Como criar uma comunidade em torno de seu blog

No artigo Não há espaço para todos na blogosfera destaquei alguns pontos que podem levar um blog a não ter o sucesso esperado pelo seu administrador. Nesse artigo vou destacar alguns pontos que podem lhe ajudar a criar uma comunidade em torno de seu blog, criando um vínculo entre seu blog e o seu público-alvo, aumentando assim as chances de você conquistar seu espaço na blogosfera.

Não importa qual o nicho de seu blog, sempre haverá espaços já criados e consolidados onde pessoas que se interessam por aquele assunto estão reunidas e discutindo assuntos relacionados ao tema de seu blog.

Certamente os artigos escritos por você podem auxiliar essas pessoas nas suas dúvidas e aprendizado sobre o assunto que domina e trata no blog, mas elas não conhecem seu blog e muito menos conseguem encontrá-lo nos mecamismos de pesquisa, então você precisa encontrar esses espaços e apresentar seu conteúdo a elas, mas sem fazer spam.

Como construir uma comunidade em torno de meu blog

Para construir uma comunidade em torno de seu blog, primeiro você precisa ter conteúdo de qualidade (nunca se esqueça desse ponto, ou todas as técnicas que você utilizar para aumentar as suas visitas serão inúteis) e que seja único (ou abordado de uma maneira única). Depois do conteúdo, você precisa ter as ferramentas certas para receber e fidelizar esse público que será atraído até seu conteúdo, criando assim uma comunidade em torno de seu blog. Vou começar por esse ponto, preparar o blog para receber o público e fidelizá-lo.

blogosfera, dicas blog, problogger

Como fidelizar o público-alvo de meu blog

Você precisa utilizar ferramentas e técnicas para que os visitantes que cheguem ao seu blog, se quiserem, possam participar ativamente dele, como numa comunidade. Algumas ferramentas e técnicas estão relacionadas abaixo, mas dependendo do nicho de seu blog podem existir outras ainda melhores.

  1. Feeds – Feeds ainda são um dos meios mais eficazes para fidelizar seus visitantes. E nesse ponto o Feedburner ainda é insuperável. Então se ainda não tem, crie sua conta no Feedburner e deixe a mostra para seus visitantes a assinatura de seus feeds, tanto através de aplicativos (navegadores, leitores de feeds), como por e-mail. Outra dica interessante é escrever um artigo explicando o que são feeds e como assiná-los através do Feedburner.
  2. Twitter – Você deve criar uma conta no Twitter para o blog, que você irá utilizar apenas para enviar artigos de seu blog (e de outros blogs) relacionados ao nicho específico dele. Ao ponto que as pessoas interessadas nesse nicho vão conhecendo esse usuário do Twitter (através da divulgação no seu blog e de retweets de outras pessoas interessadas no assunto) elas o irão seguir e sempre que algum assunto interessante for publicado sobre o nicho, eles certamente visitarão o conteúdo e o divulgarão.
  3. Facebook – O princípio é o mesmo do Twitter. Você deve criar uma página de fãs para seu blog e divulgar essa página no blog. Assim as pessoas interessadas irão “curtir” a página e sempre que algo interessante for publicado elas saberão e, se quiserem, visitarão seu blog para ler o conteúdo.
  4. Comentários – Uma outra maneira de fidelizar seu público-alvo é através dos comentários do blog. Sempre termine os artigos com uma pergunta, ou algo similar, levando o leitor a ter o desejo de deixar sua opinião. Mas o simples fato de deixar um comentário em um blog não fará o leitor retornar a ele. O que você precisa fazer é responder a todos os comentários, de maneira individual, deixando bem claro ao visitante que o comentário dele é importante. Você também pode utilizar a técnica de responder com outra pergunta, ou seja, você responde a pergunta do visitante e lhe faz uma pergunta, assim geralmente ele volta ao blog para responder aquela pergunta e vai conhecendo cada vez melhor seu espaço na blogosfera. Quem entra em um blog quer interagir com o autor do artigo e os comentários são o espaço ideal pra isso.

Como atrair o público-alvo de meu blog

Agora que você já sabe como fidelizar seu público-alvo, esta na hora de começar a atrair o público-alvo de seu blog, mas como fazer isso? Primeiro você precisa encontrar seu público-alvo, para isso precisa ir muito além de apenas utilizar técnicas de SEO em seu blog e artigos. Você precisa frequentar redes sociais, fóruns e outros locais em que seu público-alvo está. Segue algumas dicas:

  1. Blogs de seu nicho – A primeira dica é encontrar blogs em seu nicho e começar a ler os artigos publicados e sempre que puder acrescentar algo deixe um comentário. Dê preferência a blogs que sejam mais lidos que o seu, com certeza seu publico-alvo estará ali e se você conseguir se destacar nos comentários, terá grandes chances de conseguir visitantes desses blogs. Mas não faça spam nos comentários ou poderá ter um efeito totalmente contrário, além de irritar o administrador do blog. Coloque a url de seu blog no campo correspondente, isso é tudo que você precisa para se destacar. Você também pode contratar anúncios nesses blogs e ver seu banner em destaque para seu público-alvo, claro que essa dica já é para um blog profissional, que tenha retorno financeiro e orçamento para contratar anúncios.
  2. Twitter – O Twitter tem uma funcionalidade interessante, se uma pessoa te segue é por que ela gosta de seu conteúdo. Se você cria uma conta no Twitter exclusiva para seu blog e utiliza ela para divulgar seu artigos, dificilmente seus seguidores irão reclamar dos tweets, pois eles querem receber aquele conteúdo, querem fazer parte da comunidade de seu blog, ficar interados do que está sendo publicado e discutido sobre o assunto que lhes interessa.
  3. Facebook – O Facebook é um produto mais maduro, você pode criar uma página de fãs ou um grupo. A dinâmica do grupo é muito interessante, temos por exemplo no Facebook o grupo Blogueiros onde tratamos de assuntos relacionados a blogosfera, o grupo Linhares onde falamos sobre minha cidade e o grupo Empregos onde divulgamos vagas de emprego e cursos grátis. Você pode criar um grupo ou aderir a um grupo já existente, mas antes de sair divulgando seus artigos saiba se isso é permitido no grupo, por exemplo, no grupo Blogueiros não é permitindo enviar links sem nenhum objetivo.
  4. Yahoo Respostas – É incrível como, diante de tantas redes sociais que surgem, tantas pessoas ainda acham mais fácil fazer uma pergunta no Yahoo Respostas e aguardar que alguém realmente capacitado a responda. O mais interessante é que as respostas escolhidas são indexadas pelo Google. Se você domina o assunto de um nicho, procure por perguntas sobre esse assunto e responda, sempre deixando um linka para seu blog. Os resultados serão excelentes, você verá.
  5. Google Plus – Apesar de ainda ser fechada, o Google Plus já possui mais de 20 milhões de usuários e os círculos são perfeitos para acompanhar e enviar notícias para um público específico. Descubra os usuários que interessam ao seu nicho e coloque-os em um círculo específico. Se eles fizerem o mesmo, sempre que você publicar algo sobre seu nicho eles serão informados. Já tenho recebido muitas visitas do Google Plus (em alguns blogs já superiores ao Facebook).
  6. Outras ferramentas – Você ainda pode utilizar o Formspring, fóruns de seu nicho e criar uma FAQ sobre o assunto que mais domina.

Conclusão

Como disse no início do artigo existem, claro, outras técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas para criar uma comunidade em torno de seu blog. Nesse artigo citei algumas que conheço e utilizo no meu nicho. E você, quais ferramentas utiliza para criar uma comunidade em torno de seu blog e fidelizar seus visitantes? Compartilhe conosco nos comentários.

Crédito da imagem: Contexto Livre

http://contextolivre.blogspot.com/2011/07/credibilidade-da-blogosfera-reconhecida.html

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Daniel

      Dessa vez estou procurando dicas antes de colocar a mão na massa, escolhi um assunto para meu blog que a maioria dos brasileiros nem conhecem, mas eu adoraria escrever sobre isso.
      Ótimo post!

    2. Esse é um dos meus objetivos com o meu novo projeto, criar uma comunidade em torno do blog é prova de conteúdo de qualidade e valor.

    3. Rogerio

      E ai meu irmão
      Parabéns pelo artigo, ficou muito bom e com informações muito válidas.

      Voce acha que para o blog ter uma melhor audiencia é melhor ativar a opção do usuário se registrar no wordpress, para assim termos um cadastro do usuario no wordpress e também quando ele postar alguma opniao no blog, aparecer a sua imagem?
      Voce acha que é essencial ou não é interessante?

      • Rogério,
        obrigado pelo comentário.
        Não utilizo essa função e não vejo necessidade, mas o que sempre indico é, se você pensa em fazer algo, faça por um período de testes e se ver um resultado positivo continue, do contrário, pare. Blogar é isso, um período constante de testes de formatos, alguns são válidos e permanecem, outros não.
        sucesso.

    4. Gustavo,
      Tenho 2 vamos chamar de blog, e um site de venda, não entendo nada de nada deste negócio.
      Tudo o que você relacionou de rede social eu tenho, Twitter, Facebook, Orkut, dihitt. msn, yahoo, e por ai vai.
      Não tenho este negócio de feeds, banners, chamaris porque não sei lidar com estas ferramentas.
      pergunto: devo fechar meus blogs, ?

      abraços
      João Bosco
      jotabemafra,blogspot.com

      • João Bosco,
        seus blogs estão tendo audiência? Se a resposta for sim, não deve fechar, se a resposta for não, estude mais sobre o assunto e comece a aplicar esses conhecimentos em seus blogs.
        sucesso.

    5. Olá. Muito obrigado por estas dicas de grande valia para blogueiros conseguirem que uma comunidade gire em torno de seu blog. Aprendo muito aqui e gostaria de agradecer pela exelentes postagens.

    Deixe uma resposta