Como medir os resultados do Google +1 em seu blog

O Google está implantando novidades a uma velocidade alucinante nos últimos dias. Primeiro foi o Google +1 lançado no início do mês, depois o anúncio ontem, terça-feira (28/06), da criação da nova rede social do Google, o Google+ e agora há pouco um artigo no Google Inside Adsense Blog (Blog oficial do Google Adsense – em inglês) anunciou a liberação de relatórios no Google Analytics e no Google Webmasters Tools para acompanhar os possíveis efeitos que o botão +1 do Google pode causar em nossas visitas. Nesse artigo vou falar sobre os relatórios, então se quiser conhecer ou ler sobre os outros produtos, basta clicar nos links abaixo.

Nada é mais importante do que ter métricas precisas para poder direcionar um blog para o sucesso. De nada adianta colocar no blog todos os botões e novidades que aparecem se não sabemos como medir os resultados que estão sendo obtidos. Tanto o Google Analytics como o Google Webmasters Tools são essenciais para essa tarefa e não podem deixar de se fazer presentes em um blog. Se você ainda não tem essas ferramentas gratuitas instaladas utilize os artigos abaixo para instalá-las o mais rápido possível.

Google +1 no Google Webmasters Tools

 

google, webmasters, tools, novidades

Crédito da imagem: Blog do Adsense

Para ter acesso ao relatório do Google +1 no Google Webmasters Tools basta acessar a área administrativa da aplicação e no menu a esquerda escolher “Métricas +1”, como mostrado na imagem abaixo.

  • google, +1, webmasters toolsImpacto da pesquisa – Mostra como o Google +1 afeta o tráfego de pesquisas orgânicas. Você terá como saber se o botão +1 está ajudando, ou não, seu conteúdo a se destacar entre os outros do resultado de busca.
  • Atividade – Mostra quantas vezes seu conteúdo foi marcado com o +1, tanto no seu blog como no de terceiros (exemplo, a página de resultados do Google). Aqui você pode saber quantos +1 seus artigos possuem.
  • Público – Aqui você terá acesso a informações geográficas e demográficas sobre os usuários do Google +1. Só irá aparecer quando houver um número significativo de usuários do +1.

Google +1 no Google Analytics

No Google Analytics os relatórios podem não aparecer automaticamente, pelo que li no blog, e talvez seja necessário fazer algumas configurações (vou analisar com calma e se for necessário faço um tutorial a respeito em outro momento). A promessa é que também será possível rastrear tweets e acredito que também o “curtir” do Facebook.

  • Engajamento Social – Relatório que permite analisar as mudanças de comportamento local para as visitas que clicam em um botão social.
  • Ações Sociais – Relatório que permite rastrear o número de ações sociais como +1, Tweets e outros.
  • Páginas Sociais – Relatório que permite comparar as páginas do seu blog para saber as que tem o maior número de ações sociais.

É isso, são as novidades do Google nesse mês corrido de Junho. Vamos ver o que ainda pode acontecer. E você, o que achou das novidades no Google Webmasters Tools e no Google Analytics? Deixe sua opinião nos comentários.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    Deixe uma resposta