Blogueiros que produzem material autoral desistem de dar continuidade aos seus projetos

Esse artigo é um Guest Post escrito por Adenilson Batista da Rede Zero. Se você também quiser publicar um Guest Post no GF Soluções, basta entrar em contato pelo formulário de contato.

Este mês de Outubro volta a ser marcado por um fato não muito raro na Blogosfera contemporânea, que vem a ser a desistência de dar continuidade as postagens dos blogs. Os desistentes da vez são os autores do Blog Toonseries.com.br (Ricardo Braga) e o Humor 2D (dos irmãos Vitor e Bernard).

Mas em meio a tantas desistências por que dar destaque a “mais” 2 blogs com trabalhos inativos?

Simples, pois tanto o autores do Toonseries como os do blog Humor 2D trabalham com conteúdo autoral, ou seja, eles produzem seu próprio conteúdo.

Ricardo Braga (Toonseries) criava cartoons de personagens de seriados e toda semana disponibiliza 1 ou às vezes mais publicação. Durante todo o período de existência do Blog foram publicadas mais de 600 cartoons.

toonseries

O Humor 2D por sua vez criavam animações em Flash e toda semana disponibilizava também uma animação para seu público. Ambos os blogs são hospedados na plataforma Blogger e possuíam domínio próprio.

humor 2d

Então o que fez seus projetos serem descontinuados?

Apesar de estarem fazendo o que gostam, ou seja, produzir material próprio, esta atividade em seus blogs não tinham remuneração alguma ou algumas vezes eram mínimas. E como precisavam fazer outra atividade para que pudessem ser remunerados dedicaram-se mais ao trabalho, seus blogs não estavam dando nem um complemento de renda, havia somente o desgaste de criar conteúdo e ter pouco reconhecimento dos leitores que pouco comentavam em seus respectivos blogs.

Somado isto e o fato de ser um Nano Blog (blog pequeno) em meio aos milhares de blogs na Blogosfera brasileira e de pouco reconhecimento, os fizeram pensar em parar de dar sequência aos seus projetos.

Tanto o Humor 2D como o Toonseries não excluirão seus blogs, estes ficarão disponíveis para quem desejar acompanhar seus trabalhos e quem sabe um dia venham a ter uma motivação de blogar novamente.

É complicado você produzir conteúdo e não ser reconhecido ao mesmo tempo em que outros blogs copiam e colam conteúdo sem ter trabalho algum e fazem sucesso na web. Ao ver isto é normal que a pessoa venha a se sentir desanimado e queira deixar de se dedicar no que gosta de fazer.

Solução

Uma sugestão que costumo recomendar nestes casos é que os autores destes blogs procurem blogs ou sites maiores para divulgar seu material e ter a oportunidade de atrair mais visitantes para suas páginas. Dessa forma você teria mais pessoas vendo seu conteúdo e comentando sobre o que deve melhorar e até elogios e continuando com seu blog pessoal em paralelo.

Então caso você esteja desmotivado com seu blog, não deixe-o, principalmente se você produz conteúdo próprio, procure algum site ou blog que você goste e tenha conteúdo semelhante ao seu ou que você pode torná-lo melhor ao prestar sua colaboração. Blogs não são concorrentes e tem espírito colaborativo, portanto sempre haverá espaço e público para seu conteúdo.

Problogger, Consultor para desenvolvimento e monetização de sites e blogs e Professor universitário. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net. Que tal aprender a criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet?.

15 pensamentos sobre “Blogueiros que produzem material autoral desistem de dar continuidade aos seus projetos”

  1. adri disse:

    Você disse tudo: “É complicado você produzir conteúdo e não ser reconhecido ao mesmo tempo em que outros blogs copiam e colam conteúdo sem ter trabalho algum e fazem sucesso na web. Ao ver isto é normal que a pessoa venha a se sentir desanimado e queira deixar de se dedicar no que gosta de fazer.”

    Enquanto muitos de nós procuramos a criatividade para escrever não se sabe onde, vem uns e outros com artigos ridículos, pobres de idéias e que recebem milhares de comentários… O que mais me deixa indignada são os tipos de blog sobre ‘como imitar a roupa, o cabelo, o sapatinho, o estilo da celebridade fulana de tal’… Estes são recheadossssssssss de comentários e de seguidores desmiolados… Eta povo bem marionete, sem personalidade e sem cérebro, que merece o conteúdo inutil e plagiado que recebem… Desanimador.

  2. Olá Gustavo, tudo bem? Este artigo é de muito valor para mim, pois estou iniciando nesta área. Em um primeiro momento me deixa assustado, pelo fato de pessoas profissionais e altamente gabaritadas estarem desistindo, isto me assusta um pouco, mais ao mesmo tempo me motiva por saber que há, também, pessoas despostas a se unir e motivar àqueles que por ventura estejam querendo parar.
    Valeu pelo artigo. Um abraço e até mais.

    1. Romildo,
      realmente o artigo do Adenilson Batista abordou um tema que levanta muitos questionamentos e dúvidas, mas que é importante de ser discutido.
      Abraço.

  3. Entendo perfeitamente estes blogueiros que estão desistindo de atualizar seus blogs, porque é muito ruim a pessoa ter um trabalhão absurdo desses e não ter reconhecimento! Realmente, existem algumas situações que fazem a gente pensar em desistir. No meu caso, desanimei com meu blog por causa de uns preguiçosos que adoram passar lá para pegar meus posts, reciclar e postar nos blogs deles. Aconteceu direto desde que comecei, há quase 3 meses. Então, fechei para reforma, mas vou reabrir com outro formato e tomar mais cuidado com os ladrões de ideias.

    1. Hannah,
      como já falei, cada um sabe a situação que está passando. Você “deu um tempo” mas não desista.
      abraço.

  4. Sinto-me solidário aos amigos, tenho visto e sentido em tão pouco tempo na blogosfera o quão difícil é se estabelecer, ou seja, aparecer com qualidade, ter algum reconhecimento e então vir o dinheiro como fruto desse trabalho.

    Eu teria atualmente motivos de sobra para abandonar meu blog… não vem ao caso dizer quais.

    Mas, prefiro ser um aluno dos grandes que já estão no mercado, principalmente o Gustavo que sigo muito seus vários blogs e é fonte de inspiração pra mim.

    Não vou parar, e acredito que em breve, poderei colaborar de forma consistente para que outros tantos não parem, e rompam os primeiros 90 dias como estou prestes a completar e rompam 100×90 para que todos os internautas em busca de informação de qualidade, humor, diversão, negócios, sejam beneficiados.

    Paz, saúde e sucesso.

    Até breve.

    1. Juliano,
      o pensamento tem que ser esse… se você gosta do que faz, se sente realizado, não desanime, siga em frente.
      Abraço.

  5. Nil Batista disse:

    Infelizmente a falta de caráter também está presente no mundo virtual e assim como também fora deste. Logo devemos evitar a incentivar esta prática, a solução mais pacífica e eficiente neste caso é mesmo denunciar e continuar seguindo seu trabalho e torcer para que um dia eles(plagiadores) se dêem ao trabalho de produzir seu próprio conteúdo ou que não se sintam motivados a manter seus “projetos” ativos.

  6. Nil Batista disse:

    Concordo com a opinião do Gustavo, se você gosta de manter um blog não deve abandoná-lo por estes motivos. Produzir conteúdo mesmo que este seja visto por poucas pessoas é mais satisfatório que copiar algo e ter diversas visualizações, mas apenas por ver o conteúdo copiado, que poderia estar em qualquer outro site além do seu.

  7. Netto disse:

    o problema é o desestímulo mesmo… muita gente visita mas pouquíssimas comentam ou publicam… eu mesmo estou pensando em fechar o blog, acho que certos defuntos não compensam a vela que gastamos…. hehehe mas por enquanto eu vou empurrando com a barriga, quer dizer, com o mouse…

    1. Netto,
      se você não sente mais prazer em ter o seu blog, pode até fechá-lo, mas você sabe (estou apenas frisando) que não deve fazê-lo por conta de poucas visitas ou comentários.
      Abraço e sucesso com seu projeto.

  8. Bruno disse:

    OLá Gustavo!!

    Eu particularmente já pensei em desistir do meu projeto principal ou coloca-loa venda, mas depois de muito pensar, cheguei a conclusão que não valia a pena. Muito trabalho e depois morrer na praia é complicado.

    1. Bruno,
      acredito que cada situação deve ser analisada com calma. Eu mesmo estive pra fechar o GF Soluções há poucos dias, mas não por conta de desestímulo e sim por que ele estava me dando muitos problemas com hospedagem, ai contratei uma VPS e por enquanto, apesar do custo, está valendo a pena.
      Então depende muito dos motivos.
      Abraço.

  9. Matheus disse:

    Olá Gustavo,

    Concordo plenamento com o artigo, já houve muitas vezes em que pensei em desistir dos meus blogs pela quantidade de plágios que encontro de meus artigos na internet.

    Acredito que o plágio é um dos piores canceres que existem no mundo, pois “matam” as pessoas criativas e que tem possibilidade de criar coisas novas.

    Sempre que posso, eu aproveito para denunciar os plagiadores dos meus artigos, afinal: escrever conteúdo único e de qualidade, dá trabalho!

    Abraço!

    1. Matheus,
      o único caminho é esse, denunciar os plagiadores.
      abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge