Como configurar os links permanentes no WordPress

Vários blogs que acesso construídos no wordpress utilizam a estrutura de links permanentes padrão do WordPress. Os blogueiros mais experientes sabem que esse tipo de estrutura gera urls que não são “amigáveis” para os mecanismos de busca, o que pode ocasionar uma perda considerável de visitas originadas a partir desses buscadores, ou seja, o trabalho de SEO jogado fora.

Como muitos não sabem como modificar o formato dos links permanentes resolvi escrever esse artigo. Vamos aos passos então. Primeiro acesse a área administrativa do wordpress em www.seublog.com.br/wp-admin, onde o que está em negrito deve ser substituído pelo seu domínio. Entre na aba de configurações e procure por links permanentes.

Abrindo esse menu você verá que seus links estão configurados para padrão. Vamos mudá-los para mostrar www.seublog.com.br/categoria/nome-do-artigo, o que deixará sua url mais simples para o leitor e também para os mecanismos de busca.

links permanentes no wordpress

Selecione Custom Struture (Estrutura Personalizada) e preencha a caixa com o seguinte texto /%category%/%postname%, tudo junto. Clique em Salvar Alterações. Agora precisamos criar um arquivo .htaccess para que os artigos possam aparecer no blog, ou quando os artigos forem abertos aparecerá uma página de erro. Vamos lá então. Role a página até embaixo e você verá um texto como esse abaixo na imagem.

links permanentes no wordpress

Abra o notepad (bloco de notas) e copie todo esse texto e cole nele. Agora clique em salvar como e de o nome de .htaccess para esse arquivo, mude a propriedade Salvar como tipo, para todos os arquivos. Importante, esse arquivo não pode ser salvo como .txt, ou não funcionará.

Agora abra seu cliente de ftp e envie esse arquivo para a pasta onde se encontra instalado seu blog. Essa estrutura pode mudar dependendo do host em que está hospedado. Após fazer o upload do arquivo, clique sobre ele com o botão direito e nas permissões de arquivos coloque 777, ou seja, ele poderá ser lido, executado e gravado por todos. Isso é necessário para que a sua nova estrutura de url funcione.

Agora retorne ao menu links permanentes e peça para Salvar. Teste a nova estrutura visitando seu blog e acessando alguns artigos. Se estiver abrindo é por que tudo foi feito conforme o escrito aqui.

Se você já possui um blog em wordpress há algum tempo, não é o correto fazer a mudança, pois você perderá pagerank e indexação, então o melhor é ler o artigo do Alan no Análise Blogueira Permalinks WordPress: Alterando sem perder SEO ou Pagerank.

Esse artigo está em conformidade com a campanha de links na internet iniciada pelo artigo “Por que seu blog tem poucos links de outros blogs?”.

Vários blogs que acesso construídos no wordpress utilizam a estrutura de links permanentes padrão do WordPress. Os blogueiros mais experientes sabem que esse tipo de estrutura gera urls que não são “amigáveis” para os mecanismos de busca

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    45 Comentários

    1. Olá amigo,

      Instalei um template novo, e fica aparecendo a mensagem permanent link encima do slide, que fica muito feio, não consigo tirar ela…vc pode me ajudar

      obrigado

      • Rodrigo,

        esse deve ser um problema de configuração do template, então o correto é ir na página do desenvolvedor do template e procurar se mais alguém está reclamando desse erro e se existe já uma solução.
        Sucesso.

    2. Michael

      opa no meu site funcionou normal mesmo eu ja tendo ele a mais d um ano e meio!! nesse bd

    3. Amigo, não sei o que acontece, em um site funciona a configuração Permanet Link, mas no outro nao funciona, aparece index.php e nao funciona nem seu eu manter nem se eu tirar . Eu quero configurar da seuinte forma: /%category%/%postname%/ mas quando clico em alguma opção pronta, aparece tipo asim sem com index.php no ininio: /index.php/%year%/%monthnum%/%postname%/ e quando tento acessar um link no site da erro.

      Saberia como eu resolver isso?

      Fico no aguardo
      Obg

    4. Joamot30

      Valeu Gustavo! Agora foi. O melhor tutorial que visitei, testei e funcionou! Agora também estou no W.P

    5. Advanced Saúde

      Não tenho que falar mal do wordpress é um dos melhores,para vc elaborar de como fazer seu site,um grande abraço a equipe wordpress.

    6. Obrigado pela dica… me ajudou muito. Tenho muita dificuldade com a ferramenta devido minha falta de experiencia… mas vou chegando lá !

    7. Para quem utiliza Servidores Windows (IIS) a dica acima não funciona, pois é necessário ter o módulo URL Rewrite no servidor para que as configurações sejam efetuadas. Se alguém tiver uma dica ou tutorial para Servidores Windows que rodam PHP e puderem me auxiliar, agradeceria muito!

      • Vivian,
        só utilizo WordPress em servidor Linux, é até uma exigência minha no momento de contratar a hospedagem.
        abraço.

    8. Paulo

      Ola,

      Tenho um blog do wordpress 3.0 e gostaria de saber como faço pra incluir o link “seguir” no blog (conta google)e “curtir” (do facebook).
      grato

    9. Mesmo antigo me serviu muito o seu artigo, antes mesmo de você o postar já procurava uma técnica de links permanentes, também conhecidos como URL amigáveis para WordPress. Querendo ver os resultados acesse – http://www.acessemaranhao.com.br.

      Obrigado!!!

    10. Eduardo

      ola amigo estou procurando um tecnica de seo tipo quando vc passa o malse no link da postagem aparece esse nome Link Permanente e o nome da postagem eu queria tirar esse nome o colocar uma palavra chave isso e uma tecnica de seo mais ninquem sabe como fazer eu ja vi mais foram mestre de seo que fizeram e não revelam seus secredos

    11. jonatas back

      Olá Gustavo!! obrigado estava tentando a mais de 3 horas ai encontrei sua pagina e resolvi em 5 minutos parabens pelo conteudo muito bom!!

    12. Matheus

      Gustavo isso serve para consertar o Erro 404 ?

    13. marcelo

      Já faz um certo tempo que esta postagem veio ao ar.., Eu fiz recentemente esta mudança do padrao do WP para nome do post + data.

      Eu tinha vários links externos com o padrao do WP, e ele fez automaticamente um redirecionamento para o novo formato.

      Nao sendo necessario entao aplicar nenhum código.tipo o .htacess que você recomenda.

      Isto é por causa do WP3.01 ou eu estou falando de algo diferente?

    14. Dubxenon

      Show de bola essa dica, usei o /%category%/%postname%/

    15. Olá Gustavo, mudei para host pago faz um mês mais ou menos e estou engatinhando pra “fase adulta” como blogueira. Tô apanhando horrores, mas o seu site tem me ajudado de forma decisiva. Esse post entao foi mara!!! Parabéns pelo conteúdo riquissímo e obrigada pela ajuda!!! Sucesso!!!

    16. Lemuel

      Gustavo,

      Estou com um problema, segui as orientações e parece que tudo esta ok, a nao ser por dois problemas:

      1- As imagens na sidebar sumiram,
      2- Depois que acesso um post, se eu clicar no menu que fica no header, o link vem desta forma:
      Ex: http://www.meusite.com.br/site/2010/05/21/link_que_estava_acessando/?p=135 (que seria o novo link)

      Então ele esta inserindo o link que quero acessar no final do link que estou.

      Nao sei se me fiz entender.

      Agradeceria muito sua ajuda.

    17. Gustavo, bom dia !

      Colaboradores,

      Li todo artigo sobre links permanentes e não consegui, o erro que esta ocorrendo é:
      ” The system cannot find the file specified ”

      Já criei até mesmo o arquivo htaccess com suas configurações mas ocorre o erro acima.

      Para que o link do meu site fique por exemplo
      http://www.ricardofeltran.com/contato/ —-> teria que utilizar na Estrutura Personalizada = /%postname%/ ou /%category%/ estou em dúvida nisso.

      Outra coisa para que o diretorio funcione preciso criar uma categoria para cada link ou se simplesmente ele já cria o diretorio no momento do link no wordpress.

      Por gentileza poderia me ajudar.
      Obrigado

      • Ricardo,
        aconselho que antes de mais nada entre em contato com seu serviço de hospedagem…alguns hosts tem regras de bloqueio e dificultam essa configuração, mas eles podem lhe ajudar nesse ponto.

    18. boa tarde
      gostaria de saber como faço para criar um link que mostre o diretorio contato como no exemplo abaixo:

      http://www.ricardofetran.com/contato/
      http://www.ricardofeltran.com/trabalhos/

      até agora eu entendo que tem que ir até o link permanente, mas pelo o que estava vendo isso serve para blog, minha pergunta é como faço link menu apartir de um diretório exemplo:

      http://www.ricardofeltran.com/?page_id=6 ———–> errado
      http://www.ricardofeltran.com/contato/ ————–> certo

      Obrigado.
      Ricardo

      • Ricardo,
        se o seu site for em wordpress (independente se é um blog ou um site) basta seguir os passos desse artigo.
        um abraço.

    19. Rodrigo

      Boa Noite!

      Fiz da forma que foi dito, mas continua dando erro de pagina, pós ftp digitei o numero 777 mas o ftp deu um erro – Comando: SITE CHMOD 777 .htaccess
      Resposta: 500 ‘SITE CHMOD 777 .htaccess’: command not understood

      O que pode ser?

      • Rodrigo,
        verifique com seu host se há alguma limitação em seu host para definir permissões em arquivos.

    20. Rafael

      Olá Gustavo,

      Configurei o wordpress corretamente, jogei o arquivo no meu servidor.
      A url até aparece do jeito que quero, só que a página não abre.

      Você sabe o que pode estar aconcetecendo?

      Att,

      Rafael walter

      • aconselho que entre em contato com o suporte de seu host, já tive alguns problemas assim e geralmente era alguma limitação nas configurações do host,
        um abraço.

    21. Alan Niemies

      Olá, Gustavo!

      Primeiramente agradeço muito pela citação de meu post em seu texto.

      Só duas ressalvas: a imagem da área de código do .htaccess não é clicável (para possível ampliação), e também não estou certo se a alteração dos links permanentes irá gerar erros 404 para os visitantes (para os motores de busca, isso vai acontecer com certeza), pois, se não me engano, o WordPress já redireciona a nova estrutura automaticamente, não?

      Um grande abraço e muito sucesso!
      .-= Alan Niemies publicou o artigo Permalinks WordPress: altere sem perder SEO ou PageRank =-.

      • Alan,
        a imagem já retirei a legenda…rs…quanto ao erro 404, quiz dizer que, caso seja feita a mudança para um link permanente diferente do padrão e ainda não houver um arquivo .htaccess, irá dar erro e isso acontece mesmo.
        um abraço.

    Deixe uma resposta