Divulgue seus textos com um Guest Post

Nesse artigo vou argumentar como escrever um, ou vários, Guest Post pode ajudar a destacar seus textos (e projetos) na web. Já falei recentemente como tornar seu blog popular e se você seguiu os passos descritos o resultado virá em breve. Agora, para quem ainda não conhece, apresento o termo “Guest Post”.

O que é um Guest Post

Em tradução livre significa “Post Convidado” e nada mais é que um artigo escrito por um autor convidado no seu blog. Por exemplo, eu fui convidado pelo Diego do Professional Blogger a escrever um artigo em seu blog e escrevi o artigo “Inimigos Problogger“, então o meu artigo escrito no Professional Blogger é um Guest Post.

Vantagens para quem escreve um Guest Post

  • Visitantes – O Guest Post leva seu texto para um blog com um público alvo diferente, que certamente não conhece seu blog e seu estilo de escrita. Essa exposição pode lhe render novos visitantes que poderão se tornar leitores assíduos em seus projetos.
  • Assunto – Você poderá escrever sobre um assunto diferente do que escreve em seus projetos, ou mesmo escrever sobre um assunto que já foi muito explorado em seu blog, mas que ainda é atual e relevante para outros blogs.
  • Aumento do número de inscritos nos Feeds – Geralmente quando se posta um Guest Post, é feita uma pequena introdução como essa, em que se destaca o nome do autor, o nome de seu projeto principal e o endereço dos Feeds do blog e um convite para que os leitores assinem esses Feeds.

guest post

Vantagens para quem publica um Guest Post em seu blog

  • Tempo – Para os autores que buscam publicar diariamente (como eu), falta tempo para otimizar o blog, alterar o template, analisar estatísticas e traças novas metas. Com a ajuda do Guest Post abre-se uma lacuna de tempo que pode, e deve, ser utilizada para esses trabalhos de back end.
  • Assunto – Se um assunto está em alta mas você já o abordou inúmeras vezes não é prudente que volte a falar nele, pois a sua abordagem pode se tornar repetitiva e cansar seus leitores. Nesses casos o ideal é um Guest Post, pois outro autor abordará o assunto de maneira diferente, utilizando um estilo próprio, o que passará a seus leitores a certeza de que o blog está empenhado em trazer o melhor conteúdo para eles.
  • Visitantes – Ao escrever um Guest Post o autor divulgará o feito em seu blog, o que levará seus leitores a acessarem o texto e, consequentemente, a conhecerem o seu blog.

Como escrever um Guest Post

Não existe uma regra geral para se escrever um Guest Post, principalmente por que a palavra “regra” não se aplica aqui. Cada blog, ao decidir abrir seu espaço para Guest Posts, deve criar um “mapa”, uma “receita de bolo”, que deixe bem claro ao autor visitante o que ele pode ou não escrever. É um código que dá sustentabilidade a parceria formada entre os autores para benefício mútuo. Vou relacionar o que considero crucial para o sucesso de uma parceria de Guest Posts, levando em consideração o GF Soluções:

  • Ser leitor do blog – Conhecendo a maneira de escrever e a abordagem dos assuntos tratados aqui se torna mais simples escrever para os meus leitores.
  • Escrever um artigo original – Os artigos postados aqui são originais, aqui não existe espaço para plágio, meus leitores me cobrariam se isso ocorresse, então só serão postados aqui Guest Posts escritos originalmente para o blog.
  • Assunto relevante – Meus leitores procuram assuntos relacionados a dicas para blogs, sites web 2.0, e redes sociais. Então o artigo precisa ser relacionado a um desses assuntos.

Como publicar um Guest Post no GF Soluções

Para publicar um Guest Post no GF Soluções entre em contato pelo formulário próprio e combinamos uma data para a publicação do artigo. Na publicação seguirei o mesmo modelo dos Guest Posts já publicados aqui, iniciando com uma introdução sobre quem é o autor e um link para seu blog e a assinatura de seus feeds.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    22 Comentários

    1. Super legal seu trabalho.
      Força de Ler
      É um Blog especialmente para quem gosta de ler e de interpretar todo tipo de narrativas.
      É um Blog onde reside todo tipo do descrever, portanto siga-o sempre, pois a cada momento entra nova dissertação.
      Seu autor é escritor, gostaria de emplacar um de seus textos como livro, procura então ajuda a quem puder.
      Vencedor não é aquele que ganha sempre e sim o que vive na luta, sem o adversário jamais haveria o Campeão A Esperteza de um Sábio está na capacidade de ler para o melhor entender e jamais no desculpar..

    2. Muito bem feito o seu artigo e explicando a importância dessa interatividade para o blogueiro crescer. Estamos aceitando guest post, basta nos escrever. vucanza@gmail.com

    3. Muito util o texto, parabéns pelo trabalho, vou aproveitar as dicas.

    4. Olá Gustavo Freitas, realmente fazer um guest post é a melhor forma de tornarmos conhecidos no meio da blogosfera e o ideal é como você disse no seu artigo é preciso ser leitor assíduo do blog ao qual deseja ser convidado ou se convidar a escrever para que o assunto seja semelhante aos artigos já escritos pelo dono do blog, de outra forma não faz nenhum sentido escrever algo que não ofereça valor aos usuários do blog.

      Um grande abraço,
      e sucesso!

    5. até hoje eu não sabia desta dica eu descobrir este artgo atravez do blog do fabio vasconcelo.

      mas eu tenho um duvida se eu queser posta um artigo em um blog será que o dono do blog vai permitir? mesmo que o meu blog seja novo? eu tenho que pagar para postar um artigo em outro blog?

      • Luiz,
        nem todos aceitam guest posts, procure primeiro no blog se existe algum artigo falando a respeito. Se não tiver, entre em contato por e-mail e se apresente e pergunte se ele aceita.
        Quando você paga pra publicar deixa de ser um guest post e passa a ser um publieditorial ou um artigo patrocinado.
        abraço.

    6. Post interessante! =)
      Tirou algumas dúvidas que eu tinha a respeito do Guest Post.
      Obrigado!

    7. Gostei dessa dica,
      Parabéns pelas matérias sempre leio e já assinei o feed.

      Abraços boa semana.

    8. Excelente artigo,

      Realmente as vantagens de se escrever um guest post são muitas, podemos levar como uma propaganda grátis, ainda mais quando até mesmo os feeds o dono do blog disponibiliza, caso do gfsolucoes.

    9. Caro Gustavo,

      Gustavo,
      Gostei muito das suas orientações, tipo educação a distância.
      Gosto de trabalhar no blog, mas ainda preciso de conhecer elementos básicos.
      Sempre fiz dos blogs uma oficina de idéias e uma ocupação gratificante sem preocupação com o aspecto profissional, no entanto, estou pensando seriamente em dedicar mais tempo ao blog e resolver questões básicas como: logomarca, banner, paginação…são muitas informações para um leigo no assunto… (há anos bolei a idéia da logo através do powerpoint, porém preciso ter prazo para concretização).Agradeço sua contribuição e vou atrair alguém para me ajudar de forma não muito oneroso.Vou continuar a frequentar sua sala de aula on line.
      Um abraço virtual pleno de gratidão,
      Albenia
      Obs: Meus blogs ainda são bem incipientes e evito de postar assuntos de trabalhos de pesquisa etc.
      http://projetoeccos.blogspot.com
      http://ecofeminino.blogspot.com
      http://ecopedagogiabr.blogspot.com

    10. Olá meu amigo Gustavo, tudo bem? Rapaz o que eu procuro na Internet sobre blog, você já escreveu e teu Site/blog aparece logo na primeira página do Google. Parabéns mais uma vez, e obrigado pelas dicas. Meu Site/blog vem crescendo muito em visitações e grande parte eu devo a você, só não pode cobrar eheheh

      Abraços do Benito Pepe

      • Benito,
        é muito importante receber esse tipo de feedback, nos ajuda a sair das estatísticas, que são sem vida. Fico muito grato que seu blog tenha crescido, e que faço parte desse sucesso. Quanto a cobrar, fique tranquilo, o projeto é e sempre será gratuito para meus visitantes,
        abraço.

    11. A minha duvida é a mesma do Jackson e do Carlos Garcia. Entrar em contato oferencendo um quest post não vai ficar parecendo que estamos pedindo uma “parceria” não sei, acho estranhos, + é uma jeito interessante de se conseguir um link em um site com PR maior que o seu. Vou tentar e digo se da certo 😀

      • Minha sugestão é que procure por blogs que já escreveram algum artigo informando que aceitam guest posts, ai você não estará oferecendo e sim aceitando o convite. aqui no GF Soluções aceito Guest Posts, desde que estejam dentro dos assuntos que abordo, como dicas para blogs, web 2.0, twitter, entre outros. se tiver interesse responda por e-mail,
        um abraço.

    12. @Jackson,
      basta seguir os passos no artigo e entrar em contato via formulário de contato,
      um abraço.

    13. Ola Gustavo,

      Estive lendo este post e me interesso em estar escrevendo algo para teu site. Como posso começar? Tens uma cartilha do que posso escrever ou como?

      Aguardo seu contato.

      Jackson Escreveu um post sobre… Além da importância humana em TI

    14. Parabéns pelo seu trabalho, estou começando a montar m blog e suas dicas são ótimas, vendo este post seu, gostaria de saber como podemos proceder para incluir o Guest Post, poderia me dar uma ajuda.
      Te aguardo
      Abraços
      Carlos Garcia

      Carlos Garcia Escreveu um post sobre… Clima da Cidade

    Deixe uma resposta