Como criar canais segmentáveis e aumentar os ganhos no Google Adsense

Esse artigo faz parte da série de artigos que estou escrevendo sobre Como ganhar mil dólares por mês com um blog. Esse é o 6º artigo da série e se você não leu os artigos anteriores aconselho que leia para que possa entender o raciocínio que estou seguindo nos artigos.

google adsense, dinheiro, blogs

Dica 5 – Crie canais segmentáveis para que os anunciantes possam identificar seus blocos de anúncios. O Google Adsense possui uma funcionalidade muito interessante e pouco utilizada ainda por blogueiros, que é a segmentação por canal. Com ela você pode dizer para o anunciante, no momento da contratação do anúncio junto ao Google, em que posição está seu bloco de anúncios, que tipo de blog é o seu, e muitas outras informações interessantes para o anunciante como o percentual de pessoas de cada sexo que visita seu blog, a idade, e outros dados estatísticos.

Segundo o Google em seu blog sobre Adsense “Quando você cria canais segmentáveis, os anunciantes podem investigar mais a fundo e encontrar as seções mais relevantes de seu site para exibir os anúncios”.

E o futuro próximo indica isso, os anunciantes não vão simplesmente contratar o serviço do Google para divulgar a sua marca, eles vão analisar com precisão e escolher onde querem que seus anúncios apareçam, não somente o site ou blog, mas também a localização dentro desse site ou blog.

Para escrever esse artigo, fiz testes por alguns dias (em torno de 20 dias) e já estou migrando todos os meus anúncios para canais segmentáveis, pois o aumento no valor pago por clique foi sensacional, mais que dobrou.

Para que você também possa testar e analisar se realmente compensa, segue como segmentar canais. O primeiro passo é ter os critérios criados, então se você não utiliza critérios com o Google Adsense, você terá que fazer esse passo primeiro.

Se você já possui os critérios, siga os passos abaixo:

  1. Acesse sua conta do Google Adsense
  2. Clique em Configuração do Adsense – Critérios
  3. Escolha o critério que deseja segmentar e clique em Editar configurações
  4. Em Segmentação, selecione “Mostrar esse critério aos anunciantes como um posicionamento de anúncio”
  5. Preencha os dados solicitados e clique em Salvar critério

Pronto, agora basta fazer o processo com todos os canais que deseje segmentar e monitorar os resultados.

Uma dica da Equipe do Google Adsense: Ao escrever a descrição de seu canal, pense no que um anunciante gostaria de saber, por exemplo:

  • Que tipo de conteúdo seu canal reflete?
  • O canal está em uma seção específica de seu site (geralmente eu coloco em todas as páginas)?
  • Seus anúncios estão acima da dobra (ATF)? Em outras palavras, o usuário pode vê-los sem precisar navegar pela página?
  • Quem é seu público-alvo (sexo, interesses, idade, nível de escolaridade)?

Um exemplo de uma descrição dentro desses padrões.

Este é um bloco de anúncios de 300 x 250 ATF (above the fold ou acima da dobra) na seção de futebol de um blog de esportes. Meu público-alvo é constituído por 75% de homens com idade de 18 a 35 anos e faixa salarial de US$ 50.000 a US$ 80.000 por ano.

Conclusão

Espero que coloquem essa dica em prática e que vejam os resultados positivos rapidamente, principalmente no aumento dos valores pagos por cliques. Em breve voltarei com outra dica, fruto das pesquisas que estou fazendo aqui no GF Soluções.

Leia o próximo artigo da série:

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Parabéns tenho visitado com certa freqüência seu Blog, Através dele eu conheci o Pagsocial muito bom. Eu já havia lido alguma coisa a respeito do tema segmentação por canais, porém você aborda o assunto bem detalhado, eu também vou colocar em prática em meu blog, eu já utilizo os critérios, agora vou utilizar os canais. Abraços!

    2. Obrigada pelas informações que encontrei aqui, me ajudaram bastante.

    3. Conheci esta semana o recurso da segmentação. Após seu post e, também de acordo com sua experiência com ela, tenterei faze-lo o quanto antes em meu site.

      Parabéns pelo post!

    4. Não conhecia essa funcionalidade de segmentação por canal do adsense, já tinha visto em um e-mail que eles me mandaram, mas nunca procurei informação a respeito.

    5. Vou experimentar estas dicas, uma vez que o valor do clique e o número de cliques no meu site é incrivelmente baixo. Possivelmente o que está a falhar é precisamente a segmentação.

    6. Ótimo artigo e muito bem explicado, eu tenho alguns critérios segmentados, os resultados realmente são positivos, porém, o Google AdSense limita uma quantidade de critérios a ser criados, por exemplo, se o blog tem mais de 2 mil páginas o sistema não permite criar 2 mil critérios. Então fica complicado segmentar todos os blocos que a gente cria cada vez que criamos uma página no blog.

      • Online,
        talvez você tenha entendido de maneira errada o que são os critérios segmentados. Não é necessário, nem produtivo para seu controle, ter um critério para cada página. Peço que releia o artigo que escrevi sobre critérios, e depois o sobre segmentação,
        abraços.

    7. Antonio

      Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. [editado pelo administrador]. Antonio.

    8. Vinicius Manhanini

      Gustavo, acabei de seguir a sua dica e segmentei os meus critérios. Se eu perceber alguma modificação volto aqui e deixo o meu testemunho!
      Parabéns pelo site.

      • Vinicius,
        obrigado pelo comentário, espero vê-lo aqui em breve dando seu testemunho,
        sucesso.

        • Vinicius Manhanini

          Gustavo, fiz o que você ensinou neste post e o resultado foi bem positivo, os meus ganhos aumentaram em 20%, ou seja, vale a pena criar os canais.

          • Vinicius,
            que bom, obrigado por compartilhar essa informação, assim o artigo ganha ainda mais credibilidade,
            abraço e sucesso!

    9. Olá,
      acompanhei todas essas séries de postagem para ganhar mil dolares, estou seguindo suas dicas parabéns pelas matérias.

      Gostaria que você também publicasse outros métodos eficientes para trazer visitantes ao blog. Até mais, ótimo trabalho!

    Deixe uma resposta