Como Utilizar o Facebook de forma produtiva – Dicas para blogueiros

Esse artigo é um guest post escrito por Rodrigo Macedo do Produtividade Internet. Se quiser escrever um guest post para o GF Soluções, basta entrar em contato.

Você provavelmente deve saber que as redes sociais, são determinantes para a inclusão e identificação de um blog perante seu público. E não é só isso, grandes empresas com marcas solidificadas no mercado, já atentaram para a importância das redes sociais e a relação desta com seus consumidores.

Esta é uma tendência que deverá continuar por muito tempo, já que é evidente que o mundo se conecta e interage através delas.

O Facebook, obviamente está no topo da cadeia de mídias sociais. Nem é preciso explicar muito o porquê. O Facebook é uma verdadeira febre no Brasil, com mais de 35 milhões de usuários, segundo dados de pesquisas, estando na lista dos 5 países que mais acessam esta rede.

Tanto quem está começando no ramo de Blogs, como aqueles que já possuem um bom volume de tráfego nestes, precisam estar atentos e definir estratégias para solidificar a marca, com o uso coerente e inteligente do Facebook.

Porém, é preciso salientar, que assim como o Facebook pode lhe ajudar a angariar seu blog e transmitir credibilidade, o mesmo pode lhe atrapalhar na definição de metas, e fazer você perder o foco.

5 Dicas para utilizar o Facebook produtivamente

dicas para facebook

Dica 1 – Crie um perfil profissional para gerenciar a Fan Page de seu blog. Não utilize o perfil social no qual estará seu círculo de amigos e familiares, que mostra sua vida pessoal. Este tipo de perfil serve apenas para páginas de humor e descontração. Se quer transmitir credibilidade na blogosfera e possuir um nome forte no seu nicho, crie um perfil sério, pois será fundamental para interagir com seu público. Lembre que sua marca estará ligada a você.

Dica 2 – Utilize este mesmo perfil e curta apenas páginas que contribuam com seu crescimento enquanto blogueiro. Nada de sair curtindo páginas de humor e besteirol que nada lhe ajudará a obter mais conhecimento. Sabe aquelas dicas de SEO, que ajudam a indexar seu blog nas pesquisas orgânicas do google? Que tal começar agora e curtir a página da Conversion? São dicas valiosas de como escrever textos para SEO, que definitivamente lhe ajudará nas suas conversões.

Dica 3 – Curta a página dos principais blogs que você segue, relacionados ao seu nicho. Isto é fundamental para escrever novos artigos, pois conseguirá reunir de forma rápida os principais tópicos de artigos abordados, podendo escrever, por exemplo: artigos sobre temas não abordados, escrever sobre determinado assunto com outra ótica que sua concorrência não enxergou ou mesmo não sabe. Ou seja, esta é uma forma eficiente de “competir” com os blogs de mesmo nicho e conseguir sobressair-se. Você pode utilizar esta dica quando estiver em picos de baixa criatividade também.

Dica 4 – Interaja o máximo possível com as pessoas que curtiram a fã page de seu blog. Certamente, haverá muitas dúvidas e sugestões do seu público. Procure responder todas, pois isto é importante para torna-lo uma referência no assunto. Lembre-se que oferecer valor é essencial para solidificação de seu blog.

Dica 5 – Faça enquetes para traçar o perfil de seu público na fã page de seu blog. Esta medida é essencial para identificar o que as pessoas que estão acompanhando seu blog fazem, quais suas dúvidas, o que consomem, o conteúdo que mais gostam etc. Você pode utilizar esta métrica para escrever um e-book por exemplo, e oferece-lo grátis em seu blog, mediante a inscrição em uma newsletter.

Conclusão

Usado de maneira inteligente, o Facebook pode ser uma ferramenta extremamente produtiva e auxiliar blogueiros no processo de criação de artigos, principalmente nos momentos de pouca criatividade.

Estas são dicas simples, mas que ao ser implementadas, traz resultados satisfatórios para o crescimento de seu blog, comprovando a importância das mídias sociais, principalmente o Facebook.

Lembre-se que quanto mais estiver presente na rede de forma produtiva, mais será visto e consequentemente aumentando a reputação de seu blog.

E você caro leitor, gostou das dicas? Tem alguma que possa acrescentar? Não deixe de comentar!

Rate this post

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    4 Comentários

    Deixe uma resposta