Como a Web 2.0 pode revolucionar o processo de construção do profissional colaborativo no ensino superior

Como já havia relatado aqui em alguns artigos, estava preparando minha monografia para a pós graduação de Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior. Na última quarta-feira (20/04/2011) apresentei e fui aprovado (nota 9), e agora venha a público disponibilizar minha monografia para quem quiser conhecer o teor da mesma, e quem sabe, até mesmo utilizá-la como base para algum projeto na área ou como uma das bases teóricas para uma futura monografia.

O tema abordado foi “Como a Web 2.0 pode revolucionar  o processo de construção do profissional colaborativo no ensino superior“, onde demonstro que as ferramentas de web 2.0 como blogs, wikis e redes sociais podem ser utilizadas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Meu foco é no ensino superior, mas dou alguns exemplos também de utilização na educação básica.

Segue o resumo do trabalho

Esse trabalho tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas na sociedade com a popularização da internet e o surgimento das ferramentas de web 2.0 e as mudanças ocorridas nas empresas e no mercado de trabalho com a chegada dessas novas tecnologias. Com a chegada da Era da Informação, as novas tecnologias e a internet (juntamente com as ferramentas da web 2.0) a geração digital pode participar na economia, principalmente com a colaboração em massa em aplicativos com a enciclopédia virtual Wikipédia. Diante dessas mudanças a web 2.0, através de ferramentas como blogs, wikis, webquests, softwares educativos e redes sociais (orkut, twitter) se apresenta como uma ferramenta que pode auxiliar os professores na tarefa de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas, e, no contexto desse trabalho no ensino superior, preparando assim o aluno para entrar no mercado de trabalho, analisando ainda o papel que a web 2.0 está desempenhando atualmente nas empresas, principalmente no Brasil.

Se quiser fazer o download da monografia (esse ainda não é o arquivo oficial, mas se houver alguma alteração irei divulgar aqui) basta clicar no link abaixo.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Penso que a construção do conhecimento nas mídias digitais crescem de maneira espetacular. Lidar com essa atmosfera é um desafio. Visto que realmente há um grande contingente de “imigrantes digitais” e são estes, a maioria, que estão na sala de aula, muitas vezes disputando o seu espaço com celulares e notebooks. É um desafio.
      Mas acho que não há uma preparação ainda para um trabalho efetivo em sala de aula para que estas ferramentas trabalhem a favor da educação. Seu TCC é uma forma valiosa de fazer conhecer o quanto as ferramentas digitais podem estar ao favor da edução e construção cognitiva. Também penso que precisamos buscar resposta, discutir quais são os meios que viabilizem dentro da esfera digital a melhor maneira de agregar valor ao conhecimento e sua construção.

      Também penso que as empresas que desenvolvem aplicações para WEB precisam estar focada nesse sentido, pois os futuros profissionais da área de TI estão sentados em alguma cadeira escolar. Avaliar a experiência do usuário, penso eu, é fundamental para compreender essa transformação, desde sua interação e formas de uso dessas ferramentas.

      • Obrigado pelo seu comentário, certamente agregou muito valor ao artigo de anúncio de minha monografia.
        Concordo com tudo que falou, e na monografia abordo justamente a falta de preparo do professor para viabilizar a utilização da TIC na educação, e também a falta de políticas públicas nesse sentido. Mostro também alguns casos de professores que estão indo atrás de soluções, principalmente envolvendo mídias sociais.
        Abraço e sucesso.

    2. Richard

      Obrigado, Gustavo Freitas, por disponibilizar seu trabalho. Pretendo centralizar o assunto da minha monografia de conclusão do Curso de Comunicação – Rádio & TV, no fenômeno do Facebook e creio que o seu estudo pode me ser muito útil.
      Um abraço,

      Rich.Matt

      • Richard,
        espero que seja útil mesmo, também falo muito sobre o Facebook aqui no GF.
        qualquer coisa estou a disposição,
        abraço e sucesso com sua monografia.

    3. Parabéns, Gustavo e já baixei. Creio que este trabalho será útil pra mim que estou fazendo atualmente pós-graduação em Educação a Distância.

      Abs.

    Deixe uma resposta