Como utilizar os critérios para ganhar dinheiro com Adsense

Para quem ainda não conhece, o Google Adsense é o programa de anúncios do Google. Na verdade o Google Adsense é uma extensão de outro produto do Google, o Google Adwords. Através do Adwords os anunciantes contratam a publicidade e através do Adsense os blogueiros firmam uma parceria com o Google cedendo espaços em suas páginas para os anúncios serem vinculados.

Esse artigo faz parte da série de artigos que estou escrevendo sobre Como ganhar dinheiro com o Google Adsense, confira aqui o primeiro artigo da série

dinheiro, blogs

Ganhando dinheiro com seu blog

Creative Commons License photo credit: Unhindered by Talent

Como utilizar o Google Adsense

Para utilizar o Google Adsense, o primeiro passo é criar uma conta, se você já possui sua conta e já utiliza o serviço pode pular essa parte. Se você ainda não utiliza o Google Adsense, leia o artigo Google Adsense: como criar sua conta e siga as orientações contidas nele para criar sua conta no serviço.

Para inserir os códigos no seu template, se você não tem nenhuma afinidade com programação, o ideal é utilizar um plugin, no caso do WordPress. Eu utilizo o plugin WhyDoWork. Para quem utiliza o Blogger, leia o artigo que escrevi no Quero Criar um Blog sobre o assunto.

Como ganhar dinheiro com o Google Adsense

Vamos as dicas então. A partir desse momento irei enumerar as dicas, assim será mais fácil acompanhar e comentar sobre elas.

Dica 1 – Antes de colocar os blocos de anúncio em seu blog crie critérios para acompanhamento de seus blocos. Os critérios vão lhe permitir saber com exatidão que blocos de anúncios rendem melhor em seu blog. Para criar um critério basta acessar sua conta do Adsense e no menu configuração do adsensecritérios e clique em Acrescentar novos critérios personalizados. Agora dê um nome sugestivo para seu critério e clique em Adicionar critério.

Aqui é importante abrir um parênteses para explicar melhor o que são critérios. Primeiro recomendo que leia o artigo O que são critérios? na Ajuda do Adsense. Não fique assustado com o tanto de informação e artigos que irei citar nessas dicas, lembre-se do que disse no primeiro artigo da série, blogar dá trabalho e é necessário muita pesquisa para obter conhecimento e sucesso!

Após ler o artigo e entender o que são critérios, vou lhe dar um exemplo prático da utilização deles. Por exemplo, todos afirmam que o melhor posicionamento para um bloco de anúncios Adsense é logo abaixo do título do artigo. Mas nenhuma regra é sem exceções, e seu blog pode ser uma exceção nesse caso. Então é bom que saiba quanto está ganhando com seu bloco de anúncios abaixo do título. Isso é fácil, crie um critério chamado titulo e você saberá, através dos relatórios, quanto está ganhando com aquele posicionamento.

Se você possui mais de um domínio, ou blog, e quer ter controle melhor, faça como eu, eu crio um critério gf_titulo, outro qcb_titulo, e assim por diante. Crie quantos critérios achar necessário, mas associe apenas um critério a cada bloco de anúncios ou seu relatório ficará inviável.

Agora que já criou seus critérios, crie seus blocos de anúncio e quando chegar na parte da configuração “Escolha os critérios do anúncio” basta escolher o critério e clicar em adicionar na lista de critérios que você já criou. Continue o processo normalmente e coloque esse bloco de anúncios no local em que determinou na criação do critério.

Agora nos seus relatórios irão aparecer os resultados por blocos de anúncios normais, como Adsense para conteúdo, Adsense para pesquisas, mas ao clicar em um deles irá expandir e mostrar também os resultados por critérios criados por você, o que lhe dará maior capacidade de avaliação de quais blocos e quais locais de seu blog são mais rentáveis. Dessa forma você terá mais condições de avaliar e investir nesses locais mais rentáveis.

Conclusão

Volto a afirmar que sem trabalho e pesquisa, não é possível ganhar dinheiro com blogs. Essa foi apenas a dica 1, espero vê-los em breve aqui para as demais dicas que pretendo escrever. Irei dar um tempo entre essa dica e a próxima, pois aconselho que se aprofunde mais no assunto, leia, faça alguns testes em seu blog e deixe sua opinião ou dúvida nos comentários.

Leia o terceiro artigo da série – Como fazer testes com blocos de anúncios do Google

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Fabiano Alves

      Oi Gustavo, tudo bem?
      Não tenho blog, acho que sou o único nestes comentários (RSRSRS), quero fazer um, mas estou estudando primeiro, acho que vai ser melhor para ter um bom blog.
      Suas dicas são ótimas, tenho certeza que vai ajudar muito!
      um abraço e OBRIGADO!!!

      • Fabiano,
        um blog irá trazer um retorno maior que dinheiro, pois você acaba se apegando a ele e o transformando em parte de sua vida.
        abraço.

    2. Olá Gustavo,

      Realmente o segredo está em fazer testes e mais testes. Nos meus blogs de nicho o que dá mais resulta efectivamente é o quadro 300×250 logo abaixo do título. Depois há que ter em conta as cores usadas na letra dos anúncios por forma a que o bloco de anúncios de Adsense se encaixe no layout do seu blog. Muitas pessoas não ligam às cores do texto dos anúncios, mas isso é muito importante. O bloco de anúncios tem de parecer que faz parte do seu blog e ficar completamente incorporado nele.
      Parabéns pelo seu trabalho!

      Paula Garcia

    3. No meu blog, gosto de colocar uma logo abaixo do titulo, um outro quadrado grande logo a direita, ao lado do titulo e outro grande numa area proxima ao final do artigo, pois é quando a mente do visitante se despersa do texto.

    4. Depois que quebrei a cabeça peguei o bom costume de colocar critério nos anúncios só nõa fiz que nem você,por exemplo criar dois anúncios do mesmo tamanho 300×250 e cada um tem um critério,eu crio só um e coloco o critério modo errado!!kkk

      Percebi que o é bom para os outros pode não ser para mim,é como você disse tem que testar muito,o melhor para mim no momento é os blocos de links 160×90 (3 deles).
      Sempre tenho clique,diferente dos que usava;300×250,250×250,336×280.

      Abraço Gustavo!

    5. O Adsense realmente é o programa de afiliados mais lucrativo existente.

      Adriano Luz

    6. Olha eu já tinha ouvido falar muito do Adsense,mas confesso que nunca me interessei em me cadastrar. Até pq nunca tive a intenção de monetizar o blog,ganhar dinheiro com ele etc. Mas depois de ler este post do Gustavo, tendo em vista ser um relato de sua experiencia própria, e o conhecendo como eu conheço, eu sei que é algo realmente bom. E pra mim é assim: se o Gustavo falou, tá falado! rs
      Me cadastrei no adsense, agora resta aguardar aprovação ou não, vamos ver o que dá.
      E pensei no seguinte tb: não tenho intenção de transformar o blog em fonte de renda,mas se dá pra ganhar um troquinho com ele, então pq não tentar? Até pq eu sou blogueira nata,blogo todo dia, então perder algo eu sei q não vou, no máximo, o risco que terei é ganhar,nem que seja um troquinho pro cafezinho da tarde,já está bom demais..=]
      Valeu Gustavo, mas uma vez, e como sempre nos apresentando dicas excelentes…

      • Clau,
        obrigado pela credibilidade…rs. Você bloga por vocação, não pelo dinheiro, por isso mesmo acredito que terá muitas surpresas agradáveis com a monetização de seu blog.
        um abraço.

    7. Olá Gustavo

      Acabo de receber meu primeiro pagamento do Google, usando o Banco Rendimento. Espero que você fale sobre essa etapa no processo de ganhar dinheiro com os blogs.
      Parabéns pelo seu trabalho!

      • Luis,
        não tenho certeza ainda se irei falar sobre a etapa de receber o pagamento do Adsense, não utilizo o Banco Rendimento, mas posso sim deixar alguns links de artigos que já foram escritos sobre o assunto,
        um abraço.

    8. sem duvida os critérios ajuda muito faz que possamos saber quais blocos de anúncios estão dando mais retorno.

      outra coisa que ajuda bastante é usar formatos quadrados 250×250 ou 300×250

      • Fabiano,
        obrigado por citar os formatos de anúncios. estarei falando sobre eles num dos próximos artigos,
        um abraço.

    9. Gustavo, boa noite,
      Muito bom esclarecimento, especialmente para pessoas que como eu não entendem nada sobre o tema.
      Estarei estudando conforme sugeriu e espero aprender bastante com você e os amigos que ficam por aqui.
      Grande abraço
      Liliane

      • Liliane,
        obrigado pelo comentário,
        estude mesmo, pois conhecimento nunca é demais!
        um grande abraço e sucesso!

    Deixe uma resposta