Descubra o que as pessoas mais pesquisam sobre o seu ramo na Internet

Esse artigo é um guest post escrito por Luan Benavenuto. Ele é de Jaraguá do Sul (SC), tem 19 anos, é acadêmico de Sistemas Para Internet, trabalhando como programador web e professor de espanhol. Se você também quer publicar um guest post no GF Soluções, entre em contato.

É indiscutível que a postagem de bons conteúdos sobre um assunto ou nicho de mercado, no seu site ou blog na Internet, lhe ajudará a se posicionar melhor entre os buscadores como o Google. Principalmente quando seu atendimento é feito a um público específico, como a venda de produtos para clientes seletos ou clientes de uma determinada cidade ou região.

E o que as pessoas buscam na Internet quando querem saber mais sobre assuntos, produtos ou serviços que são os mesmos que você oferece? Elas vão até o Google e começam a digitar as primeiras palavras que vem a cabeça. Se não encontram o que queriam na primeira pesquisa começam a refinar a pesquisa, sendo menos generalistas e tentando termos mais específicos. Por exemplo, ao invés de pesquisar por termos gerais como “Dança”, vão filtrando as pesquisas como “Curso de dança em São Paulo”.

Google Trends

Com o Google Trends, uma ferramenta pela qual é possível descobrir quais são os termos que as pessoas mais procuram na Internet, fica mais fácil saber as palavras certas, pelas quais as pessoas encontrarão o conteúdo que querem justamente em seu site ou blog, fazendo o uso dos termos que eles mais procuram no Google.

É incrível, mas uma palavra pode representar o sucesso ou o fracasso na busca de mais visualizações por seu conteúdo e da mesma forma que seu site pode aparecer na primeira página de pesquisa, pode ficar atrás de outros sites que utilizaram as palavras certas. Basta notar que palavras com o mesmo significado, podem trazer resultados bem diferentes. Por exemplo, a pesquisa no Google por “cursos gratuitos São Paulo”, representada pela linha vermelha, trouxe uma procura bem maior do que os termos “cursos grátis São Paulo”, registrados pela linha azul. Isto pode fazer toda a diferença no volume de pessoas que vão acessar seu blog buscando as palavras que você escolheu para dar de titulo as postagens nas suas páginas.

clip_image002

O Google Trends além de auxiliar na otimização dos termos, também fornece ferramentas para que se possam verificar alguns termos que começaram a ser buscados de forma crescente e repentina. Da mesma forma, possibilita filtrar a pesquisa por cidades ou regiões.

Como utilizar o Google Trends

Para fazer uso da solução, basta acessar o site www.google.com.br/trends. A página inicial é semelhante à página de pesquisas do Google, onde você pode digitar os termos que quer pesquisar. Logo depois serão apresentados os dados e gráficos sobre a sua pesquisa, como a quantidade de pesquisas por tais termos, onde são mais pesquisados, termos relacionados, períodos em que são mais pesquisados, além de diversas outras opções.

Ainda é possível comparar dois termos como foi mostrado no exemplo anterior com as palavras gratuito e grátis, que possuem o mesmo significado, mas na hora das pessoas pesquisarem a uma grande diferença pela preferência.

Abaixo, uma imagem da pesquisa pelo termo “Futebol”, em que podemos verificar os termos relacionados e os países ou regiões onde esta palavra é mais procurada. Logicamente não devemos ser tão genéricos, pesquisando termos gerais como “Futebol, Televisão, Política, Notícias, etc.”, pois estas terão muita concorrência pela mesma palavra e provavelmente não trarão o resultado esperado na pesquisa.

clip_image004

Temos ainda ferramentas semelhantes de outros buscadores como o Yahoo! (http://clues.yahoo.com/analysis) ou do Bing (http://www.bing.com/xrank), mas principalmente para o Brasil, compensa o investimento no buscador do Google.

Fica a dica para que se possa melhorar o conteúdo de suas páginas, oferecendo justamente o que seus clientes mais procuram na Internet. Insira as palavras certas nos seus títulos e textos.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    8 Comentários

    1. Olá Gustavo tudo bem? A ferramenta Trends pedi uma conta? Que conta é essa? Obrigada.

    2. Olá Gustavo!

      O Trends mais uma vez, não deixa de ser uma excelente ferramenta para otimizarmos ainda mais os nossos negócios e segmentar e buscar o público alvo mais interessante possível!

      Um abraço!

    3. É um artigo muito bem produzido, explicado e com certeza vai esclarecer muito sobre o Google Trends para muitas pessoas assim como me ajudou.

      Obrigado!

    4. Olá Gustavo!

      Já havia ouvido falar sobre o Google Trends, porém não sabia realmente como utilizá-lo.

      Obrigado pela dica!

      Abraços!

      • Netto,
        as dicas são excelentes mesmo, mas não fui eu que escrevi, é um guest post 🙂
        abraço.

    Deixe uma resposta