Como instalar o wordpress 3.0

A nova versão do WordPress, a tão esperada 3.0, acaba de ser liberada para download. Devido ao grande número de mudanças prometidas, não aconselho que a instale diretamente em seu blog/site nesse momento, mas que instalar uma versão de testes, se você ainda não tem, é claro. Nesse artigo vou ensinar como fazer esse tipo de instalação que pode lhe evitar dores de cabeça futuras com erros em atualizações de sistemas.

como instalar o wordpress 3.0

Instalação do WordPress 3.0

Como instalar o WordPress 3.0

O primeiro passo é fazer o download do wordpress 3.0. Quando estava escrevendo esse artigo ainda não havia sido liberada a versão em português do Brasil, por isso vamos instalar utilizando a versão em português de Portugal.

Download WordPress 3.0 português do Brasil (3.2mb)

Após o download terminar, descompacte o conteúdo da pasta, abra a pasta wordpress-3.0-pt_PT e renomeie a pasta “wordpress” para “teste”. Agora é necessário enviar esses arquivos para seu host via FTP. Eu vou utilizar o FileZilla para esse procedimento. Utilize o que você já é acostumado a usar ou se não sabe utilizar um cliente de FTP leia o artigo Como utilizar o FileZilla.

Envie para o seu host a pasta chamada “teste” (sem aspas claro!). Qualquer dúvida que ainda tenha quanto ao envio dos arquivos via FTP ou configurações de login e senha contacte o suporte de seu host, eles lhe ajudarão nessa tarefa.

Criando um banco de dados para a instalação

Após enviar os arquivos via FTP precisamos criar um banco de dados para a instalação do WordPress 3.0, vamos lá então. Esse passo pode mudar de host para host, eu vou fazer baseada na Kinghost, que é meu host no momento, se o seu for diferente sugiro que peça também ao suporte de seu host para realizar esse passo pra você.

Acesse o painel da Kinghost, clique em Gerenciar banco mySQL, digite uma senha, confirme a senha para o banco de dados e clique em Criar banco de dados (guarde esse senha e o nome do banco gerado automaticamente). Se tudo correr bem você receberá uma mensagem de criação do banco de dados com sucesso.

Configurando a instalação do WordPress 3.0

Agora que você já criou o banco de dados digite no navegador http://www.seudominio.net/teste no meu caso ficou http://www.gfsolucoes.net/teste e aparecerá uma mensagem informando que “o ficheiro wp-config.php parece não existir”. Clique em Criar ficheiro de configuração.

Na próxima tela clique em Vamos Avançar! Digite os dados solicitados, lembrando que esses dados são da criação do banco de dados feito no passo anterior. Qualquer dúvida aqui o suporte de seu host também poderá lhe ajudar lhe passando esses dados. O último campo não precisa ser alterado (Table Prefix). Após preencher todos os campos clique em Submit.

Se os dados informados estiverem corretos irá aparecer a tela informando que o WordPress 3.0 já consegue se comunicar com a base de dados. Se der algum erro com certeza é nas configurações informadas, refaça com calma e se necessário repita o passo de criação da base de dados.

Clique em Instalar o WordPress. Para quem já instalou o WordPress outras vezes, aqui é a primeira mudança que se vê. Como mostrado na imagem abaixo agora você pode criar também um usuário logo na instalação, não sendo obrigatório, e nem recomendado por questões de segurança, a utilização do usuário admin.

novidades no wordpress 3.0

Novidades na instalação do WordPress 3.0

Digite os dados solicitados, como o nome do site, crie seu utilizador (usuário), defina a senha (que não é mais automática), seu endereço de e-mail e clique em Instalar WordPress. Aparecerá a confirmação da instalação com sucesso. Agora clique em Iniciar Sessão, digite seu usuário e senha e comece a configurar sua instalação de testes do WordPress 3.0, a testar seus plugins e seus temas.

Espero que tenham gostado! Vejam o que instalei durante o artigo http://gfsolucoes.net/teste/.

Outros artigos interessantes sobre o WordPress:

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Cara, vc tem que me ajudar. Tenho um blog no blogger, mas por motivos como o péssimo formulário de comentários, quero mudar para o wordpress.org, mas sou zero nesse assunto. Não sei onde comprar meu servidor, como personalizar o wordpress, essas coisas. Vc poderia me ajudar?
      Grato, Mateus :).

      • Mateus,
        o ideal é você contratar uma pessoa que desenvolva para você o template e instale o blog na plataforma wordpress.
        Eu faço esse trabalho, mas não sei se é isso que você está procurando,
        abraço.

    2. Gizaa Veiga

      Obrigado pela dica!

      Começei semana passada no wordpress e sentia falta de um blog para testes (não sabia se poderia ter rsrs)

      []s

    3. Estou pela primeira vez testando o WP. Comparado ao Joomla, WordPress é bem simples e muito fácil de administrar. Realmente é uma ótima opção para a construção de sites.

    4. Estou começando a trabalhar agora com o WordPress. Acho que vai ser interessante iniciar nesta nova versão.

      Parabéns pelo post.

      Adriano Luz

    5. Bom Dia

      Gustavo

      Eu já fiz a atualizei para a versão 3.0 e parece estar funcionando normalmente.

      Um Abraço
      Roberto

    6. Muito bom o artigo, vou testar a nova versão, você sabe se podemos fazer upgrade?

      • Pode sim, nos meus blogs já está aparecendo a opção de upgrade automático, mas recomendo que teste primeiro seus plugins e tema numa versão de testes antes de partir para a atualização.
        um abraço.

    Deixe uma resposta