Como escrever artigos no WordPress usando o Windows Live Writer

Estou passando por alguns problemas com a conexão a internet aqui em casa. Que atire a primeira pedra o brasileiro que não passou, ou ainda passa, por problemas com a sua conexão a internet. O mérito é todo do Governo, que não “aperta” as operadoras e as obriga a cumprir os contratos que assinam com os clientes. Mas tudo bem, por essa lentidão não consigo atualizar facilmente meus blogs, então comecei a procurar uma solução e me lembrei do Windows Live Writer. Então resolvi, além de utilizá-lo, escrever um artigo ensinando como fazer isso, espero que seja útil para você.

windows live writer

windows live writer

Como instalar o Windows Live Writer

Faça o download do Windows Live Writer nesse link. Depois de fazer o download dê dois cliques sobre o arquivo baixado wlsetup-web.exe e depois em executar. Após uma rápida verificação o programa de instalação abrirá. É possível que você já tenha esse programa instalado, no meu caso, quando instalei o Windows Live Messenger já instalei ele junto. Se ainda não possuir ele instalado selecione o programa e clique em Instalar. Basta aguardar o processo terminar e seu programa estará instalado. Ele poderá ser encontrado em Iniciar – Programas – Windows Live – Windows Live Writer.

Configurando o Windows Live Writer

Abra o programa e no menu horizontal clique em Blogs – Adicionar conta de blog. Vamos adicionar um blog da plataforma wordpress. No próximo passo selecione “outro serviço de blog” e clique em próximo. Será solicitado o endereço do blog, aqui você digita a url de seu blog. Digite o usuário e senha utilizados para entrar na área administrativa do blog e clique em próximo. Se der um erro 405 é porque seu blog não está configurado para receber postagens via XML-RPC, mas isso é simples de resolver.

Acesse a área administrativa de seu blog e vá em Configurações – Escrita e em Publicação remota selecione “Habilitar os protocolos de publicação XML-RPC” e clique em Salvar alterações. Volte ao Windows Live Writer e clique em próximo novamente. Na próxima tela coloque o apelido para o blog e clique em concluir. Pronto já pode começar a escrever seus artigos mesmo sem conexão a internet. Ai quando se conectar poderá enviá-los como rascunho para o blog ou já publicá-los automaticamente.

Para publicar um artigo clique em Nova e a partir daí é como escrever em seu blog. Coloque o título do artigo e comece a escrever. Se quiser salvar no próprio computador clique em Arquivo – Salvar rascunho local (Ctrl+B) e para salvar como rascunho no blog clique em Arquivo – Postar rascunho no blog e para publicar diretamente clique em Arquivo – Publicar no blog. Agora utilize a ferramenta e conheça um pouco dela, existem vários recursos como inserir hiperlinks, imagens, tabelas, entre outros.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Boa Noite

      Gustavo

      Achei interessante sua dica, vou fazer um teste com esse editor.

      Um abraço
      Roberto

    2. Obrigado, Gustavo… achei que seria mais intuitivo configurar, mas tinha esse macete pra configurar lá no próprio WordPress. Valeu pela dica.

    3. Tylër Vortex

      Cara, agradeço, mesmo, isso será de grande ajuda, pois eu sofro com problemas de conexão toda vez que começa a chover ou antes de uma chuva qualquer…

      Valeu!

    4. Rapaz, muito bom este post. Ainda mais porque posso criar meus posts mesmo no meu netbook estando offline.

      Obrigado mesmo.

      Gostaria de ter tua autorização para reproduzir esta tua matéria no meu blog.
      Claro que dando os devidos créditos.

      • Cigano,
        peço que leia os Termos de Uso do blog nesse link http://www.gfsolucoes.net/gustavo/termos-de-uso/.
        apenas fazer uma citação não é suficiente, já que para o Google pode ser entendido como conteúdo duplicado e sermos os dois punidos. Pode utilizar no máximo 2 parágrafos e colocar um link para que seus leitores terminem de ler o artigo aqui,
        abraço e obrigado pelo comentário.

    5. Nilton Neto

      Olá Gustavo,
      Cara eu só tenho que falar uma coisa para você.
      Obrigadoooooooooooooooooooooooooooooooo…

      Essa dica foi a minha salvação, pois caí na asneira de colocar a VIVO internet 3G aqui em casa e me dei mal.
      Minha conexão está péssima.
      Co esta dica consigo pelo menos postando aos poucos.
      Valeu Gustavo.

    6. Boa Noite

      Gustavo

      Ótimo artigo já fiz o download vou instalar e começar a usa-lo.

      Um Abraço

      Roberto

    Deixe uma resposta