Como criar um perfil na rede social de livros Skoob

A leitura sempre esteve muito presente em minha vida.

Apesar da infância pobre, tive acesso (através de parentes) a inúmeras revistas em quadrinho (Disney e Turma da Mônica) ainda muito novo, recentemente alfabetizado.

Foi uma experiência que nunca esquecerei e que levou ao prazer pela escrita, motivo pelo qual hoje estou na blogosfera. Leitura e escrita precisam andar juntas, a vida me fez entender isso logo cedo.

Uma herança que considero considerava perdida era a relação dos livros que já li. Principalmente na minha adolescência, onde o tempo de sobra (não havia tv a cabo, videogame e computador – pelo menos na minha casa) e a paixão pela leitura me fizeram perder ganhar muito tempo lendo livros maravilhosos que chegavam a mim através de várias maneiras diferentes (biblioteca pública, minha irmã, amigos).

Mas hoje a concorrência é muito grande. São tantos os afazeres e as distrações que precisamos ficar atentos para não perder o gosto pela leitura. Mas leitura não se resume a ler notícias na internet. É preciso ir além, ler um bom livro, viajar no seu mundo. Pensando nisso resolvi fazer meu cadastro na rede social Skoob.

O que é o Skoob

Mas o que uma rede social tem a ver com o prazer pela leitura? No caso do Skoob (books ao contrário – em inglês books quer dizer livros) tudo. No Skoob você se relaciona com outras pessoas que gostam da leitura e pode, entre outras coisas, trocar ou emprestar seus livros.

O skoob foi construído ao som de “Good People”, Jack Johnson, e pretende ser a resposta à pergunta feita na música: “Where’d all the good people go?”, “Para onde todas as pessoas boas foram?”. Aqui é o lugar para onde as pessoas boas foram e onde elas se encontram. O skoob é o local onde você diz o que está lendo, o que já leu e o que ainda vai ler, seus amigos fazem o mesmo e assim, todos compartilham suas opiniões e críticas. É também um lugar para fazer novos amigos, tem muita gente que gosta dos mesmos livros que você, nosso papel é ajudá-lo a encontrar essas pessoas e saber quais são suas dicas para a sua próxima leitura.  Página sobre da rede social Skoob.

A funcionalidade do Skoob que mais me agradou, nesse primeiro contato, foi a Estante. Confira minha Estante (bem incompleta ainda) na imagem abaixo.

rede social livros skoob

Pela Estante do Skoob você pode conhecer o gosto literário das pessoas que se relacionam com você. E ainda pode entender a evolução desse gosto literário acompanhando as datas em que a pessoa leu determinado livro.

Com essa funcionalidade eu posso relacionar todos os livros que já li na vida e os que ainda vou ler ou desejo ler. Claro que será muito difícil que eu me lembre de todos os livros que já li na vida, principalmente na adolescência e juventude, já que foram muitos. Mas poderei relacionar os mais importantes. Os que marcaram minha vida. E posso compartilhar isso com qualquer pessoa. Principalmente minhas filhas.

Como criar um perfil no Skoob

Se você gostou da proposta da rede social Skoob e quer participar, é simples, veja abaixo como criar seu perfil.

  1. Acesse http://www.skoob.com.br/usuario/precadastrar/
  2. Você pode se cadastrar preenchendo seus dados, ou se tiver uma conta no Facebook, usá-la para esse fim. Vou utilizar minha conta no Facebook
  3. Clique em “Cadastre-se usando seu Facebook
  4. Na próxima tela clique em Entrar e na próxima tela em Permitir
  5. Agora selecione seu Estado e crie sua senha no Skoob e clique em “Finalizar cadastro”
  6. Pronto, sua conta está criada

Agora é começar a utilizar a rede social. O primeiro passo é configurar seu perfil e depois você pode começar a procura pelos livros que já leu. Basta utilizar a caixa de pesquisa e escrever o título do livro. Depois basta clicar em Adicionar e escolher uma das opções. Pronto, esse livro já vai aparecer em sua Estante.

Uma dica: Evite cadastrar livros e autores. Procure com calma, reveja os termos da busca, para não inchar a rede social com títulos duplicados. Ajude a manter essa rede social com uma qualidade elevada.

Confira meu perfil http://www.skoob.com.br/perfil/gustavofreitas

E-book “Como transformar seu blogspot em um Blog Profissional (sem sair da plataforma Blogger) 2ª edição

Como já avisei aqui no blog, meu e-book gratuito Blog Profissional ganhou uma 2ª edição, com mais 12 páginas de conteúdo. Então se você tem um perfil no Skoob pode também avaliar meu e-book por lá http://www.skoob.com.br/livro/208997.

Já conhecia o Skoob? Gosta de leitura? Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    6 Comentários

    1. Excelente dica de rede social, Gustavo! Eu não conhecia a Skoob. Já fiz cadastro e pretendo usá-la bastante.

      Grande abraço.

    2. Olá Gustavo!

      Já tenho minha conta por lá e é uma rede social interessante,o difícil é fazer sucesso como as outras principalmente no Brasil que a leitura é deixada de lado.

      Quem Ganhou a eleição Gustavo deste ano? E o Corinthians perdeu na semifinal ou na final a libertadores? kkk Desculpe a brincadeira! rs

      Em “ATUALIZAÇÃO EM 29 DE DEZEMBRO DE…

      Abraço!

      P.S. Indiquei este post no meu artigo.

    3. Olá Gustavo, eu já tenho perfil no Skoob. Difícil é definir a relevância da participação ativa em cada uma das tantas redes sociais existentes. Claro que a solução passa pela segmentação.
      Mais não deixa de me causar perplexidade a quantidade atual.
      Agora essa funcionalidade da “Estante” é particularmente muito interessante. Eu mesmo sou um “rato de biblioteca”.
      Um abraço

      • Maurício,
        obrigado pelo comentário. A segmentação é um caminho natural, concordo com você. Acredito que redes sociais como Facebook estão com os dias (anos…rs) contados.
        abraço.

    Deixe uma resposta