Como utilizar o Twitter – Parte II

Continuando a série de artigos sobre o Twitter hoje vou falar de alguns termos que são utilizados pelos usuários da ferramenta e como enviar mensagens privadas e públicas.

Se você ainda não leu o primeiro artigo da série, veja aqui, Como utilizar o Twitter – Parte I.

É importante aprender a “linguagem” de uma rede social antes de se aventurar a utilizá-la, então vamos lá!

Segue algumas palavras muito encontradas no Twitter e que geram muitas dúvidas:

  • Following – pessoas que você segue no Twitter.
  • Followers – pessoas que te seguem no Twitter.
  • Tweets – mensagens com até 140 caracteres que são enviadas para a rede social.
  • RT – Retweets, ou seja, você recebe uma mensagem e acha interessante “encaminhar para seus seguidores”, então você acrescenta no início da mensagem as letras RT e todos sabem que você está repassando uma mensagem.
  • @user – sempre que for enviar uma mensagem direcionada a um usuário do Twitter coloque o @ antes do usuário.
  • direct message – se quiser enviar uma mensagem para uma pessoa apenas, use o direct, basta colocar d usuario e será enviado para o usuário desejado.
  • enviando uma mensagem para todos – basta escrever a mensagem e clicar em update.
  • hashtags – são utilizadas para definir o tema de seu post, e também para que possa ser encontrado posts que falaram sobre determinado assunto. Por exemplo, agora há pouco recebi uma informação interessante no Twitter, informando que Schumacher vai substituir Felipe Massa enquanto ele estiver se recuperando do acidente, então basta colocar #f1 ou #massa e todos que estiverem procurando por essas palavras no Twitter irão encontrar sua twitada. Mas cuidado pra não encher seu post com hashtags.
  • FollowFriday – O #followfriday acontece sempre as sextas-feiras. É um movimento de indicação de pessoas a serem seguidas. se você considera que algum usuário do Twitter agrega valor a seus amigos você o indica, a sintaxe é a seguinte #followfriday @gustavofreitas @gfsolucoes @laurentinomello @julianasardinha. Você indica quantos usuários quiser, dentro do limite de 140 caracteres é claro.

Ferramentas úteis para se utilizar com o Twitter

Embora muito se fale em Twitter, você dificilmente irá acessar diretamente o site www.twitter.com. Geralmente você utilizará alguma ferramenta que o auxilie na tarefa de enviar e receber mensagens. Segue uma pequena relação:

  • Seesmic – é um cliente Twitter que permite a você gerenciar e a interagir nesse microblog diretamente do seu desktop. Possui uma interface simples e fácil de manipular, o Seesmic, ainda possui acesso ao Facebook. Veja aqui como instalar o Seesmic.
  • TwitterFox – Plugin para ser utilizado no browser Firefox, ótimo, leve e prático. Faça aqui o download.
  • Twitterdeck – Software que roda sobre o Adobe Air. É compatível com Windows, Linux e Mac. Faça o download aqui.
  • Twhirl – Outro excelente software que roda sobre o Adobe Air. Geralmente quando estou no Twitter é através dele ou do TwitterFox. Faça o download aqui.
  • Imified – Aplicativo web 2.0 que lhe permite twittar utilizando um mensageiro instantâneo como o msn e o GTalk. Acesse o site aqui. É necessário fazer um pequeno cadastro para utilizar o sistema.
  • Twinslator – Outra ferramenta web 2.0, você pode twittar diretamente dela em mais de 30 línguas. Basta escrever o post, selecinar o idioma e digitar seu usuário e senha do Twitter e clicar em update. Acesse aqui.

Outro problema facilmente contornado é quando você quer enviar uma url de alguma notícia e ela por si só já ocupa os 140 caracteres necessários. Para resolver existem os encurtadores de url. A lista é enorme e alguns aplicativos como o TwitterFox e o Twhirl já resolvem isso automaticamente. Mas se você precisar veja aqui uma lista:

Conclusão

Com esse artigo espero ter esclarecido algumas palavras que são utilizadas no Twitter e apresentado algumas ferramentas interessantes para utilização do mesmo. Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários. Até o próximo artigo da série sobre o Twitter.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    23 Comentários

    1. Fernanda Japiassú

      Olá Gustavo!
      Estou aprendendo muito com suas dicas. te agradeço muito.
      Tenho uma dúvida: Não entendi a diferença entre @user e direct message.

      Obrigada por sua atenção,
      Fernanda Japiassú

      • Fernanda,
        no @user apesar de mandar para uma pessoa, todos que acompanham você poderão ler a mensagem, o que não acontece numa direct message.

        abraço.

    2. lais

      pooooooow nao consigo fazer um TWITTeR

    3. wathylla

      Eu ainda não aprendi á ser seguidor no twitter. COMO FAÇO?

    4. sol

      olá li todo seu artigo mas não consegui entender como ultiliza é por celular? por computador? como criar uma conta? como ser seguidor? mande a resposta pelo meu imail se não for encomôdo ok. obrigada

    5. vhanessa

      estou iniciando no twitter e ainda não sei navegar, gostaria de mais informações e dicas, como por exemplo: como ter URL.

    6. fco. diogenes jr

      estou iniciando no twitter e ainda não sei navegar, gostaria de mais informações e dicas, como por exemplo: como ter URL.

    7. Luiz vasques

      Valeu! Estava na escuridão!

    8. Adorei a matéria,pois tanto eu qto alguns conhecidos meus tinhamos muitas dúvidas, já q somos leiguinhos d tudo no Twitter,rsrs.
      Agora já encaminhei o link desta matéria (as duas partes) para meus contatos no email.
      Abraços e muito sucesso para nós todos!

    9. As dicas são muito úteis para quem não está familiarizado com o Twitter – o meu caso. Melhor ainda porque a explicação é bem didática.

    10. Simples, prático e informativo… devidamente twittado e recomendado.

    Deixe uma resposta