Conheça um pouco da história dos Google doodles

Você já ouviu falar em doodle? Se você utiliza o mecanismo de busca do Google, certamente já viu aquelas imagens que ficam ilustrando o navegador, comemorando datas, personagens e outros fatos históricos, como por exemplo o dia da independência do Brasil.

Um doodle é uma versão divertida e expontânea do logotipo do Google para comemorar (e homenagear) feriados, aniversários e a vida e morte de artistas famosos, cientistas e pessoas que se destacaram na história.

Estima-se que já foram criados mais de 1.000 doodles diferentes em todo o mundo, pela equipe do Google.

História do surgimento dos doodles

Reza a lenda…. Na verdade, na página Sobre do Google Doodles a história é contada e vou apenas reproduzir parte dessa história aqui.

Em 1998, antes mesmo da empresa ser constituída, o conceito de doodle nasceu quando os fundadores do Google, Larry e Sergey, brincaram com o logotipo da empresa para indicar que participariam do festival Burning Man, no deserto de Nevada. Eles colocaram um desenho de um boneco palito atrás do segundo “o” da palavra Google, e o logotipo alterado tinha como intenção passar a mensagem cômica aos usuários de que os fundadores do Google estavam “fora do escritório”. Apesar do primeiro doodle ter sido relativamente simples, surgiu a ideia de decorar o logotipo da empresa para celebrar eventos notáveis.

 

Dois anos mais tarde, em 2000, Larry e Sergey pediram ao atual webmaster Dennis Hwang (estagiário na época) para criar um Doodle para o Dia da Bastilha. O doodle foi tão bem recebido por nossos usuários que Dennis foi nomeado doodler chefe do Google e os doodles começaram a aparecer com mais frequência na página inicial do Google. No início, a maioria dos doodles comemoravam feriados conhecidos; hoje em dia, eles destacam uma grande variedade de eventos e datas comemorativas, desde o Aniversário de John James Audubon até o Aniversário do Sundae.

 

Ao longo do tempo, a procura por doodles aumentou nos EUA e internacionalmente. Agora, a criação de doodles é responsabilidade de uma equipe de talentosos ilustradores (chamados de doodlers) e engenheiros. Para eles, a criação de doodles se tornou um esforço de grupo para animar a página inicial do Google e trazer sorrisos aos rostos dos usuários do Google ao redor do mundo. Fonte: Google Doodle

Atualmente os doodles são levados tão a série dentro do Google que existe até mesmo uma loja onde você pode comprar vários produtos com doodles estampados, como camisetas, canecas, skates, cartão postal e outros.

google doodle

Google4Doodle

Em 2010 o Google promoveu um concurso cultural, no Brasil, chamado Google4Doodle, com crianças de 6 a 15 anos que criaram doodles baseado no tema “O Brasil do futuro”. Em Fevereiro de 2011 foi anunciado o doodle vencedor, criado pela Maria Luiza Carneiro de Faria, de 9 anos, do Rio de Janeiro. Ela se inspirou na Copa do Mundo e nas Olímpiadas para criar seu Doodle, mostrado abaixo.

 

Esse ano as inscrições estão abertas para os estudantes americanos, que podem ganhar uma bolsa de estudos no valor de 30 mil dólares e um prêmio para sua escola no valor de 50 mil dólares. O tema nos Estados Unidos será “Se eu pudesse viajar no tempo, eu visitaria…”.

Quer ajudar a criar um doodle?

Se você tem uma ideia para um doodle ou criou algum é quer enviar para a equipe do Google responsável pelos doodles (os doodlers) basta utilizar o e-mail proposals@google.com.

E você, o que achou de conhecer um pouco da história dos doodles? Se tem algum doodle especial pra você comente conosco, pode utilizar nosso espaço para comentários.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    Deixe uma resposta