Como fazer um gif para seu blog – parte I

Seja para promover um projeto (outro blog) seu, ou para divulgar algum programa de afiliados ou alguma promoção, os Gif’s são muito interessantes (chamam a atenção do leitor) e rendem bons cliques se bem produzidos.

Fazer um Gif é fácil, você pode

Mas, ao contrário do que parece, não é necessário ser um profissional para fazer um gif simples, mas que traga retorno ao seu blog. Vou ensinar a fazer um gif simples, como esse abaixo, e que disponho na lateral direita do blog, o restante vai depender de sua criatividade e disposição para uma pesquisa rápida no Google.

Exemplo do gif que faremos

Exemplo do gif

Mãos a obra

Para fazer esse gif vou utilizar dois programas pagos (no final estarei dando alternativas gratuitas e link para as versões trial desses programas), o Photoshop e o Corel Draw. Primeiro abra o Corel Draw (estou utilizando a versão X4) e clique em “Novo” no menu “Arquivo”, agora vamos criar um quadrado como o que está acima, para isso pressione a tecla “F6” e segure a tecla Ctrl (control) enquanto constrói o quadrado perfeito (o control não deixará seu “quadrado” fica retangular).

Pressione a letra “Z” para selecionar o zoom e com o mouse aumente a tela para que possa trabalhar melhor dentro do quadrado. Agora pressione “F8” e clique com o mouse dentro do quadrado para escrever o texto. No meu exemplo vou escrever a frase “como instalar”. Repare que a frase ficou muito grande para o quadrado, mas não quero diminuir o tamanho das letras, então vou selecionar no menu lateral a ferramenta seleção (a primeira com desenho de seta) e clicar sobre a frase e depois selecione “F8” para que entre no modo de edição e você possa dar um “enter” entre as duas palavras para que uma desça para a linha de baixo.

Agora vamos colocar a cor no quadrado. Selecione-o clicando sobre ele com a seta e escolha uma cor na paleta de cores a direita. Se quiser mudar a cor das palavras basta fazer o mesmo procedimento, selecione as letras e escolha uma cor. Salve o trabalho clicanco em Arquivo – Salvar e de um nome para o projeto, o meu ficou como banner 150×150. Esse arquivo só poderá ser salvo pelo Corel, não é ainda nosso produto final (em png). Para fazer nosso gif vamos precisar de cinco imagens, mas a maior parte do trabalho já foi feita, pois vamos aproveitar esse modelo para todas as imagens.

Salvando as imagens

Vamos salvar as imagens. Para fazer isso no Corel é necessário clicar em Arquivo – Exportar e abrirá uma caixa padrão para salvar documentos, escolha a pasta em que pretende salvar as quatro imagens (cria uma pasta somente para essas imagens, elas precisam ficar numa única pasta). Nomearei as imagens da seguinte forma banner150x1501, banner150x1502, e assim em diante, fique a vontade para utilizar seu próprio padrão. Em Salvar como tipo, escolha png e clique em “Exportar”, na caixa “converter em bitmap” na caixa onde está milimetros mude para pixels e coloque a largura em 150 (repare que a altura mudará automaticamente para o mesmo valor), em modo de cor verifique se está em cor RGB (24 bits) e clique em ok, dê ok novamente na próxima tela e pronto está salvo.

Repita os passos

Para salvar as outras imagens que vamos precisar nesse projeto modifique a figura que estamos trabalhando, mude a frase para “SOFTWARE” e repita os passos realizados para exportar a imagem anterior em png, e no nome coloque banner150x1502. Na imagem 3 mude a frase para “HARDWARE” e exporte a imagem com o nome de banner150x1503. Na imagem 4 mude a frase para “CLIQUE” e exporte a imagem com o nome de banner150x1504. Lembrando que todas devem ficar do mesmo tamanho, ou seja, 150 x 150 pixels. Na imagem 5 mude a frase para “AQUI” e exporte a imagem com o nome de banner150x1505. Agora você já pode fechar o Corel, pois não precisaremos mais dele nesse tutorial.

Próximo passo

Esse tutorial ficou maior do que eu esperava, por isso a parte de Photoshop estarei deixando para outro post que estarei postando amanhã cedo. Enquanto isso, se ainda não possui o Corel e o Photoshop faça o download da versão de testes clicando sobre o nome dos programas.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    6 Comentários

    1. Josina Maria Ferreira

      OLÁ
      ENCOTREI O QUE PROCURAVA,ESTOU MUITO FELIZ SE ME PERMITE
      VOU APRENDER MUITO
      MUITO OBRIGADA!

    2. Oiiieeesss, tudo bem!!!
      Gostaria que me indica-se um aplicativo ou site para fazer gifs animados e mostrar que foi feito por mim, sem fazer propaganda do site.
      Obrigada

    3. Parabens pelas dicas, estão otimas!
      so uma observação eu não tenho nemhum dos programas.
      gostaria da sua ajuda pois gostaria de fazer um gif para meu blog, para divulga-lo. Mais não conseguir fazer! espero que possa me ajuda!

    4. gabrielle

      queria saber como criar um blog de gifs.

    Deixe uma resposta