Entrevista com Alcione Torres do Sarapatel de Coruja

Responda rápido, o que é um Sarapatel de Coruja? Não sabe? Nem eu sabia até entrevistar a Alcione Torres Ribeiro, a nossa convidada de hoje no “Fala Blogueiro“. Professora de Química, casada, morando na Bahia, no nosso lindo nordeste brasileiro e blogueira, no início somente no tempo livre, mas agora viciada, como ela mesmo se define.

A Alcione atendeu ao meu convite e hoje iremos conhecer um pouco mais dessa pessoa tão querida na blogosfera, no Orkut, no diHITT, e por todos os lugares em que ela passa e deixa sua opinião forte e conceituada. Espero que gostem da entrevista.

GF Soluções: Explique o que é Sarapatel de Coruja?
Resposta: Ouço esta expressão desde que me entendo por gente! Sempre que alguma coisa vira aquela bagunça ou se mistura de tudo, vira um “sarapatel de coruja”! É uma gíria usada por alguns membros de minha família. Nunca ouvi em qualquer outro lugar, mas acho que de uns tempos para cá, após o crescimento da divulgação do blog, passou a ser usada por várias pessoas em várias partes do Brasil!

CORUJA-BURAQUEIRA (Athene cunicularia)
Creative Commons License photo credit: Dario Sanches

GF: Como e quando surgiu o Sarapatel de Coruja? Possui outros blogs?
Resposta: Em meados do ano passado fiquei desempregada. Comecei a passar mais tempo na internet e visitar muitos blogs, coisa que eu pouco fazia antes. Percebi que os blogs oferecem muitas possibilidades de comunicação. Como sempre recebo muitos e-mails interessantes dos meus amigos e gosto de repassá-los, resolvi criar o blog com essas coisas e com tudo o que me chamasse a atenção na internet ou fora dela. Assim posso me comunicar, expor minhas idéias e as coisas que gosto aos meus amigos e a várias outras pessoas. O Sarapatel de Coruja acabou surgindo em janeiro de 2008 trazendo vários vídeos e imagens que eu já havia recebido e estavam arquivados em meu computador. Depois disso as pessoas passaram a me enviar muitas outras coisas para serem publicadas no blog.
O Sarapatel de Coruja foi o segundo blog que criei. O primeiro foi o Ensino de Química, voltado, principalmente, para professores. Outro blog que tenho é o Desafio.com, no qual proponho desafios aos leitores e premio os melhores colocados com banners de seus blogs. Tenho também o Odeio Cozinhar!, com receitas fáceis e voltado para aquelas pessoas que não gostam de passar horas na cozinha!

GF: Quantas horas por dia dedica ao blog, não somente a escrever posts, mas a tudo que é relacionado ao ato de blogar?
Resposta: Não tenho uma constância de dedicação aos meus blogs, mas posso dizer que pelo menos 1 hora por dia trabalho no Sarapatel de Coruja.

GF: Qual o fluxo de visitantes únicos por mês? Está satisfeita com esse fluxo?
Resposta: Segundo o Analytics, tenho uma média de 6.000 visitantes únicos por mês. Acho muito pouco e tento aumentar essa marca divulgando meus posts em redes sociais, através de parcerias e outros meios. Apesar disso, sei que o blog ainda é muito novo e que tenho muito a fazer para que se torne conhecido na blogosfera.

GF: Você está satisfeita com a quantidade e qualidade dos comentários no blog? Se não, o que acha que poderia fazer para melhorar?
Resposta: No geral estou satisfeita sim. Participo de comunidades no Orkut em que divulgamos nossos blogs e solicitamos comentários. Com esse tipo de divulgação acabo recebendo alguns comentários que pouco ou nada acrescentam ao conteúdo dos posts. Mas tenho a sorte de participar de outras redes sociais nas quais existem pessoas que procuram fazer comentários muito úteis. Já fiz boas reformulações no blog por causa de comentários bem feitos. Para mim, isso é um meio de crescimento.

GF: Com sua experiência, quais as três melhores redes para divulgação das notícias de um blog no Brasil e Portugal?
Resposta: Considerando as fontes de tráfego do Sarapatel de Coruja, o LinkTo, o diHITT e o Orkut são as melhores. O diHITT é a que me proporciona melhor qualidade de comentários e maior quantidade de leitores assíduos. Quanto às redes portuguesas, não tenho tido muito sucesso.

GF: Quais os projetos para o blog até o final do ano? Você acha que conseguirá alcançar todos?
Resposta: Acredito que meus planos mais importantes para o blog sejam aumentar o tráfego e conquistar mais leitores assíduos.

GF: Consegue imaginar como seria sua vida se não existisse computador e internet?
Resposta: Não consigo! Dá até medo de pensar nisso! risos.

GF: O blog está aberto a parcerias? Se sim, como fazer para se tornar um parceiro?
Resposta: O Sarapatel de Coruja está com uma boa quantidade de parceiros. Por isso, tenho sido ainda mais seletiva na escolha dos blogs que “linko”. Não estou aberta a parcerias com blogs que não tenham a ver com o Sarapatel de Coruja ou que traga algum conteúdo que não me agrade. Também não faço parcerias com blogs de downloads.
Para solicitar parceria é só me enviar um e-mail. Eu analiso o conteúdo do blog solicitante e aviso se a parceria poderá ou não ser concretizada.

GF: Você é professora, qual sua opinião sobre a utilização de blogs, por parte da rede oficial de ensino, na educação das crianças, é válido?
Resposta: Sou professora de Química e tenho um blog voltado para a educação, o Ensino de Química. Tenho percebido que o blog é uma poderosa ferramenta de divulgação e compartilhamento de conhecimentos, além de proporcionar a interação entre pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem. É fácil de usar, dá muitas possibilidades de utilização e é gratuito. Não trabalho com crianças, mas acho que os blogs deveriam ser incorporados ao cotidiano escolar, pois ajuda muito no desenvolvimento da linguagem escrita do aluno e ensina a aceitar diferenças de opinião e críticas ao trabalho desenvolvido.

GF: Use esse espaço para deixar uma mensagem para seus leitores, atuais e futuros.
A mensagem que deixo a todos é: leiam o Sarapatel de Coruja regularmente! Ele é altamente indicado para pessoas que sofrem de “maumorite crônica” e “dessensibilidade congênita”. Não desaparecendo os sintomas eu deverei ser consultada!
Obrigada ao Fala Blogueiro pelo espaço aberto a mim e ao Sarapatel de Coruja!

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Achei excelente esta iniciativa, conhecer um pouco mais sobre nossos amigos blogueiros sempre é um prazer.

      Parabéns ao entrevistado e ao entrevistador

      Abraço

      Geraldo Escreveu um post sobre… Filhos

    2. Estou muito feliz com o espaço aberto por Gustavo e pelos comentários dos colegas. Me dá ainda mais vontade de blogar como louca! rsrsrs
      Obrigada a todos pelo carinho!

      Alcione Escreveu um post sobre… BR: O Caruru de Cosme e Damião

    3. Gustavo, muito boa a iniciativa.
      Já conhecia o Sarapatel de Coruja, e a qualidade com que a Alcione conduz seu blog, onde não se perde a visita.
      Agora mesmo, venho de lá gratificado, com a entrevista do Waldez Ludwig, sobre relações e mercado e trabalho, com conceitos super atuais.
      Esta é a Alcione. E quem ganha somos nós.
      Abraços,
      Edu

    4. Excelente entrevista. Conheci o Sarapatel de Coruja há pouco tempo e sempre passo por lá pra conferir as novidades.
      Parabéns para a Alcione e parabéns ao GF pela entrevista!

      Rodrigo Piva Escreveu um post sobre… Relógios Nada Convencionais

    Deixe uma resposta