Como inserir códigos no seu template wordpress – parte I

Essa é uma nova seção do GF Soluções. Nela vou relacionar pequenas modificações que você pode fazer, principalmente no seu template, para melhorar a experiência do seu leitor e melhorar os números de seu blog. A primeira dica que vou dar é como inserir códigos no seu template wordpress. Quando criei o GF Soluções a maior dificuldade que tive foi definir o template para o blog, e acho que essa é uma característica presente em todos os blogueiros quando vão criar seus blogs.

Vários motivos levam a essa dificuldade em encontrar o template “perfeito”. Uma delas é a quantidade de templates gratuitos que existem na internet. São muitas opções para se escolher e acabamos perdendo um tempo considerável nessa etapa. Então quando troquei o template do GF Soluções para o atual resolvi não trocar mais, justamente por essa perda de tempo na procura por um template, pela necessidade de tradução para o português, entre outros fatores. Minha decisão foi ir, aos poucos, transformando o template que tenho, inserindo códigos e o tornando cada dia mais personalizado possível. É essa experiência que vou passar aqui no dicas wordpress.

Como inserir códigos no seu template

Para inserir códigos em seu template wordpress existem dois procedimentos básicos que podem ser utilizados. O primeiro é utilizando um cliente FTP para baixar o seu template para seu computador e abri-lo em um editor php, como o Dreamweaver ou o Notepad++. Outro procedimento é utilizar o editor de templates do próprio wordpress, que evoluiu muito nas últimas versões e no 2.8 possui muitas funcionalidades interessantes como a documentação que consulta o codex do sistema. Iremos dar atenção ao primeiro procedimento nesse artigo.

Para inserir códigos no seu template vamos utilizar o cliente de FTP FileZilla. Se ainda não sabe como utilizar um cliente de FTP veja aqui nessa vídeo aula da Zooming. Se você já sabe utilizar um cliente de FTP vamos em frente.

Agora basta abrir o arquivo que deseja editar. Mas como saber qual arquivo editar? Geralmente você irá inserir um código seguindo algum tutorial e nesse tutorial deverá constar o arquivo que será editado, mas os principais são o single.php (artigo simples), page.php (modelo de página), index.php (página inicial do blog) e o sidebar.php (lateral do blog).

Outra dica muito importante é que, antes de fazer qualquer alteração em seu template você o salve em seu computador, ou seja, utilizando o cliente de FTP baixe toda a pasta de seu template para o seu computador. Dessa maneira se houver algum problema você terá uma versão do arquivo anterior e poderá restaurá-lo ao seu host. Eu não costumo editar meus arquivos diretamente no host. Eu tenho uma versão do wordpress instalada em meu computador e faço todas as modificações e somente depois de tudo funcionando é que envio esse arquivo para o host.

Veja aqui como instalar o wordpress 2.8 no seu computador

No próximo artigo irei ensinar como inserir o primeiro código no template, utilizando o Dreamweaver, mas você poderá utilizar qualquer editor php, até mesmo o bloco de notas do windows.

Como inserir códigos no seu template wordpress – Parte II

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Olá Gustavo

      Estou tentando montar um blog em wordpress,mas não estou conseguindo
      colocar a caixa do GFC…já fui em Widget,adicionei o código gerado mas
      ele não é visualizado…
      Seria muito grata se você pudesse me ajudar
      Abraços

      Vanessa

    2. Quando vi o titulo do post fiquei feliz pois no wordpress tem muitos arquivos e são em php e não sabia qual editar e agora vou fazer download via ftp e editar com algum software que aceite php de acordo com os arquivos que você escreveu!

      Rafael Escreveu um post sobre… Largo da Matriz sua história

    Deixe uma resposta