Segurança na Internet – você está mesmo protegido (a)?

Esse artigo é um Guest Post escrito por Almy Fróes do Mestre dos Sites. Se você também quer escrever um guest post no GF Soluções entre em contato através do formulário de contato.

Veja como se proteger na Internet, e também conheça algumas dicas de segurança simples, porém eficazes.

Navegar na internet, por mais seguros que sejam os sites que frequentemos, está sempre sujeito a riscos. Risco de termos nossos computadores infectados com vírus, de termos nossos dados roubados ou nossos computadores invadidos.

Por isso, é essencial que tomemos as medidas necessárias para estarmos sempre protegidos e livres desses males. Vou mostrar aqui algumas dicas de coisas que você deve verificar para manter seu pc e seus dados a salvo, começando pelo Antivírus, Firewall e mais algumas coisinhas.Vamos lá?

dicas de segurança na internet

Antivírus

Um bom antivírus pode aumentar a muito a sua proteção. Existem vários antivírus de qualidade no mercado como, por exemplo: Panda antivírus, Norton Antivirus, Kapersky e Avg. Eu particularmente uso o AVG, que embora seja gratuito, já me salvou de vírus que nem o Norton conseguiu remover. Mas não basta instalar o programa, é preciso sempre se atentar aos seguintes cuidados:

  • Atualizar sempre o antivirus, pois novos vírus surgem a cada dia e as definições devem estar em dia.
  • Sempre ter certeza que a proteção está ativa, principalmente quando estiver navegando na internet.
  • Realizar varreduras periódicas, para ter certeza de que não há nada em seu computador.

Firewall

Muita gente acha que o uso de um firewall é um exagero e somente deveria ser usado por pessoas que acessam sites hackers ou coisas como a deep web , mas a verdade é que proteção nunca é demais.Mesmo o firewall nativo do Windows, já ajuda bastante nesse sentido.Mas se seu pc tem dados confidenciais e você não quer correr o risco, existem opções como o Norton internet security ou o Avg internet security.Não negligencie sua segurança!

Dicas de segurança

dicas de segurança

Pois é, mas mesmo com o Antivírus atualizado e o Firewall ativado, tudo certinho, é importante tomar algumas atitudes que vão ajudar na sua segurança e também na segurança dos seus dados:

Senhas

Jamais utilize as já famosas 123456 ou 654321, são as primeiras a serem tentadas. Inclusive, se puder atualize sua senha sempre, e evite usar sempre a mesma senha para tudo, principalmente seu email.

Home banking

Evite ao máximo fazer acesso de bancos em computadores de lan houses ou faculdades. Muitas vezes pode haver um keylogger instalado, registrando tudo que você digita.

Scams

Jamais clique em links de email que você não sabe de onde veio. Procure no google o assunto do email, várias vezes você perceberá que se trata de um golpe ou vírus.Avise parentes mais velhos que usam o computador para não cair no mesmo truque.

Backup

Mantenha seu backup dos dados em dia. Lembre-se que backup é quando você tem os dados em pelo menos três lugares, no seu pc e em mais 2. Não adianta dizer que fez backup se os dados estão apenas em um hd externo.É importante salvar em DVDs, no google drive, em HDs.Como diz o velho ditado, é importante não colocar os ovos na mesma cesta.

Conclusão

Pois é pessoal, espero que essas dicas tenham sido úteis e que você mantenha seu computador e seus dados sempre em segurança! Já teve algum problema com vírus ou perda de dados? Conta pra gente nos comentários!

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    2 Comentários

    1. Olá Gustavo,

      Como sempre artigos de qualidade, essas dicas de segurança realmente são muito importantes, a cada dia aparecem novos vírus, fora as falcatruas para tirar dinheiro das pessoas, é sempre bom manter um antivírus atualizado e não sair clicando em tudo o que se vê. Grande Abraço e Sucesso!

    Deixe uma resposta