Como conseguir uma parceria de valor para meu blog

O Technorati estimava, em 2008, que 175 mil blogs eram criados por dia. E parece que a primeira lição que as pessoas aprendem quando criam um blog é “Eu preciso fazer parcerias com outros blogs”. Sugiro que primeiro você entenda o que significa “parceria”, para depois definir se quer fazer uma parceria ou uma simples troca de link/banner.

Se você está começando agora com blogs ainda não é o momento de fazer parcerias ou troca de link/banner. Primeiro se concentre em estruturar seu blog (template, categorias, público alvo, formulário de contato, política de privacidade) e depois em escrever artigos de qualidade.

Escrevi uma série de artigos no 1º aniversário do GF Soluções que irão lhe ajudar nesse ponto. Comece com o artigo Faça uma análise de seu blog e depois leia os outros 4 artigos da série.

parceria, troca de links, banner

parceria entre blogs

Os leitores que vierem para seu blog irão querer encontrar artigos de qualidade, então o objetivo não é só conseguir mais visitantes, mas também que eles se tornem leitores fiéis, que voltem sempre a seu blog, que assinem seus feeds, que indiquem seu conteúdo para outros leitores.

O que é uma parceria entre blogs?

Entendo por parceria entre blogs a união de dois ou mais blogs para alcançarem objetivos bem definidos. Cada participante contribui para que o objetivo alheio seja alcançado. Uma parceria se caracteriza pelo fato de ter, no mínimo, dois fluxos em sentidos opostos, ou seja, não pode ser uma via de mão única, onde somente um é beneficiado. Os resultados precisam acontecer para os dois lados ou a parceria não se caracteriza.

Um exemplo prático. O GF Soluções e o Charge Brasil foram parceiros durante o período de comemoração do 1° aniversário do GF Soluções. O objetivo do GF Soluções era presentear seus leitores com um prêmio de qualidade, no caso uma charge produzida pelo Daniel Paiva. O objetivo do Charge Brasil era dar visibilidade maior para as charges produzidas pelo Daniel Paiva. O retorno para o GF Soluções foi enorme com a promoção e para o Charge Brasil também, motivo que nos levou a prolongá-la por tempo indeterminado. Houve benefícios para ambos os lados, o que caracteriza que houve aqui uma parceria.

Outro exemplo de parceria é quando um blog abre espaço para um Guest Post. Se ainda não sabe o que é isso, leia o artigo O que é um Guest Post? e saiba como escrever um aqui no GF Soluções. E como se caracteriza a parceria nesse caso? Através do Guest Post os dois fluxos acontecem nas seguintes circunstâncias:

  • O blogueiro sabe escrever muito bem, domina o assunto a que se propõe escrever, mas seu blog ainda está no começo ou não tem a audiência que ele merece. Então ele escreve um Guest Post num blog que possui uma grande audiência, passa a ser conhecido pelos seus textos e leitores desse blog passam a ler o seu também. O blogueiro ganha visibilidade e o blog que abre o espaço ganha um texto de qualidade.
  • Os dois blogueiros trocam textos, cada um escrevendo um Guest Post no blog do outro. Os dois ficam conhecidos pelos leitores regulares desses blogs. Os dois ganham textos de qualidade.

O que é a troca de link/banner entre blogs?

Na troca de link/banner não há qualquer preocupação com objetivos. Em alguns casos não há objetivo algum definido. Na maioria das vezes em que existe algum objetivo a troca de link/banner é o próprio. Colocar um link/banner num blog com circulação de visitantes maior é a busca constante. A via não possui dois fluxos, apenas um. Não interessa se o outro blog terá algum benefício. É claro que nem todos os blogueiros que procuram troca de link/banner pensam assim, mas esse pensamento predomina na blogosfera.

A troca de link/banner na maioria dos casos irá trazer os seguintes resultados negativos:

  • Poluição visual – seu blog ficará com a sidebar repleta de links/banners.
  • Prejuízo para os visitantes – muitas vezes o leitor irá procurar alguma informação a mais no seu blog e ao olhar na sidebar pode imaginar que um daqueles links está direcionando para outra área de seu blog, clicar nele e sair do blog.
  • Ligação com blogs de péssima reputação – Blogs que estejam infectados com algum tipo de malware (sabendo o não) podem prejudicar a reputação de seu blog. E você ainda pode ser punido pelo Google. Veja aqui como saber se um blog está infectado por algum malware.
  • Ligação com blogs que estão punidos pelo Google – Se você indica um blog que está punido pelo Google, dependendo do motivo da punição, você também pode ser punido no futuro por essa indicação. Veja aqui como saber se um blog foi punido pelo Google.
  • Nenhum visitante – Seu link em outros blogs pode ficar “soterrado” por outros 40, 50 ou mais links na sidebar

É preciso entender que tudo que você coloca em seu blog é de sua responsabilidade. Se você coloca um link/banner de outro blog no seu, você está dizendo para seu leitor, que confia em você, que ele pode acessar esse blog onde vai encontrar conteúdo de qualidade e que lhe agradará. Se isso não acontecer quem perde é você, pois o leitor perde a confiança na sua palavra. Pense nisso antes de fazer uma troca de link/banner.

Se mesmo assim você quiser fazer uma troca de link/banner limite essas trocas em no máximo 10. Crie um artigo e coloque nele o que você espera de uma “parceria” desse tipo. Exija que seu link/banner seja exibido com no máximo outros 9 links/banners. O resto é com você e com o seu jeito de blogar. Eu ainda limitaria a troca de link/banner a blogs que não contém conteúdo adulto, pirataria, entre outros.

Como não propor uma parceria

Veja como não propor uma parceria:

  • Já coloquei seu banner/link no meu blog, assim que colocar no seu me avisa – Passa a impressão de que o outro “parceiro” é obrigado a fazer a parceria.
  • Se quiser fazer parceria coloque meu banner/link e depois me avise que coloco o seu também – Passa a impressão de que seu blog é melhor, por isso o outro tem que colocar primeiro “se quiser” a parceria.
  • Vamos fazer parceria? – não existe qualquer objetivo estipulado aqui.
  • Deixar comentário pedindo parceria – Nós blogueiros sempre esperamos com ansiedade que haja comentários em nossos artigos. Como é decepcionante quando você corre para ler um comentário e descobre que é apenas um pedido de parceria.

Dicas para uma parceria de sucesso

  • Estudar o blog que pretende oferecer a parceria – Tipo de público alvo, o que ele precisa que você pode oferecer, o que ele pode te oferecer, ranking alexa. É importante também procurar no menu se ele possui uma página dedicada a parcerias, quais as regras que ele propõe, entre outros.
  • Utilize o formulário de contato do blog. Se não tiver procure descobrir o e-mail ou Twitter do administrador.

Texto para parceria

Não interessa se você está procurando uma parceria ou uma troca de link/banner. Como na vida real, e até mais, na vida virtual a primeira impressão é muito importante. No primeiro contato que tiver com o administrador do blog, seja por formulário de contato do blog ou por e-mail, coloque no assunto o que você está querendo. No texto seja breve e objetivo. Coloque estatísticas e exponha com clareza sua ideia. Lembre-se que ninguém é obrigado a aceitar suas propostas e esteja preparado para negativas. Veja um exemplo.

Assunto: proposta de parceria com o blog GF Soluções

Administrador (colocar aqui o nome da pessoa ou uma outra forma de saudação, como bom dia, boa tarde),

Sou o Gustavo Freitas administrador do blog GF Soluções (www.gfsolucoes.net). Visitei seu blog (coloque o nome do blog, pois se ele tiver mais que um irá ficar confuso) e gostei muito da qualidade dos artigos.

O motivo desse contato é lhe fazer uma proposta de parceria entre nossos blogs. Estou com uma nova seção no blog chamada “Ideias Soltas”. O objetivo dessa seção é dar a conhecer a meus leitores ideias que tenho e não irei colocar em prática por vários motivos, entre eles a falta de tempo. Se quiser conhecer mais sobre o projeto leio o artigo de divulgação.

Nessa seção, que terá sempre 5 artigos por mês relacionados a um tema para um novo blog, vou ofertar a meus leitores que comentarem brindes no final do mês. Gostaria de poder contar com seu patrocínio para um desses prêmios. Em troca será colocado no final de cada artigo desse mês um banner 125×125 de seu blog, o que irá gerar um número de visitas considerável.

Espero que possamos fechar essa parceria. Se tiver interesse responda o e-mail que lhe darei mais detalhes.

Um abraço,

Gustavo Freitas

www.gfsolucoes.net

Como conseguir uma troca de link/banner com o GF Soluções?

Pelos motivos mencionados não pratico troca de link/banner aqui no GF Soluções. Já o fiz, no começo do projeto, mas o que escrevo aqui hoje foi o que entendi e que me fez retirar esse tipo de parceria indicação. Hoje posso até colocar aqui um Blogroll, mas com certeza o objetivo será indicar outros blogs que leio e acompanho e que irão agregar conhecimento para meus leitores, mas sem pedir nada em troca por isso.

Mas se quiser ver seu blog em destaque aqui, como já fiz com vários outros, existem várias maneiras de conseguir isso:

  • Ser entrevistado no “Fala Blogueiro” – Geralmente escolho blogueiros que tenham blogs que me chamem a atenção. Conheço blogs novos de várias maneiras diferentes. Pelos comentários em meus blogs, pelas redes de divulgação como diHITT, Rec6 e Diga Cultura.
  • Cursos gratuitos – Sempre procuro divulgar blogs que se propõe a ajudar os internautas. Então se seu blog está dentro da proposta de ensinar os internautas com vídeo aulas ou outra forma de ensino entre em contato pelo formulário de contato ou e-mail e envie um resumo do seu projeto.
  • Guest Post – Uma outra maneira é através de um Guest Post. Se você domina assuntos relacionados a dicas para blogs, web 2.0 e outros temas relacionados com tecnologia envie por e-mail seu texto para análise. O retorno depende apenas de você, se o texto agradar aos leitores seu blog será visitado e você ganhará leitores para seu projeto.
  • Comentários – Comentando em qualquer blog, com qualidade, você ganha destaque, seu comentário passa a fazer parte desse artigo. No GF Soluções ainda tem mais uma vantagem, você pode se tornar um dos Top Comentadores e aparecer, com um link para seu blog, na sidebar do blog.
  • Enviar visitas para o GF – Mantenho na sidebar uma lista com os Top 10 parceiros, os blogs que mais enviam visitas para o blog. Confira como participar clicando aqui.

Como fazer uma parceria com o GF Soluções?

Nos últimos meses firmei algumas parcerias de valor. Uma delas foi com o serviço de hospedagem Zooming. Em troca de um artigo escrito por semana no blog deles, tenho a hospedagem de meus blogs gratuitamente e com qualidade.

No mês passado, em comemoração ao 1º aniversário do GF Soluções, firmei várias parcerias para premiar meus leitores com alguns brindes. Os parceiros deram livros, espaço publicitário em blogs, charges e até 1 ano de hospedagem grátis. Esse mês, para a seção Ideias Soltas, firmei novas parcerias que podem ser conferidas nesse artigo. Convidei o Laurentino Mello para ser um dos administradores do Quero Criar um Blog.

Os exemplos citados são para demonstrar que estou aberto a novas ideias. Você tem um projeto que precisa de uma força para decolar (Entrevista Blogs)? Precisa divulgar algum serviço que presta na internet (Charge Brasil)? Vai fazer alguma promoção no blog e precisa de apoio promocional ou patrocínio para prêmios? Seu projeto envolve algum serviço exclusivo para blogs como personalização de templates ou confecção de logomarcas e banners? Entre em contato, exponha sua ideia de parceria (lembrando que na parceria deve haver benefícios para ambas as partes), me convença de que devo participar de sua ideia, por que devo divulgar seu serviço aqui no GF Soluções.

Somente uma ressalva se faz necessária. Não quer dizer que sou obrigado a aceitar qualquer tipo de parceria que me seja oferecida. Como já expliquei numa parceria os benefícios precisam ser mútuos. Se julgar que não há benefício algum para o GF Soluções não aceitarei a parceria. Sugiro que para melhor entendimento seja adotada a base do texto para parceria que coloquei no artigo. Espero que esse texto possa lhe ser útil, até mais!

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    45 Comentários

    1. Muito bem escrito, espero que com essa ajuda eu consiga firmar parcerias ou troca de banners com algum blog de assunto relacionado ao de meu blog.

    2. Ótimas dicas, serviram bastante para que eu refletisse sobre o que pretendo fazer daqui para frente com o meu blog. Depois de anos protelando a criação de um novo blog (eu tive um há anos, mas o usava como um diário virtual, rs), resolvi finalmente criar um para compartilhar informações e dicas com as pessoas. Este post foi a luz no fim do túnel, porque agora vejo que preciso esperar um pouco para começar a procurar por parcerias. Assim que o blog estiver com mais conteúdo, seguirei essas dicas e procurarei parcerias.

      Excelente e esclarecedor o seu artigo, parabéns!

      Abraços.

      • Francine,
        que bom que o artigo lhe ajudou a traçar um planejamento para parcerias futuras em seu blog.
        Abraço e sucesso com seu projeto.

    3. Ótimas dicas! Estou começando a fazer parcerias no meu blog e estava perdida… O seu post já clareou bastante.
      Agradeço,

      Grande abraço,
      Cris

    4. Olá!!

      Muito bom e completo o seu artigo sobre parcerias e troca de links, parabéns pelo site!!
      Meu blog já tem 1 ano e venho conquistando o meu espaço bem devagar, também não gosto quando alguém simplesmente entra no blog e deixa um comentário pedindo “trocas de links”, concordo que a parceria deve ser conquistada.

    5. Muito bem escrito, espero que com essa ajuda eu consiga firmar parcerias ou troca de banners com algum blog de assunto relacionado ao de meu blog.

    6. ótimo blog e bela postagem me ajudou muito.
      o primeiro “+1” foi meu

    7. Estive aqui a procura de ajuda e mesmo não tendo tempo para ler tudo o que eu precisava fiquei feliz ao pouco que li,espero retornar em breve pois a partir de hoje passei a divugá-lo em meu blog.Coloquei la o seu baners…
      Obrigada pelas dicas.
      Um abraço
      tina poeta

      • Tina,
        obrigado, que bom que você encontrou artigos que podem lhe ajudar.
        obrigado também pela divulgação,
        abraço.

    8. Nossa! esse é sem sombra de dúvidas o texto mais esclarecedor para aqueles que tem dúvidas quanto a questão de parceria e formas de parcerias em blogs.

      Está de parabéns!

      Abraço.

    9. Gostei mt do seu post. Vim aqui para ter ideia de como como consegui parcerias. Tenho uma certa dificulda de em conseguir seguidores, pois há poucos blogs com o tema/estilo do meu blog. Que traz como carro chefe a vida a dois e comportamento.
      Mas esse post me ajudou mt.
      Parabéns pelo blog.

    10. Amigo muito importante este post, a nossa equipe sofreu sérios danos com a troca de banner, estes dias fomos infectados e perdemos muitos visitantes, foi como você disse antes prevenir do que remediar.

    11. Olá Gustavo Freitas meus Parabéns por esse artigo muito bom
      Será que você poderia faer parceria com o meu blog?

    12. me der algumas dicas de patrocinadore ai e commo deixa meu blog com boa aparencia.

    13. Son ho

      Cara me ensina a colocar essas coisas no meu blog ou me ensina a criar um site para mim valeo me atende rapido cara se vc quizer e eu não consigo adicionar parceiros

    14. Dennys

      olá amigo eu estou interessado. vou colocar seu link em meus dois blogs!

      assim que colocar os meus links em seu blog por favor me contate com o seu link para que eu possa colocar nos meus blogs!

      Abraços!

    15. Excelente postagem, Gustavo!
      Você realmente conduziu o artigo de maneira simples e direta. Uma aula perfeita!
      Gostei muito!
      Bjos,
      Luka
      .-= Luka´ publicou o artigo blog ..Apenas papel =-.

    16. Oi
      Parabéns pela postagem pois faz realmente o verdadeiro blogueiro pensar.
      Eu acredito em dois tipos de parcerias
      aquela que fazemos com amigos da blogsfera onde não tem como levar em conta a relação entre os blogs e simentre os blogueiros e aquelas que a gente corre atrás que eu também concordo que deva ser feita com cuidado e entre blogs com temas relacionados.
      Valeu

      Cleisson Escreveu um post sobre… Dieta saudável durante a gravides

    17. Oi Gustavo!
      Muito bom seu artigo, tem toda a razão em não aceitar troca de links.
      Ainda não esqueci o guest-post, quando fizer te aviso, só ainda não tive tempo, mesmo. Também ainda quero ser patrocinadora do seu blog…
      Sem tempo, também…
      Um abraço!

      Sandra Info-Macross Escreveu um post sobre… Quase lá!

    18. Dj Rostrum

      Muito boa essa explicação.

      Não faço “parceria” de banner/links, meu blog é um blog/rádio e desde que foi criado ja existe leitores pelo fato de ser uma rádio oficial de um determinado fórum de sucesso.

      mas voltando ao assunto. Aceita parceria?
      hehe 😀

      brincadeira… continua o excelente trabalho, está muito bom.

    19. Gustavo,

      Parabéns pela explicação sobre o que é Parceria. Outra coisa que gostaria de salientar foi a clareza, objetividade e a franqueza com que foi conduzido o artigo.

      Luis Marcos Leite Escreveu um post sobre… Acidente aéreo envolvendo voo 447 vira scam

    20. Parabéns, Gustavo! Teu Blog tem um conteúdo muito bom, com uma linguagem bem clara. Como esta postagem. Abços.

      Roberto Thomaz Escreveu um post sobre… Mensagem

    21. Excelente explanação pois hoje em dia a moda é site/blog
      Parabens foi muito elucidativa
      Natuneem

    22. muito boa sua explicação, eu estava pensando sobre isso esses dias(tirar a lista de links)

      mas sobre ser breve e objetivo na hora de propor parceria, achei seu texto um pouco longo, mas tudo bem sempre me criticaram por resumir demais as respostas rsrs

      fabiano Escreveu um post sobre… Trocar imagem da Cartinha – Enviar Postagem

    23. No começo eu aceita todo tipo de parceria, mas com o tempo fui aprendendo que parcerias de verdades são feitas com blogs que são do mesmo nicho que o seu e com PR similar.

      Abraços

      Rodrigo Escreveu um post sobre… Aviões em miniatura

    24. Muito boa essa postagem.Iniciei 2 blogs recentemente devido a um acidente de trabalho,e ficava em casa ocioso.Sem saber nada to tocando o barco e aprendendo um pouco a cada dia.Mas agora que esses 2 blogs melhoraram sua posição no page rank,todo o dia recebo inúmeros emails,e mensagens do diHITT sempre propondo parcerias.Lastim´vel.

      nelson maguillasan Escreveu um post sobre… O inicio de tudo

    25. Não tinha como ser mais completo esse artigo e foi perfeito pra educar os blogueiros novos.
      Até vou passar a indicar esse link sempre que chegarem aqueles comentários inadequados e no lugar errado e emails toscos de parcerias sem sentido.

      Pior mesmo é blog pedindo parceria que não tem conteúdo nenhum ou vive desatualizado. Se se prestou a criar um blog e quer ser divulgado, tenha conteúdo, mas de qualidade.

      Gustavo, Parabéns pelo excelente artigo e a grande lição.

      Marcos Lemos Escreveu um post sobre… Bing Webmaster Center – Sitemap

    Deixe uma resposta