Como divulgar seu blog e trazer visitantes

Esse artigo é um Guest Post escrito por Rafael F. S. (mais conhecido como Metal Ômega), ele é Web Design, design gráfico, fotógrafo e repórter. Se gostou do artigo e quiser conhecer o blog dele acesse o Metal Ômega ou assine seus feeds.

Primeiramente agradeço ao Gustavo por me convidar para fazer um Guest Post no seu site, é uma grande honra para mim. Vou abordar o tema sobre como você pode divulgar seu Blog e trazer visitantes, aumentando gradativamente a eficiência do seu blog.

Indexadores de Blogs

Há vários tipos de indexadores na internet. Vamos falar primeiramente sobre os Indexadores de Pesquisa: Google, Live Search, Yahoo ; todo mundo já conhece. Outros que usam o serviço do Google são: Uol, Terra, Globo, MyStart, Babylon, MyWebSearch, Conduit, Sweet Im, dos quais eu recebo visitas.

Mas como eu faço para indexar meu blog nesses sites de pesquisa?

Sinceramente, não há fórmula, a não ser que você trabalhe seu artigo em cima de SEO (Search Engine Otimization – Otimização para os motores de busca), que traduz-se em ter um bom título baseado na palavra chave, e desenvolvê-lo durante o texto. Mas isso já é outra aula.

Você poderá indexar em outros buscadores, num total de 236, através do DataHosting. Simples e fácil, basta você colocar o título do seu site / blog, o endereço, a descrição, as palavras chaves, o seu e-mail, seu nome, sua cidade, seu estado e país. Pronto, é confirmar e aguardar o processo que não leva mais de 2 minutos. Você receberá em seu e-mail algumas mensagens de confirmação, portanto, se seu e-mail tem antispam, é bom ficar ligado. Alguns buscadores exigem pagamento, se você tiver dinheiro para isso… Se recebi visitas desses buscadores??? Não, sinceramente não, não que me lembre, pois estava procurando algum.

Agora vamos olhar com carinho para quem irá realmente lhe trazer muitas visitas.

Como indexo um artigo rapidamente no Google?

Agora vamos falar de fórmulas, pois quando mais rápido seu site ou sua página estiver no Google, mais rápido virão as visitas. Isso acontece muito quando se tem um artigo “quente”, do momento, e todo mundo começa a pesquisar no Google. Acontecer por exemplo, todas as sexta-feiras quando é lançado um novo episódio do Naruto. Ganha nas pesquisas o site que indexar o episódio primeiro. Mas como agilizar o processo?

Farei uma pergunta simples: Você já tem conta no Google? Caso não tenha faça urgentemente. Após concluir e sua conta do Google estiver ativa entre na seção WebMasters do Google. Em “Painel” adicione a url do seu blog. Clique em “Verifique seu site”. Ele irá dizer que o Status não foi confirmado, clique em “Escolher Método de Verificação” e selecione “Incluir Meta Tag”. Esse código deverá estar entre as tags e . Depois de verificado vá direto para “SiteMaps”, onde você verá a url do seu site, um espaço para você digitar e um botão enviar SiteMap. Digite: atom.xml?redirect=false e feeds/comments/full.

Estes são padrões. Para adicionar suas páginas rapidamente, digite: atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100, onde 1 é a primeira página, e 100 é o número máximo de páginas indexadas para este fim. Essa lógica é para não pesar a indexação do robot. Digite de 100 em 100: atom.xml?redirect=false&start-index=101&max-results=200, assim por diante. Pronto, é só aguardar alguns instantes e suas páginas serão indexados rapidamente.

Eu recebo 60% das visitas do Google, uma grande nota, com bastante SEO. Você também pode conseguir muito mais trabalhando o SEO do seu blog. Receba visitas do Google imagens também, adicionando alt=”” e title=”” para tag src=”” que é o link da imagem, e para o link que redireciona para a imagem, no caso a tag href=””.

Finalizo aqui então a parte dos Indexadores de Pesquisas para Blogs.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    36 Comentários

    1. Ola Gustavo muito obrigada pelas suas dicas tem sido muito valiosas para mim tenho aprendido bastante só mais uma duvida eu posso publicar anúncios do google adsense num blog feito gratis ? Abraços !!!!!

    2. Oi Gustavo

      Estou lendo os seus artigos mas como estou começando acredite que esta muito dificil pois a minha experiencia em informatica é muito pouca-
      E a minha pergunta é -“nao sendo nenhum informatico é possivel ter um blog de sucesso sem saber todos esses elementos de posicionamento do google ,page rank,etc….

      • Paul,
        ninguém começou sabendo, então o que você precisa é estudar muito sobre o assunto. VocÊ não precisa se tornar um especialista, mas precisa entender um pouco sim, para ter um blog de sucesso.
        abraço.

    3. Olha eu não sei como te agradecer, os seus artigos estão me ajudando e muito nas divulgações do meu blog,eu como um web marketing novo na área não estava tendo resultados porque não conseguia seguir realmente as técnicas de SEO, mas agora cai de paraquedas em seu blog e aqui que vou aprender tudo oque me ensinar nos artigos passo a passo.
      Olha Gustavo Freitas não sei como lhe agradecer, mas Parabéns por estar ensinando sempre as pessoas com as suas fantásticas dicas.

      Um grande abraço,
      Fernando Gonçalves

    4. Olá Gustavo.

      Parabéns Rafael, este artigo esta fantástico, aprendi uma ferramenta muito importante. Já estarei implementando em meu blog.

      É muito bom ter pessoas como você Gustavo orientando os iniciantes e também aqueles outros que sempre tem algo a mais para aprender.

      Um forte abraço,

      Sucesso Sempre,

      Wilsimar Souza

    5. MUITO BOA A SUA DICA, CADASTREI O MEU BLOG PLANETAMUSSE.BLOGSPOT.COM NO DATAHOSTING E EM DEZ DIAS O PLANETA MUSSE JÁ PODE SER ACESSADO NO GOOGLE.
      ESTOU MUITO FELIZ POR TER ME AJUDADO.SOU INICIANTE E TENHO MUITO O QUE APRENDER, E TENHO CERTEZA QUE APRENDEREI MUITO COM SEUS ARTIGOS.MAIS UMA VEZ,OBRIGADA!

    6. Rosãngelo

      muito boa a dica 🙂

    7. Brunohustler

      Nossa, muito obrigado pelo post. Me ajudou bastante. Ótimo para inicantes, e até para mim, que não sou tão iniciante assim. Esse DataHosting eu não conhecia, muito obrigado mesmo.

      • Bruno,
        que bom que gostou, visite outros artigos do blog, eles irão lhe ajudar ainda mais,
        abraço e sucesso.

    8. Muito interessante esta postagem. Iniciantes como eu beneficiam-se bastante de dicas como essa. Belo trabalho.

    9. Mãos à massa: vou ler o post e comentários e espero aproveitar bastante!

    10. tenho um blog e aqui encontrei otmas dicas de divulgação, pois gostaria de divulgar o que eu descobri com esse blog que eu criei.

    11. jose augusto

      Muito bom,mesmo você esta de parabéns

    12. Fernanda

      Acessei minha conta no google, mas não estou achando o link “webmasters”, onde fica?

    13. Otimo site em amigo , Adorei os artigos tudo perfeito ja ta no favoritos 😀

      • @Paulo,
        obrigado, esse tipo de comentário me motiva a trabalhar ainda mais para melhorar o blog,
        um abraço.

    14. Salete cattae

      Olá Gustavo!

      Adicionei o sitemap mas apareceu a seguinte mensagem “Valor de tag inválido
      Esta tag XML tem um valor inválido. Corrija-a e reenvie”.
      O que eu fiz de errado?

      Abraços e obrigado!

    15. O ‘comentário’ encontra-se dentro desta ‘garrafa’ de ‘náufrago’ à deriva nas ‘correntes’ da blogosfera, para encaminhar a ‘mensagem’
      até ‘bom porto’!…e, encontrar ajuda à visualização deste ‘Blog’!

      César Ramos Escreveu um post sobre… NE BIS IN IDEM

    16. amaral

      ola, quero apreende mas como difulgar o blog

      amaral Escreveu um post sobre… vendo maquinas transfer e mini gravador de silk screen

    17. @tayala – os blogs são rentáveis, mas é necessário encarar como um empreeendimento como outro qualquer que exige muito trabalho e dedicação,
      um abraço.

    18. tayala

      Seus artigo está sendo muito valioso p/mim. Sou iniciante e me interessei na comodidade de anunciar produtos na blogosfera. Agora preciso estudar maneiras de fazer o blogger render! Ainda não está completamente montado.
      bjão

      tayala Escreveu um post sobre…

    19. @MNogueira,
      obrigado pelo comentário, aproveite mesmo, pois os artigos são escritos para auxílio, qualquer dúvida é só postar,
      um abraço.

    Deixe uma resposta