Como fazer backup de seu blog – Parte I

Nesse artigo irei ensinar como fazer o backup de seu blog hospedado no Blogger. O backup do blog será útil no caso de algum problema com o blog, ou mesmo se você excluir algo por engano e quiser voltar tudo ao normal. Para essa tarefa iremos utilizar o programa Blogger Backup.

Como Instalar o Blogger Backup

O Blogger Backup não tem nenhuma dificuldade ou configuração na instalação, basta acessar o site do desenvolvedor e fazer o download, depois descompacte o arquivo e clique em BloggerBackupSetup e siga os passos da instalação padrão.

Como configurar o Blogger Backup

Acesse o programa através do menu Iniciar – Programas – Blogger Backup utility e aguarde o programa iniciar. Agora clique em Available Blogs e selecione Add Blogs. Na caixa que se abriu digite seu id e senha do blogger e clique em Login into Blogger e aparecerá todos os blogs que você possui no Blogger. Após seus blogs serem localizados clique em Ok.

Agora clique em File – Save settings e escolha uma pasta para salvar as configurações que acabou de fazer, se você não fizer esse procedimento terá que repetí-lo todas as vezes que for utilizar o programa.

Blogger Backup

Blogger Backup

Como fazer o Backup do seu Blog

Os próximos passos sugiro que faça, primeiramente, num blog de teste, se ainda não tem um crie e coloque nele alguns posts de seu blog principal e faça o teste do software, executando o backup e depois restaurando o mesmo para ver se tudo funciona perfeitamente.

Em Available Blogs selecione o blog que deseja executar o backup e em Save posts to folder selecione uma pasta, ou crie uma, para salvar seu backup. Selecione Save Comments, em Save post selecione Atom, one file per post (criará um arquivo para cada post) e clique em Backup posts e aguarde o backup terminar. Seu backup será salvo em um arquivo XML.

Backup Blogger

Backup Blogger

Restaurar o Backup

No caso da necessidade de restaurar o blog, basta clicar em Restore posts e escolher o arquivo XML que deseja restaurar, digitar sua senha do Blogger e clicar em Ok. Aqui vale uma dica, o Blogger tem um limite de 50 posts por dia em cada blog (segundo aviso do próprio programa) então quando for voltar um backup, talvez seja necessário alguns dias para acertar o blog.

Backup do Template

Esse software faz o backup dos seus artigos, mas não do template do blog, por isso se quiser ter o seu template e todos os widgets instalados você precisa fazer outro procedimento, que só precisará ser repetido quando alterar algo no template ou acrescentar algum widget.

Vá na área de administração de seu blog e em Layout selecione Editar HTML. Clique em Expandir modelos de widgets e em Baixar modelo completo. Selecione a pasta onde deseja salvar, de um nome sugestivo para o template e clique em ok. Quando precisar restaurar esse template basta clicar em Arquivo, selecionar a pasta onde o template se encontra guardado e clicar em Fazer upload.

No próximo artigo você irá aprender como fazer o backup de seu blog hospedado no WordPress, até lá!

Outros tipos de Backup necessários

Se você está procurando um programa para backup de seu computador ou servidor confira o Cobian Backup e se precisa de um programa para backup do pen drive confira o programa gratuito da Microsoft para esse fim. Agora se o que você realmente precisa é fazer backup de seus e-mails confira aqui o Amic Email Backup.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. reinaldo

      E se o blog foi excluido … tem como recuperar???

    Deixe uma resposta