Seu RSS é válido?!

    5. Tenho muito que aprender… desconhecia esse assunto. Não sei se teria coragem de escrever em outro espaço… quando se tem um assunto especifico tipo tecnologia, economia, deve se mais fácil.. pois atingirá um publico específico, no meu caso que é um blog pessoal , de variedades… não sei se teria sucesso. Mas a idéia é bem interessante.

      Mudando de assunto: programei um post de divulgação da sua promoção para amanhã.

      Uma semana produtiva para ti e os que aqui vierem.

    6. bá, isso eu não tenho coragem de pedir, não. Jà ficaria satisfeito se aceitasse postar em meu blog… o que tampouco é muito fácil, dado a falta de tema específico do meu espaço.

      lins Escreveu um post sobre… Diferença

    Deixe uma resposta