Como ganhar dinheiro com Youtube com seus vídeos

Como ganhar dinheiro com Youtube com seus vídeos?

Se você possui uma conta no Youtube e produz vídeos originais você pode ganhar dinheiro com esses vídeos no Youtube, sabia disso?

Se você ainda não tem uma conta no Youtube e acredita ter potencial para produzir vídeos que gerem um grande número de visitas, talvez essa seja a oportunidade que estava esperando pra começar a ganhar dinheiro na internet.

Ganhar dinheiro na internet é possível e existem várias maneiras, uma delas foi aberta a pouco tempo pelo Youtube (empresa do Google e que possui larga experiência em gerar dinheiro online, principalmente através do Google Adsense) que permite aos usuários que produzem vídeos cujo direito autoral os pertence, veicular propagandas dentro ou próximo ao vídeo. Os ganhos são gerados com cliques nos anúncios.

Antes de participar do programa de monetização do Youtube, segue algumas dicas para que você realmente ganhe dinheiro com Youtube:

  1. Você deve ter produzido o conteúdo, ou seja, ter o direito autoral sobre ele
  2. Não utilize músicas de fundo, ou terá que provar, por escrito, que tem o direito da música, ou que lhe foi permitido utilizá-la no vídeo
  3. Leia os termos de serviço do Youtube
  4. Leia as diretrizes da comunidade

Se uma regra for quebrada, seu vídeo pode ser excluído e sua conta para monetização excluída.

Exemplos de vídeos que podem ser utilizados para ganhar dinheiro com Youtube (retirado da ajuda do Youtube)

  • Você filmou seu gato, e não há música de fundo.
  • Seu vídeo contém música isenta de royalties, e você pode comprovar os direitos comerciais usando os links diretos para a música e para a licença aplicável.
  • A banda do seu amigo escreveu e gravou uma música para seu vídeo e declara por escrito que você pode usar e gerar receita com ela.

ganhar dinheiro com youtube

Exemplos de vídeos que não podem ser utilizados

  • Seu vídeo contém uma música que você comprou para uso pessoal, por exemplo, comprou no iTunes ou em uma loja, mas não obteve uma licença comercial.
  • Você encontrou um vídeo na Internet e não pode provar que ele é de domínio público.
  • Você só está cantando sua música favorita protegida por direitos autorais
  • Você ainda não recebeu um aviso de direitos autorais para seu vídeo
  • Você editar ou “misturar” com outros trabalhos
  • Você usa apenas 30 segundos de um clipe musical ou vídeo
  • Seu vídeo não atribui créditos adequadamente conforme solicitado por uma licença

Como ganhar dinheiro com Youtube com seus vídeos

Se os seus vídeos estão de acordo com as normas e diretrizes ou está disposto a criar conteúdo nesse sentido, segue os passos para ganhar dinheiro com Youtube

  1. Acesse http://www.youtube.com/account_monetization?action_guidelines=1
  2. Se ao acessar aparecer a mensagem “Erro, não qualificado para este recurso“, então será necessário acessar este link http://www.youtube.com/partners e se candidatar. Eu não fiz isso, utilizei o link informado no passo 1 e deu certo
  3. Clique em Próximo
  4. Nesse passo, se você ainda não tem uma conta no Google Adsense, será direcionado para criar uma. Se já possui uma conta basta selecionar o e-mail respectivo a conta e clicar em Próximo
  5. Na próxima tela LEIA os termos de serviço antes de aceitar (está em inglês e se precisar, utilize o Google Tradutor), preste muita atenção 7, onde diz os motivos que pode levar ao encerramento de sua conta no Youtube
  6. Marque as caixas abaixo do texto, aceitando o acordo e clique em Próximo
  7. Agora é aguardar que sua conta do Google Adsense seja vinculada ao Youtube, quando isso acontecer, você receberá um e-mail informando

Como escolher os vídeos que serão monetizados

Após receber o e-mail de aprovação do Youtube (o meu chegou em menos de 3 horas), você deve selecionar os vídeos que serão monetizados, veja como:

  1. Acesse http://www.youtube.com/my_videos
  2. Na lista de vídeos que possui procure por Gerar receita abaixo de cada vídeo e clique no que deseja monetizar
  3. Na próxima tela clique em Gerar receita com anúncios
  4. Leia com atenção as questões, se tiver que marcar alguma, terá que justificá-la e, em alguns casos, enviar documentação para o Google
  5. Como meus vídeos não possuem direitos de terceiros (não uso música de fundo) não marco nenhuma das questões
  6. Na caixa de texto descreva o que é o seu vídeo
  7. Clique em Salvar configurações

Agora na sua conta do Google Adsense irá aparecer mais um produto, com o nome Youtube, é ai que irão aparecer os ganhos com os vídeos no Youtube.

Conclusão

Ganhar dinheiro com Youtube, desde que sejam vídeos produzidos por você e sem direitos autorais de outros, é possível. Se ainda não utiliza essa opção para gerar receitas, aconselho que faça alguns testes para ver como se sai. Aproveite para conhecer meu canal no Youtube http://www.youtube.com/bloggfsolucoes.

E você, já conhecia essa maneira de ganhar dinheiro com vídeos no Youtube? Se sim, tem dado resultados positivos? Se não, pensa em utilizar? Deixe sua opinião nos comentários.

Atualização em 16 de julho de 2013

Sugiro que, se quer mesmo ganhar dinheiro com o Youtube, leia também o artigo abaixo.

17 Maneiras de Ganhar Dinheiro na Internet

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

58 Comentários

  1. wanderson de souza

    Gustavo, eu quero monetizar meu vídeos cantando e tocando violão… só que a música é de um artista famoso !! Eu posso monetizar ou não ?

  2. CARLOS BRUNO

    Bom dia,
    Gustavo, como é feito o depósito pelo youtube? Obrigado!!

  3. Dicas excelentes!

    Eu participo ativamente de vídeos no youtube.

    Entretanto , ainda não estou conseguindo ter grandes ganhos com isso.

    Mas.. eu sei que vou conseguir melhorar minhas habilidades e com isso aumentar meus ganhos .

    Abração!

  4. Ana

    Eu tenho um canal no youtube, que posto vídeos de dança… Os videos sao filmados por mim mesmo, e queria saber se posso ser aprovada e receber com esses videos, se tiverem muitas visualizaçoes…
    Sendo que as músicas de fundo sao conhecidas, preciso de autorização para colocar essas músicas? mas como faço para pedir essa autorização?

  5. adilson das neves

    eu faço video cover e fiz uma conta no google ad devo fazer musicas munhas ou não precisa

  6. OI GUSTAVO EU TENHO UMA CONTA NO YOUTUBE EU ENVIEI UM VIDEO ROMÂNTICO, FICOU LEGAL AGORA ENVIEI UM VIDEO BEM ENGRAÇADO DE UM AMIGO MEU QUE NÃO SABE DANÇAR E EU FILMEI ELE DANÇANDO LAMBADA. EU QUERO SABER DE VC SE POR ACASO TIVER MUITOS AÇESSOS SE EU GANHO ALGO, NO CASO DINHEIRO. SIM OU NÃO? MUITO OBRIGADA E FOI UM PRAZER.

    • Se você tiver muitos acessos, o Youtube entrará em contato com você pra “tentar ganhar dinheiro” com o vídeo.
      Abraço.

    • marcos lopes

      oi gustavo gostaria de te pedir uma luz a minha esposa e cantora infantil gospel,gostaria de saber uma forma melhor de divulgar os videos dela no you tube teria como voce me ajudar,o meu email e lopesmarcos277@gmail.com
      DESDE JA AGRADECO
      MARCOS
      marcos lopes postado recentemente…Qual o PageRank do seu blog?My Profile

      • Marcos,
        acredito que a melhor maneira é divulgar os videos também em blogs e principalmente no Facebook, em grupos evangélicos.
        Abraço.

        • gesserto gesso

          é isso ai o processo é lento,vai divulgando enviando links, que vai dar tudo certo, faz uma duas ou + camisetas com o link, que deus é justo..

  7. Elias Moreira

    Prezado, fui convidado pelo youtube a monetizar meus vídeos. Após certo tempo com os videos já monetizados, tenho cerca de 2000 visualizações monetizadas. Porém, quando busco pelos relatórios recebo a seguinte mensagem: “Os dados não estão disponíveis para o relatório, local, conteúdo e período selecionados. Se possível, selecione um período mais amplo, conteúdos diferentes ou tente novamente em um ou dois dias depois que os dados mais recentes forem processados.” Sabe me informar o motivo?

  8. Luís

    AI EU FIZ A INSCRIÇÃO COLOQUEI MEU ENDEREÇO FIZ CERTO? E OUTRO COMO QUE ELES MANDAM O DINEHRI PELO MEU ENDEREÇO É IMPOSSIVEL!

    E OUTRA TEM QUE PAGAR PARA PARTICIPAR DISSO?

  9. Gilson

    No meu blog o google adsense paga por cliques de 20 centavos a 1 real. E no youtube é esse mesmo valor.
    Meu blog: inglesjarapido.blogspot.com.br

  10. Gilson

    Quanto vou ganhar por cliques nos videos do youtube.

    • Gilson,
      ninguém pode lhe dar essa informação, não existe um cálculo exato, depende muito dos anunciantes que serão atraídos pelo seu conteúdo.

  11. emanoel.vianna

    Olá tudo bem?! queria saber sobre uma determinada observação: como o meu video abaixo:

    você pode observar que estou usando video, mas esses videos não são meus ou seja são de terceiros! quais são os meus direitos sobre eles? isso é errado?! posso usar videos de terceiros?! futuramente se meu canal creser os videos podem ser excluidos ou eu sofrer algum tipo de multa ou algo assim?! obrigado a quem puder responder!

    • Emanoel,
      gostei muito do vídeo, do formato que estão começando a criar, com o tempo e com um melhor equipamento de som, vai ficar muito bom.
      Quanto aos vídeos que você está utilizando, que não são seus, você não tem direito nenhum sobre eles. Pense bem, se alguém começasse a utilizar o seu vídeo, que deve ter dado muito trabalho pra fazer, você gostaria? A ideia é mais ou menos essa.
      Se precisar utilizar o vídeo de alguém, peça permissão, de preferência por escrito, pois você pode sofrer alguma punição sim (multa por uso indevido de direitos autorais).
      o que sugiro é que vocês invistam no formato que estão fazendo, mas sem utilizar nada de terceiros. Vocês podem ganhar dinheiro assim. E não se esqueçam, mesmo que trabalhem somente com vídeo, criem um blog, será interessante também e uma outra maneira de ganhar dinheiro com os vídeos e textos.
      Abraço e sucesso.

      • emanoel.vianna

        Olá tudo bem? obrigado por responder meu comentario, ultimamente estou tentando buscar conteudos publicos mas esta bem diificil achar eles mas iremos rever novamente o que podemos fazer. abraço e obrigado.

          • emanoel.vianna

            Olá novamente desculpa se estou sendo meio chato mas é que tenho uma dúvida como mostra o video abaixo :

            eles usam mais ou menos o que eu quero usar vídeos disponiveis da propria empresas no caso as propagandas e tudo mais entende?!
            bom como eles podem fazer isso se o youtube não permite?! ou posso fazer isso também?!
            Essa era a minha ideia até por que produzir todo o conteudo que vou usar nos video e praticamente inpossivel!
            abraço

          • Emanoel,
            vamos fazer o seguinte, se tiver mais alguma dúvida a respeito, me passe pelo formulário de contato do blog, ai conversamos mais tranquilamente.
            Mas tenha sempre em mente que quando você utiliza algo de outros, independente do Youtube, você pode ser penalizado pela justiça, via empresa/pessoa que desenvolveu o conteúdo. No caso de propagandas e vídeos promocionais, acredito que nenhuma empresa vai punir alguém que está lhe ajudando a divulgar seus produtos/serviços.
            abraço.

  12. Catia

    Olá.
    Eu recebi um convite para a parceria do Youtube.
    Li os termos e confesso que não entendi muito bem.
    Não pode colocar músicas sem autorização e nem imagens.
    Mas se eu usar músicas e imagens de domínio público, sei que eles aceitam.
    A minha dúvida é sobre o Live Movie Maker. Eles perguntam se usei algum software. Tenho dúvidas. Posso usar o Live Movie Maker sem nenhum problema?
    Obrigada.

    • Catia,
      o Live Movie Maker é um programa de edição de vídeos, não tem problema algum.

      • Catia

        Obrigada, Gustavo.
        Mas afinal o que é o tal Software que eles perguntam se eu usei?
        Eu pensava que era o Live Movie Maker, pois ouvi dizer que é um Software e que é só pra uso pessoal e não comercial.
        Por isso fiquei na dúvida.
        Se puder responder mais essa (o que é um software), agradeço de novo.

  13. jose

    e cover ? eu cantando e tocando a musica de outro

  14. luiz carlos de souza

    Gustavo,
    Eu tenho um video de música inédita de minha autoria no youtube com o título “touro Bandido” e está com 117.000 acessos. Porém o vídeo mostra varias fotos do touro bandido, que peguei na internet. Se essas fotos forem de domínio público eu posso monetizar, uma vez que possúo total direitos autorais sobre a música

  15. PAULO HENRIQUE

    FIZ UMA PARODIA DO DEATH NOTE COM PESSOAS ESSE VIDEO PODE SER VETADO?

  16. Rodrigo

    Amigo, GAMEPLAY’s podem ser monetizados ?

    (com audio do próprio jogo e/ou eu narrando e tals…)

    • Rodrigo,
      difícil afirmar, mas as imagens são de um jogo proprietário… Mas não sei lhe afirmar.
      abraço.

  17. Lucas

    Se o vídeo for tirado da Globo, não pode por causa dos direitos autorais né? por exemplo: Jo Soares, Sarrafo da rodada, até sobre um matéria que passou sobre um policial ter levado uma voadora. E também, filmei a Torcida Organizada do meu time cantando uma música e fazendo festa, será se será aprovado?

  18. Ana

    Olá Gustavo adorei suas explicações estou com algumas duvidas por favor me ajude , uma musica registrada no site : Musicas Registradas , é um site de Registro de musica o YT aceita esse registro ? E se aceitar e a pessoa me me der os direitos da musica por escrito como coloco isso na hora da monetização ? Tipo como faço ? e como envio para o YT a declaração por escrito que a pessoa me passou os direitos da musica ?? E uma ultima pergunta se eu gravar um vídeo com uma música livre daquelas que tem na propia edição de vídeo do YT da biblioteca deles como musica livre essa música se eu colocar no vídeo posso monetizar esse vídeo ?

  19. Olá Gustavo, muito boa a sua matéria e me tirou muitas dúvidas, porém esse “lance” de parceria o youtube ainda me pareçe meio complicado Oo, tenho canal no Youtube e sou novato no Adsense, pois minha conta foi aprovada para participar nos lucros, bem, eu faço vídeos falando sobre jogos, denuncias sobre hackers, e entretenimento, com músicas e etc, geralmente eu pego musicas que nao tem direitos autorais, exemplo é pegar a musica de um programa desconhecido q tenha musica, a maioria desses programas tem musicas simples e sao de hackers que fazem, mas recentemente eu fiz alguns videos com fundo de musicas, e por mais estranho e duvidoso que pareça, o Youtube aprovou o vídeo Oo, tenho uns 2 ou 3 videos que gravei eu fazendo um gameplay de um jogo e coloquei musicas de dance e rock, e mesmo assim nao recebi até agora nenhuma restrição d0o vídeo :), que bom ne? Eu tenho outra dúvida, se eu fazer um vídeo com musica de fundo, e no final do video, ou no meio mesmo, eu colocar a descrição da musica, com nome da banda e da musica, mesmo assim o vídeo pode ser “vedado”?
    Obrigado e parabens pela matéria, estou tentando crescer com meu canal no Youtube, mas é complicado entender tantos termos técnicos e direitos autorais, ainda mais que é complicado ter um vídeo de sucesso no Youtube sendo tudo original, pois quase ninguem tem acesso a uma boa música pra postar no vídeo que seja de própria autoria.

    Áté mais.
    Kleyton postado recentemente…LixossssssMy Profile

    • Kleyton,
      mesmo que a música seja de um programa desconhecido, você precisa ter “autorização do autor pra utilizar”. Mesmo seus vídeos sendo aprovados num primeiro momento, não quer dizer que em outro momento, numa análise mais detalhada, ele não possa ser reprovado. Não adianta colocar a descrição e o nome da banda e música, isso não afirma que você tem “autorização por escrito” dessa banda ou compositor.
      O que aconselho é que faça os vídeos sem música, afinal o mais importante no vídeo não é a música, certo?
      Sucesso.
      Gustavo Freitas postado recentemente…Iniciativas que devem ser seguidas por outros blogueiros nesse natalMy Profile

  20. marcos

    tutoriais de como instalar algo ou usar apenas a parte instrumenttal da musica sem voz,pode?

    • Marcos,
      se for fazer um tutorial, não utilize músicas, é mais seguro do vídeo ser aprovado para o programa de afiliados.

  21. Eu tenho uma dúvida Gustavo:

    No meu canal de vídeos eu faço análises de jogos, comerciais e outras coisas que acho interessante falar.

    http://www.youtube.com/user/Vjoemaster

    Eu cheguei a receber esse e-mail falando de monetização, mas não quero enviar pelo teste agora para não acontecer de eu acabar tendo meu vídeo deletado, ou seja, eu tenho apenas uma parte de minha autoria, nesse caso, é melhor esquecer?

    Obrigado.
    Victor Souza postado recentemente…Curiosidade – Kyle Reese X Solid SnakeMy Profile

    • Victor,
      eu aconselho esquecer, pois o que conta é o vídeo todo, se alguma parte não é sua, não entre no programa, o pior não é excluir sua conta do Youtube e sim a do Google Adsense.
      abraço.

  22. Olá Gustavo!

    É muito estranho mesmo eles complicam para quem quer ser parceiro ou será afiliado do programa de afiliados do youtube.

    Comigo aconteceu em um canal que tenho,eles enviaram um Email solicitando mais informações do vídeo(se era propriedade minha,etc) e depois de enviar a resposta não fui aprovado pois o vídeo não era de minha autoria,é bem complicado além de ter de ser totalmente de nossa autoria não pode conter materiais protegidos por direitos autorais.

    Só com tutoriais feitos por nós e videos gravados por nós mesmo,fora isso fica bem complicado.
    Ou seja você criou um vídeo e depois de muitas visualizações eles te enviam uma proposta de parceria.

    Abraço!
    Rafael postado recentemente…Paypal trás mais duas novidades para o brasilMy Profile

    • Rafael,
      obrigado pelo complemento ao artigo.
      Nas diretrizes do programa diz claramente isso, que os vídeos precisam ser nossos, ou termos como provar que o vídeo e alguma música de fundo é nossa ou foi cedida pelo dono dos direitos autorais. Aconselho quem quiser participar desse programa a não colocar nenhuma música de fundo.
      sucesso.
      Gustavo Freitas postado recentemente…Curiosidade – Kyle Reese X Solid SnakeMy Profile

      • Felipe

        Olá Gustavo, sobre aceitação do video para gerar ganhos, saberia responder por ex. se um video em que aparece apenas um carrinho de controle remoto fazendo manobras, teria de ter autorização do fabricante do carrinho? Abs.

        • Felipe,
          não posso lhe garantir, mas acredito que nesse caso não…Eles falam de músicas e vídeos.
          sucesso.
          Gustavo Freitas postado recentemente…LixossssssMy Profile

  23. Ao que eu fiquei sabendo, só quem pode usar o recurso de monetização são as pessoas parceiras do YouTube e pelo que sei o processo não é tão simples assim hehehe.O Marcos Lemos [Ferramentas Blog] não a muito tempo deu umas dicas sobre isso. Você manda um requerimento para o YouTube e eles avaliam a possibilidade de ser parceiro, caso isso tudo dê certo, você pode fazer tudo isso.
    Mais agora eu fiquei me perguntando: E pra quem tem a conta do AdSense e não quer ser parceiro direto do site mais ainda assim lucar? Ehehe, aí sim entra o conceito de apenas lucrar sem muitos vínculos. Enfim, quanto a este eu não sei e no link, a minha conta deu o mesmo erro.

    • O artigo do Marcos Lemos foi escrito em 2010, mas ele realmente fala sobre um link, que é esse aqui http://www.youtube.com/partners, mas eu nunca me cadastrei nesse link. Acredito que, quando você tem vídeos com várias visualizações, como é o meu caso, eles acabam aceitando, ou talvez até eu tenha sido pré-aprovado e eles tenham me mandado um e-mail em alguma época e eu não tenha percebido. Agora me lembro que um parceiro em outro blog uma vez me falou que recebeu um e-mail do Youtube oferecendo a parceria, mas ele não quiz. Não sei, o que indico então é que acessem o link indicado e se candidatem.
      sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge