Aumente a quantidade e a qualidade dos comentários de seu blog

Se você quer o seu blog como uma referência no nicho para o qual você escreve é necessário aumentar a quantidade e a qualidade dos comentários em seu blog. Os comentários são o termômetro de um blog. Através deles você tem a noção do quanto seu texto influenciou os leitores. E é de suma importância que você saiba a opinião do leitor, pois ela geralmente enriquece o texto.

Conversa com Pontos de Cultura CE
Creative Commons License photo credit: MinC.Nordeste

Hoje tenho mais de 1.800 comentários em 498 artigos (março de 2009) e vou listar o que fiz para conquistar esses comentários e o que pretendo fazer para aumentar ainda mais a quantidade e a qualidade deles.

  • Escrever textos que despertam debates

Quer ter comentários no seu blog? Então escreva textos que despertam debates. Pesquise assuntos que dividem opiniões e escreva a respeito levantando os pontos positivos e negativos e abra, no final, espaço para um debate democrático. Deixe bem claro no texto que você quer conhecer o ponto de vista do leitor. E não se esqueça, não fique em cima do muro, deixe sua opinião também. Alguns assuntos que geram debates na área de Tecnologia:

* Qual a melhor plataforma para blogs?

* Qual o melhor sistema operacional?

* Qual o melhor Browser?

* Qual distribuição Linux é a melhor para Desktop?

  • Comentar em bons blogs e em textos de qualidade

Qualifico um blog como bom quando ele possui conteúdo de qualidade e dicas úteis para o meu dia-a-dia. Esses blogs eu me esforço para não perder de vista, ou seja, assino os feeds. Não é segredo. Se você comentar nesse tipo de blog e o seu comentário tiver qualidade com certeza atrairá visitantes para seu blog e consequentemente comentários. Procure comentar em textos de qualidade, pois eles atraem um número significativo de leitores e sua opinião será parte integrante desse texto. Se utiliza a plataforma blogger uma dica interessante é utilizar o OpenID.

  • Simplifique o formulário de comentários

Quando montar seu blog procure simplificar seu formulário de comentários. Lembre-se que nem todos dominam a tecnologia dos browsers. Quanto mais simples for o formulário, melhor. Se o seu blog é na plataforma Blogger/Blogspot veja aqui como melhorar seu formulário de comentários. Se o seu blog utiliza o CMS WordPress utilize o plugin CommentLuv.

  • Divulgue os artigos publicados em redes de divulgação de blogs

Para receber comentários em seus artigos eles precisam ser divulgados. utilize o diHITT, Rec6, Twitter entre outras plataformas para divulgação de blogs.

  • Responda aos comentários

Se um leitor comenta em seu blog nada mais óbvio que é necessário responder a esse comentário. Seja côrtez e rápido ao responder os comentários. Evite passar uma impressão de arrogância ou superioridade. Mas seja categórico ao defender sua opinião.

  • Moderar ou não moderar os comentários?

Essa é uma questão muito pessoal. O que aconselho é que no início deixe os comentários liberados. Só coloque moderação se começar a receber comentários ofensivos ou spam em demasia.

Conclusão

E você tem algum método para conseguir um grande número de comentários em seu blog? Deixe nos comentários sua opinião.

Atualização em 02 de junho de 2010

Hoje escrevi um artigo sobre o Projeto de Lei 7131/2010, de autoria do Deputado Gerson Peres, que responsabiliza os proprietários e autores de blogs, fóruns e outros sítios semelhantes pelo conteúdo dos comentários anônimos ou que não possuam uma maneira de serem identificados. Aconselho que leiam o artigo antes de decidir moderar ou não os comentários.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    29 Comentários

    1. Gostei muito do post, e espero que possa me responder. O meu blog é humorístico, e eu não posto minha opinião no final do post. Mas vi que muitos blogs postam a opinião, e tem muitos comentários. gostaria que você entrasse e desse a opinião a respeito.

      • Márcio,
        blog de humor não é meu forte, acho melhor você pedir a opinião de alguém que está no mesmo nicho que o seu. Só pra constar, visitei seu blog.
        Abraço.

    2. Um pecado mortal que alguns blogueiros cometem: ligar automaticamente o post ao email do pobre diabo comentador, assim você fica recebendo sem querer aquela batelada de emails. Isto é anti-propagando, vejo que você deixa ao critério do cara o “avise-me de novos comentários via e-mail”, assim é melhor.

      • Isaias,
        realmente é muito desagradável ficar recebendo e-mails com comentários de outras pessoas em artigos de outros blogs que você nem lembra mais que assinou, tenho alguns desses casos, que após 2 anos, ainda recebo um comentário…rs. Por isso deixo desativado!
        abraço.

    3. Luize

      É bem difícil conseguir comentários para o blog. Eu escrevo vários textos, mas parece que “em bar vazio ninguém quer entrar”, ou melhor, se não houverem comentários, ninguém comenta também! É frustrante para um blogueiro! =/

      • Luize,
        conseguir comentários não é uma tarefa fácil. O conselho que dou é que coloque seu foco em produzir conteúdo de qualidade. Os comentários serão uma recompensa que virá no momento certo,
        abraço.

    4. Navego por muitos blogs, e vejo eles morrendo! 90% dos blogs que vi, tem postagens de 2 anos atrás.Foram esquecidos no tempo.Talvez até o dono esqueceu a senhas de suas contas.Descaso.

    5. marcia de souza maciel

      oi adori seu blog, pois o mesmo é oriundo de diversas e complexas problemática que envolve o mundo. valeu sou do acre,cidade de xapuri, terra de chico mendes. bjos

    6. As dicas são ótimas, quase não tem comentários, estou começando a interagir com os leitores, mas tb pode ser algum problema no formulário de comentário, irei verificar, mas agradeço pelo post, obrigada!
      .-= Marilucia publicou o artigo Homem atualiza o Twitter em pleno altar =-.

    7. Esta matéria me deixou confiante em que poderei alavancar meu blog, que aliás estou começando agora.
      .-= Wenderson´ publicou o artigo blog ..Piada do dia =-.

    8. Realmente é dificil fazer com que tenha comentarios e de qualidade, por isso parabens por esse post. E parece que provocar um debate de vez em quanto eh bom neh? ^^

    9. Tudo o que vem para ajudar é valido, dicas comentários uma boa escrita vce estão de parabéns em querer divideir experiencias.

    10. Irving Maynard

      Não poderia deixar de comentar neste artigo, pois, foi justamente por isso que estava procurando e entre cinco blogs de dicas na área, o único que consegui ler por completo foi esse! Se os outros são ruins… não, não, mas esse conseguiu segurar minha atenção!

    11. Irving Maynarf

      @Aurelio Martuscelli
      Concordo com o amigo Aurélio, ter uma boa escrita também é fundamental para atrair comentários!

    12. Todo Blogueiro que comentàrios em seus artigos, mas ninguém se dà ao trabalho de comentar artigos em outros sites…..
      Vc jà fez seu comentàrio hoje???????

    13. Rodrigo

      No meu caso as imagens falam por si, mesmo assim acredito que gera discussões saudáveis nos leitores pode e deve ser uma excelente tática.

      Rodrigo Escreveu um post sobre… Britney Spears: Novo videoclipe para música censurada nas rádios americanas.

    14. @Mairo – O caminho é esse mesmo, comentar sempre que se interessar pelo tópico, nada pode ser artificial ou forçado,
      um abraço.

    15. Show! Tenho escrito alguns artigos para blogueiros iniciantes, mas lembro que num passado não muito distante eu escrevi algo de como conquistar leitores usando comentários.

      Comentários é a melhor interação leitor/blogueiro blogueiro/leitor. É através deles que fazemos a conexão entre o que escrevemos e a sensação despertada no leitor, através do seu texto.

      Abraços,
      Monthiel

    16. Gustavo, essa de simplifique o formulário é a chave do negócio. Nada pior que esses formulários em que a gente tem que ficar preenchendo um monte de coisas, entrando letras, etc, etc. Desanima mesmo.
      Essa notícia já está no radar, sem dúvida.
      E fiz questão de vir agradecer pela menção que vc fez ao Babel pelo dia de ontem, viu? Fiquei toda babona quando li. rs E de quebra, conheci o blog da Juliana e já peguei o feed dela tb. rs
      Bom dia pra vc, amigão.
      Bjs.

      Letícia Castro Escreveu um post sobre… Série publicação online: blog de qualidade nas asas do Ikaro Brasil

    17. Tento postar sempre conteúdo que desperte debates, comento em blogs de conteúdo de qualidade (no caso agora), divulgo em redes de divulgação e essencialmente respondo os comentários da forma mais educada e simpática possível. Não modero os comentários e não gosto muito quando comento e apresenta a mensagem que aguarda liberação, mas como você mesmo diz é muito pessoal esse fator.

      Abraços.

      Laurentino Mello Escreveu um post sobre… Tutorial: Usando Menu do Office 2003 no 2007.

    18. Bom dia Gustavo.
      Boas dicas sobre a importância do conteúdo nos blogs. Todas as que você descreveu são muito úteis. Acrescentaria à elas a capacidade de redação do autor, isto é, se ele tem boa redação e um assunto que tem facilidade de escrever, aliado ao poder de síntese, para não ficar discursivo, é um ponto de otimização de visualizadores e comentaristas.
      Abraços

      Aurelio Martuscelli Escreveu um post sobre… Tímido e Pegador

    19. eu comento sempre que me interesso pelo topico e to tentando aprender a escrever textos que atraiam a atenção do visitante e motivem a comentar mais essa tarefa é dura e tem que ser feita naturalmente, procuro analisar blogs de sucesso e blogs novos para aprender um pouco mais, seu blog sempre me motiva a comentar pois a qualidade dos posts é muito alta.

      Mairo Escreveu um post sobre… Cruzeiro 0 x 0 Tupi

    Deixe uma resposta