TIC na Educação: Como criar um blog pra escola, um projeto ou uma disciplina – Parte II

TIC na Educação: Como criar um blog pra escola, um projeto ou uma disciplina.

Esse artigo é a continuação do artigo “TIC na Educação: Como criar um blog pra escola, um projeto ou uma disciplina” publicado em 11 de março de 2013. No artigo citado mostrei os 3 tipos de blogs que podem ser criados pra se utilizar na educação e agora vou mostrar na prática como criar um blog pra uma disciplina.

Como criar um blog pra uma disciplina

Pra esse exemplo prático, vou tomar por base um blog para a disciplina de História do Brasil. Esse blog será acessível apenas ao alunos que estão cursando atualmente a disciplina, então será necessário configurar para que somente os alunos possam acessar. Você também pode colocar o (a) diretor(a), a pedagoga e outros membros do corpo docente para acompanharem o desenvolvimento do trabalho e ajudarem a avaliar e planejar novos passos.

Detalhes da criação do blog

  • Será um blog para a disciplina de História do Brasil
  • Será acessível apenas aos alunos que estão cursando a disciplina
  • Será acessível ao corpo docente
  • Os assuntos serão publicados como artigos (posts) no blog
  • Os artigos serão publicados pelo professor, mas podem também ser publicados pelos alunos no próximo bimestre
  • Os alunos devem utilizar a área de comentários dos artigos para interagir e serem avaliados por essa interação
  • Deverá ser criada uma política de comentários para que os alunos saibam o que podem e o que não podem fazer

Como criar um blog no Blogspot / Blogger

A plataforma Blogspot / Blogger pertence ao Google, é gratuita e a mais utilizada no mundo para criação de blogs para qualquer área de atuação. Por ser uma plataforma simples, mas eficiente, vamos utiliza-la para esse tutorial. Basta seguir os passos pra criar seu blog.

1- Acesse o http://blogger.com/. Se você tiver uma conta Google (Gmail, Youtube) basta fazer o login, se não crie primeiro uma conta Google

2- Clique em “novo blog” como mostrado na imagem abaixo

como criar um blog

3- Na tela que se abriu Coloque um título para o blog e complete o endereço. O meu ficará assim História do Brasil na sala de aula.

4- Agora complete o endereço, o meu ficou historiadobrasilnasaladeaula (mas você pode tentar um nome menor)

5- Em Modelo escolha Simples e clique em “criar um blog”

como criar um blog educação

Configurando o blog

Agora que o blog está criado, clique sobre o título dele pra fazer algumas configurações.

image

Se você quer ter mais que um autor no blog, basta selecionar “adicionar autores” e colocar o e-mail de uma pessoa, ela receberá um e-mail com o convite pra ser autor no blog.

image

Para que o blog fique restrito apenas aos alunos e corpo docente é necessário, na próxima tela, selecionar “somente esses leitores”.

Depois clique em “adicionar leitores” e acrescente o e-mail dos alunos e corpo docente e clique em “salvar alterações”.

image

Agora vá no menu na lateral esquerda e escolha “postagens e comentários” e quando a tela abrir, em “quem pode comentar” selecione “somente membros deste blog”. Em “verificação de palavras” escolha “não” e em “mensagem do formulário de comentário” clique em “adicionar” e escreva as regras para os comentários. Depois clique em “salvar configurações”

Para o nosso objetivo nesse artigo essas configurações já são suficientes. Se quiser se aprofundar mais ou criar um blog pra outro objetivo, sugiro que leia o artigo “como criar um blog no novo painel do Blogger / Blogspot” escrito no Quero Criar um Blog (onde você também encontrará vários artigos com dicas para blogs escritos por mim e minha equipe.

Qual o próximo passo?

O próximo passo é convidar todos os alunos (através de seus e-mails) e também todo o corpo docente e começar a publicar o conteúdo.

Você também pode trocar o template, se achar necessário, mas acredito que nesse momento o mais importante é começar a utilizar o blog, ou seja, começar a publicar o conteúdo relacionado a disciplina e trabalhar esses conteúdos dentro da sala de aula e utilizar o blog pra reforçar o que foi passado fora da sala de aula.

Acredito não é uma tarefa fácil passar do analógico (sala de aula convencional) para o digital (blog), mas tenho certeza que se você se esforçar, buscar conhecimento sobre o assunto, e, acima de tudo ouvir seus alunos (eles já nasceram digitais) poderá evoluir muito junto com sua turma e disciplina.

Durante o tutorial, criei o blog que se encontra em http://historiadobrasilnasaladeaula.blogspot.com.br/. Coloquei apenas um artigo, com alguns parágrafos de um artigo original (o que não deve acontecer em seus blogs, pois cópia de conteúdo é crime) pra mostrar como ficaria a área de comentários. Esse blog ficará no ar pra exemplificar o que foi ensinado no artigo.

Sorteio de um blog para educação

Como falado no artigo anterior, vou fazer uma promoção, sorteando o planejamento e criação de um blog para educação para um professor ou diretor de escola. Pra concorrer é muito simples, basta seguir os passos abaixo.

  1. Acesse o formulário clicando aqui e preencha os dados
  2. Clique em acompanhar e siga minha página no Facebook
  3. Agora clique em compartilhar no Facebook e siga os passos pra compartilhar o artigo no Facebook com seus amigos e contatos
    Compartilhar no Facebook
  4. Pronto, agora você está concorrendo ao sorteio.

O sorteio acontecerá no dia 20 de maio de 2013 e espero poder contar com a ajuda de todos para que esse artigo chegue ao maior número de profissionais na área de educação possível. O objetivo é ajudar a educação, então vamos divulgar pessoal.

Qualquer dúvida quanto a criação do blog ou ao sorteio, por favor, deixe nos comentários.

Resultado do sorteio

O sorteio foi feito no dia 20 de maio, confira o resultado no link abaixo.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    8 Comentários

    1. olá Gustavo realmente criar um blog para escola é uma tarefa hoje menos competitiva na internet, pois hoje a maioria das pessoas só pensam em fazer blogs no nicho ganhar dinheiro, más não sbem que fazer um blog para uma escola é uma forma de gratificar a escola por seus aprendizados.

      Abraço elvis

    2. Olá Gustavo
      Estou seguindo esté série e criando um blog para escola onde trabalho. Seu trabalho está me ajudando muito.

      Gostei da dica do Presi no blog do Laurentino Vou práticá-lo para incluir apresentações no meu blog.

      Abçs

      • Paulo Brites,
        obrigado pelo comentário.
        Se puder, ajude a divulgar entre seus colegas de profissão.
        abraço.

    Deixe uma resposta