Participe da campanha antispam.br

Participe da campanha antispam.br.

Maio é o mês de aniversário do GF Soluções. Esse ano o blog completa 5 anos. Posso dizer que esse feito não é para todos, já que grande parte dos blogs criados não passam de 90 dias.

Em comemoração aos 5 anos do GF Soluções vou republicar alguns artigos lá do início, alguns que pertenciam a um antigo site chamado GF Soluções e que, junto com outro blog no Blogger veio a ser o GF Soluções que existe hoje.

Esse artigo foi publicado originalmente em 6 de abril de 2008.

O que é spam?

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

O que são spam zombies?

Spam zombies são computadores de usuários finais que foram comprometidos por códigos maliciosos em geral, como worms, bots, vírus e cavalos de tróia. Estes códigos maliciosos, uma vez instalados, permitem que spammers utilizem a máquina para o envio de spam, sem o conhecimento do usuário.

Enquanto utilizam máquinas comprometidas para executar suas atividades, dificultam a identificação da origem do spam e dos autores também. Os spam zombies são muito explorados pelos spammers, por proporcionar o anonimato que tanto os protege. (antispam.br).

Campanha antispam.br

O site antispam.br é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), contra o envio de e-mails não solicitados, o tão conhecido e odiado Spam.

No site você poderá conferir a origem, curiosidades, saber como se prevenir e ainda muitas dicas. Você também irá aprender como reclamar e a quem reclamar ao ser vítima de Spam. Eles tem também uma campanha antispam.

antispam.br

O spam pode afetar os usuários do serviço de correio eletrônico de diversas formas. Alguns exemplos a seguir mostram como a produtividade, a segurança, entre outros, podem ser ameaçadas.

campanha antispam

  • Não recebimento de e-mails: Boa parte dos provedores de Internet limita o tamanho da caixa postal do usuário no seu servidor. Caso o número de spams recebidos seja grande, ele corre o risco de ter sua caixa postal lotada com mensagens não solicitadas. Se isto ocorrer, passará a não receber e-mails e, até que possa liberar espaço em sua caixa postal, todas as mensagens recebidas serão devolvidas ao remetente. Outro problema é quando o usuário deixa de receber e-mails nos casos em que regras anti-spam ineficientes são utilizadas, por exemplo, classificando como spam mensagens legítimas.
  • Gasto desnecessário de tempo: Para cada spam recebido, o usuário necessita gastar um determinado tempo para ler, identificar o e-mail como spam e removê-lo da caixa postal.
  • Aumento de custos: Independente do tipo de acesso à Internet utilizado, quem paga a conta pelo envio do spam é quem o recebe. Por exemplo, para um usuário que utiliza acesso discado à Internet, cada spam representa alguns segundos a mais de ligação que ele estará pagando.
  • Perda de produtividade: Para quem usa o e-mail como ferramenta de trabalho, o recebimento de spams aumenta o tempo dedicado à tarefa de leitura de e-mails, além de existir a chance de mensagens importantes não serem lidas, serem apagadas por engano ou lidas com atraso.
  • Conteúdo impróprio ou ofensivo: Como a maior parte dos spams é enviada para conjuntos aleatórios de endereços de e-mail, é bem provável que o usuário receba mensagens com conteúdo que julgue impróprio ou ofensivo.
  • Prejuízos financeiros causados por fraude: O spam tem sido amplamente utilizado como veículo para disseminar esquemas fraudulentos, que tentam induzir o usuário a acessar páginas clonadas de instituições financeiras ou a instalar programas maliciosos, projetados para furtar dados pessoais e financeiros. Esse tipo de spam é conhecido como phishing/scam. O usuário pode sofrer grandes prejuízos financeiros, caso forneça as informações ou execute as instruções solicitadas nesse tipo de mensagem fraudulenta. (antispam.br).

No site do antispam.br você ainda encontra vídeos, cartilha de segurança e muito mais pra aumentar seu conhecimento e a sua segurança na internet. Acesse no link abaixo.

Participe também dessa campanha, nós estamos participando!

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    3 Comentários

    1. Olá Gustavo

      Realmente é muito complicado ficar deletando spams.
      Todos os dias eles chegam e incomodam.
      Espero que um dia a internet consiga banir de uma vez essa prática que tanto mal provoca nos que navegam na rede.

    2. Wilde de Almeida

      Olá Gustavo
      Estou iniciando atividades na internet e me preocupa essa denominação “spam”. Segundo o GESTOR é qualquer e mail que chega ao destinatário sem o devido pedido para tal. Uma boa maioria de consultas que fiz, dizem-me que se eu colocar uma notificação no final do e mail, dizendo o modo para remover o endereço da listagem perde-se a conotação de spam. isto é real ou pura balela? Alguns marketeiros me informaram que possuem 20 mil, 100 mil e até 500 mil assinantes na listagem, como eles conseguiram número tão expressivo, sem mandar um primeiro e mail não pedido para alguém, ou seja um spam. Se eu for me basear em indicações do Google, será um processo bastante demorado não? Aparecer como os cinco primeiros na página do Google continuamente é bastante difícil, certo? Por favor me esclareça, se puder, pois quero uma lista de 10 mil assinantes para as minhas atividades comerciais. Obrigado pela atenção, Wilde INDA 18513 7h40

      • Wilde,
        o primeiro passo pra ter uma lista de e-mail sem spam é oferecer algo em troca da assinatura, como por exemplo, um e-book grátis ou um curso. Depois ai sim, criar os e-mails e deixar claro como conseguiu o e-mail da pessoa e como ela faz se quiser se descadastrar.
        Se necessário também ter um bom serviço de e-mail marketing, no artigo abaixo falo sobre o PT Sender, que utilizo.
        http://querocriarumblog.com.br/pt-sender/
        abraço.

    Deixe uma resposta