Como escrever um artigo de qualidade

Esse texto é uma relação de fatores que considero essenciais para classificar um artigo como relevante. Não afirmo que ao seguir essa relação seu artigo será um sucesso, mas é dessa forma que tenho escrito meus artigos e selecionado pela blogosfera os que irei ler e colocar no Google Notas para futuras consultas e links.

Levo em consideração aqui fatores pessoais que me atraem num artigo como título, assunto, relevância, escrita correta e cores utilizadas no texto.

Título

Devido ao pouco tempo que disponho, e a necessidade de ler várias informações durante o dia, preciso selecionar o que vou ler imediatamente, o que vou anotar no Google Notas para ler mais tarde ou em outra oportunidade, e o que não irei ler nunca. Como geralmente assino os blogs e sites que acho interessante, recebo por e-mails os artigos publicados e começo pelo título, se ele não me convencer de que o assunto tratado no texto irá me agradar ou ser útil em algum momento, não continuo a leitura e deleto o e-mail. Gosto de dizer que o título é 50% do sucesso ou fracasso de um texto. Procure definir o título com calma, não é necessário que ele seja as primeiras palavras a serem escritas ao se iniciar um texto, muitas vezes o título ideal só vai ser definido quando o texto estiver pronto.

Primeiro parágrafo

Se o título me convencer de que preciso ler o artigo analiso o primeiro parágrafo, procurando ali um resumo do texto. Se esse resumo indicar que o texto é importante para mim nesse momento eu o leio imediatamente. Se entender que é importante, mas não no momento, eu o salvo para ler em outro momento oportuno. Do contrário não o leio. Procure colocar no primeiro parágrafo um resumo do que o leitor irá encontrar no texto como um todo.

Erros de português

Acho muito difícil ler um texto com inúmeros erros de português. Não sou professor de língua portuguesa e sei como é difícil nosso idioma, mas com a tecnologia e as várias ferramentas disponíveis, certos erros grosseiros são difíceis de tolerar. Ler um texto com vários erros de português é muito cansativo e tira toda a credibilidade do autor, e sem credibilidade o texto não é importante! Não leio! Se você tem dificuldade com algumas palavras ou frases procure utilizar algum corretor ortográfico, como o do word ou então instale um no Firefox.

Assunto

Apesar de buscar artigos com foco em TI, minha área de atuação, dispenso conteúdo repetitivo ou os textos simplesmente copiados e colados de outros blogs ou sites. É frustrante ler o mesmo assunto várias vezes, com título e algumas linhas diferentes. Outro fator desestimulante é ver uma notícia interessante mas superficial, quando for escrever um texto superficial, deixe isso claro no início do texto para que somente os iniciantes naquele assunto leiam o texto e evite comentários de reclamação no texto. Dê preferência em escrever sobre assuntos que domina e seja autêntico.

Cor do texto e layout

Existem autores que escrevem ótimos títulos, mas não consigo ler nem o primeiro parágrafo, pois o layout e a cor do texto o tornam ilegíveis, passando a impressão de que o autor não quer que eu leia o texto. Eu evito esse tipo de blog e texto. Prefiro, para preservar minha visão, cores claras e letras em tom escuro. Já utilizo óculos e não preciso de ajuda para prejudicar ainda mais minha visão.

Conclusão

Essas são algumas observações que fiz de textos que tenho lido, ou tentado, pela internet e não especificamente na blogosfera. Não é um manual ou uma maneira de fazer que todos os seus artigos sejam um sucesso, mas uma tentativa de passar para você o que me atrai num texto. Espero ter ajudado nesse sentido e, se quiser acrescentar sua opinião utilize os comentários abaixo. Recomendo ainda a leitura desse artigo do The Best.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    16 Comentários

    1. Olá Gustavo Freitas.

      Muito bom o artigo. Acredito que esses são os fatores básicos de um artigo de qualidade. Com relação ao titulo, tenho observado que alguns artigos tem um titulo criativo e atraente, mas o conteúdo é pobre, fraco.

      Quando isso acontece deixo imediatamente o blog. Não adianta ter um titulo cativante se o resto do artigo é uma porcaria.

      Um grande título misturado com uma introdução fraca, sem vida e um conteúdo ruim é como convidar alguém em sua casa e bater com a porta na cara deles quando se aproximarem.

      Só aumenta a taxa de rejeição do blog.

      Abraço.

    2. Essa dica que encontrei aqui é muito boa, aliás tenho seu blog como uma referência no que diz respeito a layout, cores e outras coisas mais. Leio seus artigos há algum tempo, no entanto faz pouco tempo que criei um blog e o foco do meu blog não tem muito a ver com seu, mas criei uma categoria para falar a respeito de web e coisas do gênero.
      O que acho mais interessante é que as vezes escrevo algo que, para mim, é muito importante, porém para o meus leitores não parece ser tanto assim. Por outro lado as vezes escrevo algo que, ao meu modo de ver, é um pouco irrelevante, mas faz muito sucesso. Vai entender!
      Bem, nessa categoria de web e informática que criei gostaria de escrever alguns artigos e relaciona-los com os seus, com algumas dicas que você dá aqui. Quero colocar links dos seus artigos nos meus posts. Posso fazer isso?

      • Thiago,
        obrigado pelo comentário.
        Quanto a colocar links de meus artigos nos seus, não tem problema algum.
        abraço.

    3. Lembrando que é super importante que a estruturação e escrita das postagens seja sempre a mesma, pois o leitor se habitua a ter textos com a mesma estrutura e passa a entender melhor.
      Eu normalmente faço uma leitura bem dinâmica do texto que me interesso e para que essa leitura seja eficaz é importante que o autor não enrole o leitor e seja muito objetivo. Textos longos não significam qualidade e muito menos relevância, apenas podem deixa o visitante cansado ou fazer com que ele se perca nas curvas do texto e saia dele.

      O sucesso quem determina é você.
      .-= The Best publicou o artigo Critica do filme Sherlock Holmes =-.

      • The Best,
        como sempre seus comentários enriquecem os meus artigos, é sempre muito prazeroso tê-lo aqui nesse espaço.
        um grande abraço.

    4. Nossa gostei muito das suas dicas,elas são simples porem objetivas,respondeu minhas duvidas.
      Um abraço

    5. Gislei Cristiano

      Estou lendo várias dicas sua sobre blog,
      estou querendo fazer um e suas dicas irão me ajudar muito.Obrigado

    6. @Camille,
      fico feliz pelas dicas lhe serem úteis, estarei visitando seu blog.
      um abraço.

    7. Muito boa as suas dicas, me valerão muito para os meus novos posts.

      Se tiver tempo, dá para passar no meu blog e deixar sua avaliação? (seja sincero lá, e não precisa ser cuidadoso com as palavras).

      os-sem-nada.blogspot.com
      Valeu!

      Camille Escreveu um post sobre…

    Deixe uma resposta