Como colocar um formulário de pesquisa do Google no blog

Alguns amigos leitores sempre me perguntam por e-mail ou pelo formulário de contato do blog como colocar uma caixa de pesquisa do Google em seus sites e blogs. Nesse artigo vou ensinar como fazer, mas vou ensinar utilizando o Google Adsense, o que recomendo, para que você possa receber algo pela divulgação que está fazendo no seu site/blog.

Acesse a área administrativa do Google Adsense, se você ainda não possui uma conta no Google Adsense, leia o artigo como criar uma conta no Google Adsense e remunerar seu blog, e clique em “Obter anúncios”, depois clique em “Adsense para pesquisas”. Em “tipo de pesquisa” selecione “Apenas os sites que eu selecionar”, em “sites selecionados” coloque a url de seu site, no meu caso vou colocar gfsolucoes.net. Em “Idioma do site” selecione português, coloque a codificação em “UTF-8” e coloque o Brasil como país padrão.

Google AdSense $114.38
Creative Commons License photo credit: kawanet

Em “Critério personalizado” clique em “Adicionar novo critério” e dê um nome para seu critério. Isso é importante, pois se você criar vários tipos de buscas no seu Google Adsense, pelo critério você poderá saber qual deles está lhe trazendo mais resultados. Clique em “Continuar”.

Aparecerá a amostra de sua caixa de pesquisas. Você pode escolher entre outras caixas nessa página. Em “tamanho da caixa de texto” você pode escolher o tamanho de acordo com o seu template, o padrão é 31. Na próxima página selecione “Abrir resultados do Google em uma nova janela” e clique em “Continuar”. Clique em “Enviar e obter o código”.

Copie o código gerado e cole no local aonde quer que apareça a caixa de pesquisa em seu blog. Além de colocar ela na Sidebar, um outro local interessante para colocar é na página de erro 404.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    14 Comentários

    1. Olá Gustavo!
      Notei que você mudou o banner que fica no meio da postagem para 600×300, ou estou enganado?
      Se sim, já conseguiu apurar se houve melhora nos rendimentos?

      Abraços e bons trabalhos!

    2. Ricardo Ratide

      Olá Gustavo! Muito obrigado por compartilhar essas valiosíssimas informações. Mas tenho uma dúvida, pode continuar com os 3 banners do ads e adicionar mais este também? Como adicionar no campo de pesquisa do blog como colocou neste artigo? Desde já agradeço!

    3. Gustavo,
      Sou admiradora do seu trabalho e gostaria de esclarecer que nem sempre é egoismo a não divulgação do site ou blog. Acontece também que tem muitas pessoas em busca de informação para desenvolver seu próprio blog e muitas vezes com dificuldade para entender tantas informações, e principalmente executá-las; penso que poderia identificá-las ma classe de alfabetização blogueira, por exemplo, pessoas que não sabem nada de html nem de informática e constroem seu próprio blog, convenhamos então que o processo é gradual e por vezes cansativo.
      Após a leitura de um dos seus textos entendí bem que o esforço do seu trabalho tem uma recompensa mínima proporcional a contribuição prestada… e fiquei repensando sobre minha compreensão quanto a divulgação de links e de url somente afins com os temas abordados no blog…e nesse quesito tenho milhas a percorrer… precisei aprender tantas informações totalmente desconhecidas para dar conta do pouco já realizado que deixei sempre para o final a colocação de links e url achando que não era um assunto urgente ou até mesmo prioritário…
      Para aqueles que necessitam aprender o alfabeto não dá para identificar prioridades…elas vão sendo estabelecidas conforme a carência mais imediata…
      Por vezes, fico refletindo sobre a vontade de externar minha gratidão para o mestre – aprendiz enquanto aprendiz – mestre e, nesse contexto, começo a ter uma idéia quanto a possibilidade de você estabelecer categorias para suas postagens,,,preciso organizar melhor o que estou pensando…
      Vou tentar ganhar coragem para me candidatar ao guest post (é assim mesmo?) ou realizar uma ação de reconhecimento aos meus professores anônimos e virtuais.
      Por enquanto grata e até breve!

      • Albenia,
        obrigado pelo comentário. Será um prazer de um texto seu aqui no GF Soluções em forma de Guest Post. Entendo tudo o que falou, das dificuldades, da alfabetização blogueira, afinal, há pouco mais de 2 anos atrás eu também estava nessa classe…rs.
        grande abraço.

    4. guzzo

      Valeu mesmo Gustavo.Vc me tirou de uma furada.abraços.

    5. BomBlog

      valeu gustavo ja coloquei em pratica a sua orientaçã,obrigado pelo tuto.

    6. preciso de sua ajuda.Ha algum tempo tentei entrar no adsense e devo ter feito algo errado por que sempre recebo o recado abaixo:Conta inativa
      Não existe uma conta do AdSense para esse login, pois sua inscrição está sendo revisada no momento. O Google analisará a sua inscrição dentro de uma semana e lhe enviará uma resposta por e-mail. Se a sua inscrição no AdSense for aprovada, você poderá efetuar login na sua conta e começar a utilizar o programa.
      Voltar para a página inicial do AdSense.
      o que posso fazer para corrigir a situação???
      .-= regina neves publicou o artigo Abobrinhas ao forno deliciosas =-.

    7. Muito bom!!!
      Estava realmente precisando fazer isso.
      Valeu mesmo Gustavo, leu minnhe mente.. rsrsrs.
      Obrigado!

      Abraços!
      .-= John Silva publicou o artigo LinkLog – Seu tráfego lá nas alturas =-.

      • @John Silva,
        ainda não estou lendo mentes…rs… mas quando precisar de algo relacionado a blogs me mande um e-mail ou utilize o formulário de contato, se estiver dentro de minhas possibilidades estarei escrevendo sobre o tema,
        um abraço.

    Deixe uma resposta