Como acompanhar os ganhos do Google adsense nos relatórios do Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta completa para gerenciar seu blog e a cada dia novas funcionalidades são implementadas. Para os que utilizam o Google Adsense em seus blogs, a dica de hoje é justamente para ter controle dos ganhos do Google Adsense nos relatórios do Google Analytics. Mas qual a vantagem de ter esses relatórios de ganhos no Analytics, já que o próprio Adsense possui relatórios de ganhos? A grande vantagem é você saber quais os artigos que dão mais lucro, dessa maneira você pode trabalhar ainda mais neles (SEO, divulgação, outros), gerando assim mais visitas e mais lucros.

Para ter o relatório é necessário, primeiro, integrar sua conta do Google Adsense ao Google Analytics. Se você ainda não fez esse procedimento, acesse sua conta do Google Adsense e você verá uma mensagem “Integre a sua conta do Adsense ao Google Analytics“, clique sobre ela e siga os procedimentos solicitados.

google, adsense, analytics

 

Se preferir, você pode assistir o vídeo primeiro para ter certeza que está fazendo o procedimento corretamente. Preste bastante atenção e siga os passos descritos no vídeo.

Se você já tem essa integração e não sabe como utilizar os relatórios, preste atenção:

  1. Acesse seu painel de controle no Google Analytics
  2. Para acessar os relatórios basta entrar no menu Conteúdo e depois em Google Adsense, como mostrado na imagem abaixo.

google, adsense, analytics

Você terá acesso aos seguintes relatórios:

  • Visão Geral – Aqui você tem uma visão geral de todos os relatórios, resumidamente
  • Conteúdo principal do Google Adsense – Mostra quais os artigos que mais geraram lucro com o Google Adsense, com vários níveis de detalhamento
  • Principais referenciadores do Google Adsense – Mostra os sites que mais enviam visitantes, mostrando também quais visitantes clicam mais nos anúncios. Esse relatório pode lhe ajudar, entre outras coisas, a decidir se um anúncio em determinado site está dando retorno ou não
  • Tendências do Google Adsense – Acompanha a evolução das receitas, cliques e outros parâmetros do Google Adsense num período de 30 dias ou mais

Implemente os relatórios do Google Adsense no Google Analytics e analise com mais qualidade seus dados. Ganhar dinheiro com blog é possível, mas é uma tarefa que dá muito trabalho, principalmente quando não sabemos como esses recursos estão chegando, ou não, aos nossos artigos. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Se precisar de uma consultoria para monetização de seu blog, solicite um orçamento gratuito através do formulário de contato.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Boa Noite

      Gustavo

      Será que demora muito?
      Já quase 3 meses que ativei e nada.

      Um Abraço
      Roberto

      • Roberto,
        não demora tanto assim não, apenas alguns dias até começar a mostrar os dados. Refaça os passos, talvez algo não saiu da maneira correta.

    2. Boa Noite

      Gustavo

      Tudo bem?
      Efetuei todos os passos mas no GA não exibe nenhum informações sobre os ganhso do Adsense, sera que tem algo errado?

      Aguardo seu retorno.

      Um Abraço
      Roberto

    Deixe uma resposta