Como cadastrar seu blog ou site no Google rapidamente

Essa dica é para aqueles que utilizam o wordpress como Gerenciador de Conteúdo (CMS) de seu blog ou site, mas nada impede que seja adaptada para qualquer outro CMS ou site desenvolvido da maneira tradicional em html, php, C# ou qualquer outra linguagem de programação web.

Se você utiliza o Blogger / Blogspot fique tranquilo, o processo é simples e pode ser feito seguindo o artigo Como indexar seu blog no Google que escrevi no Quero Criar um Blog.

Google Webmasters Tools, seo, wordpress

Como cadastrar meu blog ou site no Google rapidamente

Para facilitar a tarefa, o Google disponibiliza a ferramenta Google Webmasters Tools, que possui muitas funcionalidades interessantes e úteis, mas no momento vamos focar no cadastro do blog e envio do endereço do sitemap. Basta seguir os passos:

  1. Acesse o site do Google Webmasters Tools clicando aqui
  2. Se você estiver logado em uma conta do Google irá entrar automaticamente na ferramenta, do contrário será necessário digitar seu usuário e senha de algum serviço do Google como Gmail ou Orkut
  3. Na página inicial clique em “Adicionar um site”, digite a url e clique em “Continuar”
  4. Na próxima tela você deve comprovar que o site é seu, para que tenha acesso a estatísticas de palavras-chave e termos de busca, para verificar você pode utilizar várias maneiras, mas existem duas que considero mais simples, a primeira é a verificação através de um link do Google Analytics, se você já possui uma conta do Analytics vinculada a esse site selecione essa opção e clique em “Verificar”, se não possui vamos utilizar outra maneira simples
  5. Selecione “Enviar um arquivo html para o seu servidor e clique em “Faça o download deste arquivo de verificação HTML” para baixar o arquivo para seu computador
  6. Agora abra seu cliente de FTP e envie o arquivo para a pasta de instalação de seu site no servidor web que utiliza (qualquer dificuldade nesse passo peça ajuda do suporte de seu host)
  7. Após enviar o arquivo para seu host clique em “Verificar”
  8. Se nenhuma mensagem de erro aparecer você conseguiu verificar seu site com êxito. Se algo der errado refaça todos os passos com atenção

Como enviar o arquivo sitemap para o Google

Agora vamos enviar o sitemap (mapa do site) de seu blog para o Google, o que irá agilizar a indexação de seus artigos já publicados e dos que serão publicados no futuro. Se você utiliza o WordPress uma ótima solução para gerar o arquivo sitemap é o plugin Google XML Sitemap.

Vamos enviar o sitemap para o Google. Siga os passos:

  1. No menu vertical no lado esquerdo clique em “configuração do site – Sitemaps”
  2. Clique em “Enviar um sitemap”
  3. Complete o endereço de seu sitemap, por exemplo, meu sitemap tem o seguinte endereço http://www.gfsolucoes.net/sitemap.xml, então devo colocar apenas sitemap.xml, depois clique em “Enviar Sitemap”
  4. Se não houver nenhuma mensagem de erro aparecerá seu sitemap abaixo e um relógio em Status, em alguns minutos seu sitemap estará indexado no Google e sempre que você atualizar seu blog o Google será avisado e irá indexar esse novo artigo

Espero que tenha gostado da dica e que ela possa ajudar a aumentar as visitas de seu blog ou site provenientes do Google. Quanto ao Google Webmasters Tools, é claro que ele não se resume apenas ao envio de sitemap, existem diversas aplicações dessa poderosa ferramenta e sugiro que pesquise sobre essas aplicações e as utilize.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    17 Comentários

    1. O fato é que num existe formula magica, muito trabalho e muito referenciamento manual, existe tambem alguns macetes usados por ai! e tambem bons backlinks comprados, entre outras coisas, na verdade hoje em dia nenhum site com pagerank bom naum quer por facilmente um link apontando para teu site

      fica dificil almentar o propio pagerank, ou conseguir visitas

    2. Bom dia,GUSTAVO,
      Prabéns pelo trabalho desenvolvido;praxis eficiente e criativa;
      Minha meta é aparecer na primeira página do Google;focalizo as palavras chaves que sejam importantes para o público alvo do blog,entre outras estratégias.
      Aprendi muito com suas dicas,
      ah! visitem o Blog,ok?
      grata amigos e amigas.

      • Eliane,
        o caminho é esse, identificar as palavras-chave do seu público alvo e trabalhar o seo delas.
        sucesso pra você,
        abraço.

    3. Eu já enviei meu sitemap de diversas formas e sempre da erro com um X de cor vermelha, já nem sei mais o que fazer para regularizar isso. Um dos meus blogs que está dando trabalho tem mais de 700 artigos publicados e tinha mais de 1000 artigo indexados no Google hoje ele está com menos de 300.

    4. Meu blog no inicio foi dificil de indexar. Mais o que me levou a agilizar o processo, foi ter conseguido alguns backlinks em site com bom pagerank.

      Essa tb é uma dica.

      Abraços
      Adriano Luz

    5. Nossa que bacana, realmente da resultado e isso é muito bom já que hoje tudo gira em torno do Google.

    6. E para ajudar ainda mais o Google acabou de lançar o cafeine, um novo algoritmo que promete indexar , em questão de minutos, e parece que e verdade , meus artigos não levam manos de 30 segundos para serem indexados.

    Deixe uma resposta