Como utilizar o Twitter para destacar meu blog?

Li um pequeno artigo no TwiTip.com (em inglês), no qual a @larakulpa escreve que o Twitter já foi utilizado por cirurgiões enquanto estavam na sala de cirurgia, por passageiros em vôos de avião com alguma emergência e também para angariar fundos para combate ao câncer. Depois ela faz uma enquete sobre como podemos utilizar o Twitter para auxílio na preparação das festas de fim de ano e nas férias.

Aqui no Brasil já vi o Twitter ser utilizado para pedir o @forasarney, para divulgar o dia mundial de combate a AIDS, para arrecadar dinheiro para compra de um computador para uma criança com síndrome de asperger, e muitas outras utilizações. O povo brasileiro é muito criativo e sabe utilizar muito bem as redes sociais e as ferramentas da web 2.0.

Mas para que serve o Twitter afinal? Nesse artigo quero responder essa pergunta de forma pessoal, pois eu também quero saber para que serve o Twitter e como poderei agregar valor aos meus projetos (virtuais e não virtuais) com a utilização dessa ferramenta Web 2.0. Não vou aqui tentar analisar o potencial do Twitter para as empresas, vou deixar esse assunto em aberto para outro artigo. Hoje quero analisar sobre o potencial do Twitter para nós, que somos blogueiros.

logo twitter

Siga-me no Twitter

Como blogueiros podem utilizar o Twitter

Como blogueiro estou sempre procurando vitrines para meus blogs. E o Twitter tem se mostrado uma grande vitrine, mas como colocar meu blog nessa vitrine sem ser intrusivo e até mesmo chato? Vou enumerar algumas medidas que vou tomar aqui no GF Soluções:

  1. O primeiro passo a ser dado é no sentido contrário, divulgar seu usuário do Twitter no blog, para isso existem vários widgets que fazem isso, mas eu vou utilizar um do próprio Twitter. Nesse artigo ensino como fazer um para o Blogger. Também utilizo uma imagem do Twitter convidando a seguir-me no Twitter. Dessa maneira as pessoas que gostam do blog e dos meus textos podem também me seguir no Twitter, onde poderão ter um contato diferente do que temos aqui, até mesmo com a abordagem de outros assuntos que não são pertinentes a serem tratados nesse espaço. Veja aqui mais de 100 imagens para divulgar seu Twitter no blog.
  2. Adicione os artigos de seu blog automaticamente no Twitter. Alguns leitores podem achar isso uma prática ingrata, mas é bem melhor do que ficar mandando a todo momento o mesmo artigo para seus seguidores, isso é spam. Para enviar seus artigos automaticamente você pode utilizar aplicativos como o TwitterFeed. Leia nesse artigo como utilizar o TwitterFeed.
  3. Coloque um botão para seus leitores, se quiserem, enviar seus artigos para o Twitter, para os seus seguidores. Uma das vantagens do Twitter é essa, você lê um artigo que achou interessante e envia ele para seus seguidores. Se tiver um botão como o TweetMeme essa tarefa é facilitada e seu artigo pode ser divulgado ainda mais no Twitter. Veja aqui como instalar o TweetMeme no WordPress e aqui como instalar o TweetMeme no Blogger. Você ainda pode utilizar o botão do Soboo da SeoMaster, veja aqui como instalar.

E você como utiliza o Twitter para agregar valor aos seus projetos?

Leituras recomendadas para ir bem no Twitter:

Esse artigo está em conformidade com a campanha de links na internet iniciada pelo artigo “Por que seu blog tem poucos links de outros blogs?”

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Carlos dos Santos Pereira

      Muito boa a dica Gustavo adorei…

      Parabéns!
      .-= Carlos dos Santos Pereira Lista de varios locais para criar seu Blog =-.

    2. Virei fã do seu blog. Nunca fui muito fã do twitter, mas vou começar a tratar essa ferramenta com mais carinho.

      Abraços.
      .-= Eduardo Campos publicou o artigo O Poder da Mente =-.

      • Fico feliz com seu comentário. quanto ao Twitter, ele será muito valioso para seu blog,
        um abraço.

    3. Fala Gustavo, boa dica.
      E conforme você falou de algumas maneiras que as pessoas estão utilizando o Twitter, outro dia vi, só não lembro bem aonde mas desconfio que foi no site do G1, que uma mãe( acho que nos EUA) enquanto o filho estava sendo socorrido, vitima de afogamento na piscina da casa, a mãe postou mensagens no twitter relatando o que estava acontecendo e pedindo que as pessoas orassem pelo filho dela, e infelizmente a criança não sobreviveu, e logo após a mãe postou mais uma mensagem onde falava das saudades que estava sentindo.
      Um tanto bizarro, a gente pensar nisso. Mas é isso, o mundo ta muito louco.

      Valeu

      • temos que ter cuidado com o que enviamos para o twitter e outras redes sociais. mas cada um faz o uso que acha correto. é a liberdade de expressão…rs,
        um abraço.

    4. Olá Gustavo!
      Eu, assim como você e o Adelson, utilizo o twitter para colocar os novos posts automáticos do blog, também uso o twitterfeed, mas as visitas são muito poucas. Li hoje que o próprio feedburner oferece esse serviço de ´postar automaticamente no twitter, já que o tweetfeed estava com problemas em alguns blogs.
      Mas também estou começando a usar para falar com alguns blogueiros, principalmente usando DM, já que é mais prático que e-mail e muito menos chato que msn…
      Agora uma dúvida, o tweetmeme que fala no post, por acaso é aquela caixinha que usa no começo do post para fazermos retweet?
      Um abraço!

      • também utilizo muito para conversar e conhecer blogueiros. o tweetmeme é isso mesmo,
        um abraço.

    5. Olá, Gustavo!

      O Twitter é mesmo uma ferramenta muito flexível. Ele pode ter desde seu uso útil e interessante, como você cita em seu artigo, até as pessoas que insistem em escrever o que estão fazendo naquele minuto. A menos que você seja uma celebridade, poucos se importarão em saber que está com coceira no pé naquele momento. 🙂

      Meu uso do Twitter é muito similar ao seu: envio automaticamente para lá todos os meus artigos publicados em meus blogs. Mas, mesmo possuindo um número significativo de seguidores, os visitantes que vêm de lá são poucos, não chegando a uma centena por semana.

      Esporadicamente, também o utilizo para divulgar alguma notícia interessante que encontrei.

      Interessante é que em minha pesquisa para o artigo desta semana no Gerenciando Blog (linkado no rodapé do comentário) descobri um plugin para o Windows Live Writer, desenvolvido pela própria Microsoft, que também envia seus artigos para o Twitter.

      De qualquer forma, é uma ferramenta interessante, com grande abrangência, e que deve ser mesmo explorada para quem quer divulgar seu trabalho.

      Um abraço e parabéns pelo texto!
      .-= Adelson (Gerenciando Blog) publicou o artigo Plugins para o Windows Live Writer =-.

      • as visitas aqui no GF também não são ainda algo que possa chamar a atenção, mas a qualidade dos visitantes sim, geralmente são blogueiros e outras pessoas interessadas no assunto que está sendo tratado no artigo.

    6. Gustavo amigo eu estou começando a usar o twiter, como meu blog é novo ainda não tenho muitos seguidores, mais concerteza quero tirar meus frutos através do twiter, estou aprendendo, como todo iniciante passamos por essa faze de aprendizagem, mais logo vou aprender pelo ao menos o básico.Essas dicas são sempre bem vindas irei colocar nos meus favoritos para depois analisar com mais calma.Valeu amigo por está sempre me ajudando com as dicas do seu blog.
      .-= concentrado publicou o artigo Qual é a melhor maneira de cavar o escombros? não existe, tudo vale na hora do desespero. =-.

      • o twitter pode lhe ajudar e muito no crescimento do seu blog, não perca tempo, comece a utilizar todo o potencial dele o mais rápido possível.

    Deixe uma resposta