Como colocar comentários aninhados no WordPress

Como já noticiei aqui fiz algumas mudanças no layout do GF Soluções, mas a que causou maior impacto e curiosidade foi a questão dos comentários aninhados. Então, apesar de ter revelado que aprendi no artigo “como implementar comentários aninhados no wordpress 2.7“, resolvi escrever esse artigo e ensinar como colocar os comentários aninhados no wordpress. O processo não é complicado, basta seguir os passos descritos no artigo.

dicas wordpress

Vamos aos passos então:

  1. Acesse a área administrativa do seu blog e vá em Configuração > Discussão e clique em “Ativar níveis de comentários agrupados por conversação (aninhados)” e salve as alterações. Aqui você pode deixar o padrão ou colocar quantos agrupamentos achar necessário.
  2. Abra o arquivo header.php de seu template e  procure pela função wp_head(). Cole antes dela esse código (se der algum erro experimente apagar as aspas simples e digitar novamente)
  3. Agora baixe o arquivo comments.php nesse link. Esse arquivo é cedido pelo Escrita Torta e está disponível no artigo citado no início. Antes de fazer o upload desse arquivo para seu blog renomeie o arquivo comments.php já existente, assim no caso de algum problema é só voltar o anterior. Uma dica renomeie para comments.velho, ou algo do tipo.
  4. Coloque o arquivo comments.php na pasta de seu template.
  5. Baixe o arquivo comments.css nesse link. Após o download abra o arquivo comments.css e copie todo o conteúdo. Abra seu arquivo style.css do seu template e cole o conteúdo no final desse arquivo. Esse código que acabou de colar pode ser alterado para ficar mais adequado a seu template.
  6. Esse passo é extra, acrescentado por mim. Agora instale o plugin Comment Email Responder. Assim sempre que você for responder a um comentário pode clicar no ícone de e-mail que aparece acima do nome do autor do comentário e ele receberá em seu e-mail a resposta que você digitou no blog. Baixe aqui o comment Email Responder e instale. Se não sabe como instalar um plugin no wordpress leia aqui como.
  7. Após a instalação configure o plugin entrando em sua área de administração. As informações necessárias são “Sender Name” (coloque o nome de seu blog), “Sender email” (coloque seu e-mail), “Subject” (coloque resposta ao comentário do …. o nome de seu blog) e “Email footer” (eu coloquei obrigado por comentar no GF Soluções). Clique em “update options”.

Pronto, seus comentários aninhados estão instalados e configurados. Agradeço ao Norberto do Escrita Torta por disponibilizar os arquivos.

Pra quem acha mais fácil instalar um plugin segue o artigo do Jânio sobre o plugin threaded comments.

Outras dicas de mudanças interessantes nos comentários:

Esse artigo está em conformidade com a campanha de links na internet iniciada pelo artigo “Por que seu blog tem poucos links de outros blogs?”

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    18 Comentários

    1. olá gustavo, não teria como disponibilizar novamente os arquivos ?? pois todos os links dos arquivos estão fora do ar… ;/ … abçs….

    2. Rafael

      Olá,

      Não consigo fazer o download dos arquivos… eles somente redirecionam.

      • Rafael,
        sugiro que entre em contato com o administrador do blog em que os arquivos estão hospedados,
        abraço.

    3. UGG Boots

      This article was helpful in a paper I am writing for my thesis.

      Thanks

      Bernice Franklin

    4. Carol

      Olá!
      Parabéns pelo blog, encontrei muitas informações relevantes por aqui.
      Tenho uma dúvida boba, mas não custa perguntar…
      Sou nova no mundo wordpress e com algum custo consegui baixar um tema do qual gostei e ativar as funções dele, só tem uma coisa que não sei como alterar: o meu template é todo em inglês, mas o link “comentários” aparece em português (acredito que seja por que uso a versão wordpress em pt), existe alguma maneira de personalizar essa palavra como existe no blogger? Gostaria de transformar “comentários” em “comments”.
      Desculpe pela dúvida de iniciante, mas ainda estou engatinhando em wordpress…
      Obrigada!!

      • Geralmente essa informação fica contida no arquivo comments.php, dê uma verificada nesse arquivo.

      • obrigado pelo comentário, uma ótima dica realmente é começar um tema do zero, pretendo em breve escrever uma série de artigos sobre esse assunto,
        um abraço.

    5. Olá Gustavo!
      É possível também já escolher um template que faça isso sozinho, tens vários por aí. Agora que tocou no assunto, tenho uma dúvida para te perguntar, como fez para que as suas respostas dos comentários ficassem com o background de outra cor?
      Obrigada! Um abraço!
      .-= Sandra-Info-Macross publicou o artigo E enfim o novo template! =-.

      • Sandra,
        você mudou seu template recentemente e sabe muito bem do trabalho que dá procurar o template certo, com as cores desejadas, etc… essa solução é para quem, como eu, encontrou um template e não quer mais mudar, então vou procurando maneiras de colocar nele o que vejo em outros, até tornar esse template perfeito para mim, eu acho melhor assim, ou gasto meu tempo trocando de template constantemente…rs.
        para ficar diferente é o código que está contido no arquivo comments.css, baixe ele e dê uma analisada no código,
        um abraço.

        • Bruno Fernando

          Boa noite Gustavo. Bom a minha dúvida é a respeito de comentários. Tenho um blog porém não gosto muito da forma de como outros usuários vão comentar, para deixar mais claro, gostaria de saber se é possível mudar a configuração, tipo, eu to comentando aqui agora e o que pede é somente nome, e-mail e website/twiter e no caso do meu blog, aparece um “Comentar como” aí aparece Google, LiveJournal, WordPress entre outros. Queria deixar mais fácil do leitor poder comentar como no caso aqui por exemplo, como já mencionei pede apenas nome, e-amil e website. Queria se possível que me ajudasse ou me dissesse a vantagem e desvantagem de cada forma de comentário. Grande Abraço e aguardo resposta.

    Deixe uma resposta