Entenda o pagerank

Apesar do título, meu intuito não é que você saia da leitura desse post dominando o pagerank, mas sim ajudá-lo a trilhar um caminho difícil no entendimento do que é esse tal de pagerank que tanto fascina e motiva os blogueiros pela internet.

O pagerank tem um valor enorme para os sites e blogs que querem se destacar na Web, e um dos fatores que pesa nesse valor é o fato dele ser uma ferramenta desenvolvida pelo Google, simplesmente a empresa que alavanca a Web como a conhecemos atualmente. O pagerank foi criado em 1995, por Larry Page (mais tarde um dos fundadores do Google Inc.), daí o nome pagerank.

De maneira resumida, o pagerank é uma espécie de eleição na Web coordenada e apurada pelo Google, que vai à Web e pergunta em quais blogs ou sites esses votam (o voto aqui no caso é um link). O pagerank é atribuído de 0 a 10 e inúmeros fatores são levados em conta no momento desse “voto”, como por exemplo o pagerank de quem está votando, quanto maior o pagerank, maior o “peso” desse voto, mas outros fatores também são utilizados.

Quanto maior for o seu pagerank, melhor sua posição nos mecanismos de buscas. Agora somente o pagerank não diz se seu blog/site tem conteúdo de qualidade ou não, ele está mais relacionado com os links que você recebe de outros blogs/sites. Para ter um pagerank considerável (no Brasil, dificilmente blogs alcançam mais que 6), o primeiro passo é ter conteúdo de qualidade, seja em qual área estiver atuando, isto indifere, pois tendo conteúdo de qualidade, outros blogs/sites irão linkar suas matérias, assim como acabei de fazer na linha anterior, acabei de dar um voto para o Efetividade, e o dei por ele merecer, pois quando quiz aprender mais sobre pagerank encontrei o artigo dele, que considero muito bem escrito.

O pagerank deve ser conquistado, por isso muito cuidado com ofertas pela Web de empresas que aumentam seu pagerank, o Google está alerta e tem emitido notas constantes avisando sobre o perigo dessa prática desleal e que irá tomar medidas severas quando descobertas essas técnicas desleais.

Meu interesse não era de fazer uma descrição detalhada ou mesmo técnica do pagerank, mas sim ajudá-los a entender de forma simples o que é e para que serve ele. Qualquer sugestão de melhoria no tópico ou comentários relevantes, estarei acrescentando no post.

pagerank em movimento

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Brian Coimbra

      Muito bom, queria saber mesmo o que é esse tal de pagerank, obrigado!

    2. Edilza

      Muito legal seu artigo.

    3. Na verdade o Google não divulga muito sobre esse assunto de tempo, mas pelo que tenho visto, geralmente todo mês tem alteração no pagerank, mas não tenho como afirmar isso…

    4. Legal o material, estava passeando pelo site la do 2wseo.com e vi sua matéria!
      O Pagerank leva cerca de 84 dias p/ ser analisado ou isso depende de quantos dominios de pagerank alto apontam pra vc como é isso?

    5. O pagrank tem sido desprezado por algumas pessoas que dizem que ele muda tanto que acaba sendo apenas uma coisa figurativa, eu não concordo com essa opnião cada vez que consigo subir 1 pontinho vejo o reflexo diretamente no tráfego do meu blog por isso dou muito valor a este ítem.

    Deixe uma resposta