Como instalar o Firefox no pen drive

Com esse post inicio uma série sobre os programas conhecidos como “portable”, feitos com a finalidade de levarmos em um pen drive ou outro dispositivo móvel, como o Ipod ou um HD externo, nossos programas preferidos e suas configurações personalizadas.

A popularização do pen drive, em boa parte devido à redução dos preços e aumento da capacidade de armazenamento, despertou nos desenvolvedores a idéia de criar esses programas, em grande parte baseados em programas já existentes e conhecidos, como o Firefox, Thunderbird, 7-Zip, Filezilla, Gimp, Openoffice.org, entre tantos outros.

Portable, portátil em tradução livre, são programas desenvolvidos com a finalidade de serem instalados em pen drives ou qualquer outro dispositivo móvel com capacidade para suportá-los. A principal característica desses programas é que eles não precisam de arquivos temporários para funcionar e por isso podem ser instalados fora do disco rígido do computador. Iniciaremos falando do Firefox Portable Edition 3.0.

Download Firefox Portable

Esse programa é extremamente útil em várias situações, por exemplo, você precisa acessar a internet em um computador público, como uma lan house, e não quer correr riscos de que seus cookies e passos fiquem registrados nesse computador (mas não se esqueça, computadores públicos não são seguros e não devem ser utilizados para acesso a bancos e qualquer outra transação financeira), ou ainda precisa de seus favoritos e outras configurações (como os complementos do Firefox) no momento do acesso. Outra situação em que ele é muito útil é se você quiser testar o Firefox sem instalar em seu computador, basta baixar, instalar no pen drive e testar a vontade.

A instalação é muito simples. Após baixar o programa no seu computador (não precisa baixar diretamente no pen drive), proceda como uma instalação normal de um programa, clicando sobre o ícone da instalação e seguindo as instruções até chegar em “Choose Install Location”, nesse momento é que a instalação de um portable se diferencia das instalações normais no HD. Clique em Browse, selecione seu dispositivo móvel e escolha a pasta onde vai ficar a instalação do Firefox Portable, clique em Ok e Install.

O processo de instalação terá início e pode demorar em torno de 5 minutos dependendo de sua conexão USB.

Ao concluir a instalação clique em finish e pronto, seu Firefox Portable está instalado e agora você pode abri-lo e configurá-lo de acordo com suas necessidades. Ele está em inglês, mas existe um plugin para o português disponível aqui. Para abrir o programa, acesse seu pen drive e entre na pasta em que salvou o Firefox. Clique em FirefoxPortable e o browser iniciará, como mostrado na figura abaixo:

Aqui terminamos a primeira parte desse artigo. No próximo estarei falando sobre o antivírus ClamWin Portable. Mais informações sobre os programas portable disponíveis visite www.portableapps.com.

Aproveitando os interessados no Firefox Portable, o blog está com uma promoção, clique aqui e diga o que acha do Firefox e concorra a um prêmio.

Veja como instalar outros programas portable

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Edvan

      Ola galera,
      Eu uso o Firefox 3 Portable, no pen-drive, e quando abro em outro PC, ele não carregas os complementos que instalei.
      Mas ao clicar em Ferramentas/Complementos, eles estão todos lá….
      Já tentei usá-lo via Portable Apps Menu, e tb não vai… e quando eu abro a pasta Data/profile/extensions, elas tb estão todas lá…
      Alguém ja teve esse tipo de problema e pode me ajudar????

      aqui no PC da empresa pega todos os complementos… Em casa…. eles aparecem se eu clicar em Ferramentas/Complementos, mas não carregam…

    2. Isso é muito interessante e muito útil a nós utilizadores do computador, seu blog está ótimo.

    3. É isso ai Gustavo, os programas Portáteis já fazem parte do meu dia a dia, principalmente pra pular de micro em micro, carregando sempre o que preciso. Estou sempre postando novidades no meu blog se quiser de uma espiada.

      Abraços,
      Ricardo.

      http://quebragalhovirtual.blogspot.com/

    Deixe uma resposta