Como personalizar a URL de seu perfil no Google Plus

Se você já possui uma conta no Google+ com certeza já reparou que a URL de seu perfil é composta por números que dificilmente algum ser humano irá se lembrar. O meu por exemplo é esse https://plus.google.com/111641007389746803820. O que todos estão procurando é como personalizar a URL do perfil no Google Plus. Eu também fui atrás dessa solução nas configurações do serviço e não encontrei nada que pudesse me ajudar, nem mesmo na ajuda do serviço. Então encontrei o GPlus.to, um serviço Web 2.0 que tem a única finalidade de criar uma url personalizada, por exemplo, a minha agora ficou gplus.to/gustavofreitas. Enquanto o Google+ não implementa uma solução própria, vamos nos virando com essa mesma.

Para criar sua URL personalizada siga os passos:

  1. Acesse seu o Google Plus e clique em Perfil
  2. No seu navegador irá aparecer a sua URL atual, copie apenas os números, como mostrado na imagem abaixo google plus, gplus, personalizar url
  3. Agora acesse http://gplus.to/
  4. Em Nick Name coloque o nome que deseja (o meu foi gustavofreitas) em em Your Google+ ID coloque os números que copiou em seu perfil e clique em Add
  5. Pronto, seu URL personalizado está pronto, ficará gplus.to/o nome que escolheu.

E aí, o que achou da ferramenta? Deixe sua opinião e sua URL personalizada nos comentários para divulgação.

Atualização em 05 de julho de 2011 às 18:40hs

Peço que todos leiam esse artigo Warning Gplus to site not affilliated with Google (em inglês) onde é explicado que o gplus não tem qualquer afiliação ao Google (o que eu já sabia) e que esse tipo de serviço pode ajudar a propagar malware e outros links perigosos, já que ele lhe dá uma url personalizada, mas pode alterar o redirecionamento quando bem entender e levar seus seguidores para outro site.

Minha opinião, analise e utilize se quiser. Existem pela internet milhares de encurtadores de url que fazem exatamente o mesmo, mas com links que, geralmente, são enviados para o Twitter. Então se você achar que deve, acesse e altere sua url, para ficar mais amigável. Se não, espere o Google Plus implementar essa funcionalidade (apesar que até hoje no Orkut a url é assim 🙂 ).

Atualização em 10 de julho de 2011

Pessoal, desenvolvi outra maneira de ter um url amigável e muito mais ligado ao seu domínio, o meu por exemplo ficou gfsolucoes.net/plus, confira no artigo Como personalizar a url do seu perfil do Google+ no seu próprio domínio como criar o seu.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    29 Comentários

    1. Bruno Bezerra

      Olá Gustavo, boa noite! Eu gostara de saber se existe algum outro método específico que possa nos auxiliar à alterar o Url de páginas do Google Plus, fazendo com que não apenas possuam a capacidade de mudar permanentemente o endereço como é o caso do site ”http://gplus.to”. Abraços!.

      • Ronperlim,
        é muito complicado mesmo essa quantidade de números, nada melhor que uma url limpa e fácil de se lembrar.
        Abraço.

    2. Gustavo, você é o cara. Meu blog ainda está incipiente, mas não insipiente, graças a diversas dicas que você, graciosamente, disponibilizou. Meu id no Google+ ficou assim: gplus.to/DevanirNunes

      • Devanir,
        que bom que meus artigos estão sendo úteis para ajudar seu blog a crescer.
        Sucesso.

    3. Muito legal!! Ainda mais para perfis de empresa.
      Facilita a divulgação. O nosso ficou: gplus.to/madrugadaolanches

      Valeu pela dica. Abraço

    4. Acabei de personalizar, ainda bem que a meu nome estava disponível.
      Abraço Gustavo.

    5. Gustavo,

      Existe também o mygpl.us, criado por um brasileiro. Até o momento o site tem apenas 1047 cadastros, então dá tempo de ir lá e conseguir um “username” bem curto e fácil de lembrar.

      Abraços.

    6. Gustavo,
      Valeu pela dica. Meu endereço amigável para acesso ao Google Plus ficou: http://gplus.to/ogestor

      Como vc mesmo disse qualquer encurtador, inclusive os que usamos costumeiramente podem estar sujeitos a propagar malwares e outros. Resolvi arriscar.

    7. Omar Rodrigues

      Gustavo, recebi seu e-mail sobre o convite! Mas pelo que vi o link do convite não veio, ou pelo menos não funcionou… Cliquei em todos os links que haviam no e-mail e nenhum me levou a uma possível conta minha. Sabe oq aconteceu?

      Vlw meu amigo

      • Omar,
        continue tentando, o Google+ ainda não está aberto pra todos, mesmo para os que recebem convite, então vá tentando, comigo foi assim também. Peço que leia o comentário da Alessandra Ezy.
        Abraço.

        • Omar Rodrigues

          Gustavo, foi dito e feito. Fiz o que a Alessandra falou e funcionou corretamente. Agradeço a ambos! o/

          • Omar,
            que bom que funcionou e obrigado por voltar aqui e demonstrar que estou enviando os convites,
            abraço.

    8. Acho melhor aguardar. Mesmo a Google não utilizando no Orkut, acredito que no + será apenas uma questão de tempo, pois o Facebook tem.

      Abraços!

      • Laurentino,
        vamos aguardar e ver o que acontece. Acredito também que eles irão criar um alias para os perfis.

    9. Que bela dica, rapaz. Apesar de não estar nem um pouco afim de me enfiar noutra rede social, tratei logo de customizar minha url também. Valeu pelas dicas sempre incisivas e úteis. Grande abraço, amigo.

      • Obrigado professor, já vi e inclusive compartilhei sua informação sobre os blogs lá no Google+,
        abraço.

    Deixe uma resposta