Como criar infográficos com o Visual.ly com informações do Twitter ou Facebook

Nesse artigo vou explicar como criar um infográfico com o Visual.ly utilizando dados do Twitter ou do Facebook.

Se tem algo que todos gostam é de analisar um bom infográfico. A informação fica muito mais estrutura e facilita nosso aprendizado.

Pela internet você encontra um número ilimitado de infográficos sobre todo tipo de assunto, basta procurar. E quantas vezes deu aquela vontade de também criar o seu infográfico para uma apresentação, para ilustrar um artigo no blog ou um outro motivo qualquer. Mas o problema é que, nem todos, são designs e tem familiaridade com ferramentas gráficas.

Uma solução é você utilizar alguma ferramenta na internet, um aplicativo web 2.0, que lhe ajude com a parte gráfica e se possível ainda colete os dados pra você. O Visual.ly faz isso muito bem e vou ensinar nesse artigo como utilizá-lo.

O que é o Visual.ly

O Visual.ly é um aplicativo web 2.0 que lhe ajuda a criar infográficos fazendo a parte gráfica e ainda coletando dados das redes sociais Twitter e Facebook.

Se você não quer criar e está em busca de um infográfico nessa área, é interessante também utilizar o Visual.ly, já que ele tem também essa característica de agregador de infográficos.

Se você trabalha com desenvolvimento de infográficos uma boa ideia é disponibilizar seus infográficos no site, certamente seu trabalho será muito mais divulgado e você alcançará uma audiência ainda maior para seus trabalhos.

Nesse link você pode encontrar vários infográficos disponibilizados pelos usuários da ferramenta http://visual.ly/#gc_filter. Quem sabe aqui já tem algum infográfico de que está precisando pra melhorar suas apresentações?

Como criar uma conta no Visual.ly

criar infograficos no visual.ly

Basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse http://visual.ly/
  2. No menu superior direito clique em SIGN UP
  3. Preencha os dados solicitados e clique em Sign Up
  4. Configure seus dados no perfil

Como criar um infográfico no Visual.ly

Agora você vai aprender a criar um infográfico sensacional, sem precisar seu um artista ou expert em design.

  1. Acesse http://create.visual.ly/
  2. Clique em Sign Up and start creating e se necessário digite seu usuário e senha
  3. Vamos criar um infográfico utilizando o Twitter, então no menu lateral escolha Twitter
  4. Selecione um dos templates clicando nele
  5. Agora clique em Log in to twitter e siga os passos para autorizar o aplicativo
  6. Agora compare duas contas do Twitter e clique em Go
  7. Aguarde o infográfico ser gerado e depois clique em download se quiser baixar para seu computador, ou em Embed se quiser colocar o código em seu blog ou rede social

confira abaixo o infográfico que fiz, comparando as contas @RevBlogosfera e @QueroCriarBlog.

infografico twitter

Bem legal, não é mesmo?

Um ponto que não gostei no Visual.ly foi o fato dele não ter templates traduzidos para o português. Mas geralmente é assim mesmo, primeiro o aplicativo vem em inglês e depois vai sendo traduzido para as línguas que possuem mais utilizadores. Acredito que o serviço deve, ainda, crescer muito aqui no Brasil.

Conclusão

Eu penso que nenhuma ferramenta pode substituir o talento e a criatividade do ser humano, mas algumas nos ajudam a criar algo que não conseguiríamos sozinhos, como é o caso do Visual.ly.

E você, o que achou do Visual.ly? Já conhecia? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

0 Comentários

  1. Olá Gustavo, tudo bem?

    Muito legal esse artigo. Parabéns!!!

    Eu não sabia que existia uma ferramenta desse tipo para gerar infográficos. Achei muito legal. Mas só não curtir o fato de ter que comparar com outra conta de twitter. Não seria mais legal ter um infográfico de uma conta apenas?

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

    • Robeilton,
      concordo com você, seria muito mais interessante ter a possibilidade de fazer diferente, mas infelizmente essa ferramenta não dá essa opção.
      Abraço.

  2. Izaque,
    que bom que o artigo lhe ajudou a entender o que é um infográfico. Gostei muito dessa ferramenta e estou em busca de outras, em breve divulgo aqui.
    Abraço.

  3. Olá Gustavo, eu não sabia o que era um infográfico, então entrei nesse post e vi o que é, achei muito legal mesmo cara, muito fácil o jeito em que criamos, parabéns ótimo post.

Deixe uma resposta