Baixe um arquivo em troca de uma mensagem nas redes sociais com o PagSocial.com

Você tem um e-book gratuito, uma apostila ou qualquer outro tipo de arquivo digital para liberar para download gratuito? Que bom, vivemos na era do compartilhamento, tudo é compartilhado e se o material é seu mesmo, melhor ainda. Mas seria ótimo se, quando fizessem o download, as pessoas que estão sendo beneficiadas com seu produto divulgassem entre seus seguidores nas redes sociais, não é mesmo? Mas não é isso que acontece, pois na grande maioria, as pessoas chegam, pegam o que precisam e vão embora.

Com o PagSocial isso muda, pois a pessoa precisa “pagar” para fazer o download gratuito. O pagamento é através de uma mensagem que você define no cadastro do arquivo. Ao fazer o download ele escolhe qual rede social pretende utilizar para logar (no momento está disponível o Orkut, Twitter e Facebook e eles tem planos de liberar para o Tumblr e Linkedin) e quando faz o download autoriza o envio de uma mensagem para seus seguidores naquela rede.

pagsocial, redes sociais, download

Meu e-book para download no PagSocial

Como utilizar o PagSocial

Para utilizar o PagSocial para disponibilizar o download de algum arquivo, basta seguir os passos:

  1. Acesse http://pagsocial.com/e clique em Comece agora. É grátis!
  2. Preencha os dados solicitados. Aqui faço duas colocações, a primeira quanto a mensagem a ser postada, aqui você colocará a mensagem que, quando o usuário fizer o download, será postada na rede social que ele escolher. Escreva algo que as pessoas que seguem o usuário possam entender, por exemplo, Fiz o download do e-book gratuito “Blog Profissional” do @gustavofreitas, faça você também. Não coloque links aqui.
  3. Desmarque “Anexar no final da mensagem o link do PagSocial” se você escreveu um artigo para divulgar o arquivo, se não, deixe marcado
  4. Se você escreveu um artigo para divulgar o arquivo, marque “Quero escolher o link a ser postado no final da mensagem” e coloque o link nessa área
  5. Concorde com os Termos de uso e clique em “Criar”
  6. Agora copie o código gerado e cole em seu blog, divulgue nas redes sociais e onde mais quiser
  7. Você receberá esses dados por e-mail, recomendo que guarde para poder, por exemplo, excluir o link quando quiser
  8. Pronto, seu link está criado e você terá estatísticas dos download, por cada rede social

Sugestões de melhoria para o serviço

A ideia é realmente fantástica e está me ajudando muito a controlar os downloads de meus e-books, além de ajudar a divulgá-los com as mensagens que são enviadas para as redes sociais. Como estou sendo muito beneficiado por essa aplicação gratuita, resolvi colaborar e dar algumas sugestões de melhoria (na web 2.0 qualquer aplicativo pode, e deve, ser melhorado). Espero que você também possa dar algumas sugestões após utilizar o sistema.

  1. Seria interessante se, além de fazer o download e enviar a mensagem para uma rede social, ainda existissem links para outras redes sociais (assim como nos blogs) para que pudesse ser divulgado para quantas redes sociais o usuário quisesse.
  2. Espaço para comentários nos downloads, para que as pessoas pudessem dar sua opinião, se quisessem, poderia ser, por exemplo, integrado o sistema de comentários do Facebook, que aumentaria ainda mais a exposição do arquivo nessa rede social.
  3. Espaço para inserir um pequeno texto antes do download, para aqueles que queiram dar uma introdução ou instruções aqueles que irão fazer o download (principalmente para quem não é blogueiro e não tem como fazer um artigo introdutório).
  4. Criação de cadastro (através do Facebook, Twitter…) para que fiquem relacionados os arquivos do usuário num só lugar, por exemplo, tenho dois e-books para download no PagSocial e para ter a estatística dos dois, tenho que saber o caminho e entrar em cada um para verificar as estatísticas.

Claro que são apenas sugestões, já que o serviço é gratuito. Volto a dizer, a ideia é fantástica e parabenizo o pessoal envolvido no seu desenvolvimento, principalmente por ser gratuito. E você, o que achou? Já conhecia? Deixe sua opinião ou sugestão nos comentários.

Vi no F² que me escreveu um artigo sobre o serviço e me avisou no Twitter, obrigado!

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    14 Comentários

    1. roberto

      Olá
      Muito bom o post.
      Eu já tinha ouvido falar sobre esse serviço,
      Mas sua explicação ficou bem melhor.

      Eu gostaria de saber no entanto onde fica os arquivos pra ser baixado?

      Obrigado pela atenção

    2. Excelente artigo, Gustavo! Trabalho com internet há muito tempo e não conhecida esse serviço. Tenho alguns planos em mente e vou executá-los com o Pagsocial.

      Forte abraço e sucesso!

    3. Infelizmente o site do pagsocial ja esta alguns dias fora do ar e os meus ebooks sem o link deles.

    4. Eu nao conhecia essa ferramenta e achei ela bem prática. Suas dicas são muito boas. Parabéns

      • Denis,
        é incrível como na internet as pessoas são acessíveis não é mesmo? Eu conheço várias pessoas que nem sabem que eu existo e da mesma maneira muitas me conhecem e eu nem imagino. É até engraçado…
        grande abraço.

    5. É fantástica está ferramenta,imagine disponibilizar um e-book de qualidade para download em como ele se tornará viral!? como aconteceu com seus 2 e-books.
      Veja que toda ferramenta criada hoje em dia tem a obrigação de ser integrada nas redes sociais mais famosas.

      Abraço!

    6. Como disse pelo twitter, sabia que tu ia gostar do recurso Gustavo. Aliás, gosto de ler seu blog pelo nível didático com que você escreve, parabéns e obrigado pela referência.

      Continuemos trocando idéias por aí, qualquer coisa te aviso. Se quiser me adicionar no MSN ou Gtalk é o mesmo endereço do e-mail.

      braços.

      Felix

      • Felix,
        obrigado pelo comentário. Quanto a referência, era o mínimo que podia fazer, já que foi no seu artigo que conheci o aplicativo. Vou adicionar no Gtalk, pois praticamente não utilizo o MSN.
        abraço.

    Deixe uma resposta